quarta-feira, 30 de julho de 2014

RUAS DE LISBOA COM NOMES DE ACTRIZES E ACTORES [ XI ]

RUA ACTOR ANTÓNIO SILVA ( 1 )
 Rua Actor António Silva - (2014) (A RUA ACTOR ANTÓNIO SILVA vista da ALAMEDA DAS LINHAS DE TORRES)  in  GOOGLE EARTH
 Rua Actor António Silva - (2014) (Vista Panorâmica da freguesia do LUMIAR onde está inserida a RUA ACTOR ANTÓNIO SILVA)  in  GOOGLE EARTH
 Rua Actor António Silva - ( Um troço da RUA ACTOR ANTÓNIO SILVA na freguesia do LUMIAR)  in  GOOGLE EARTH
 Rua Actor António Silva - (1931) (Na "REVISTA VIVA O JAZZ!" no teatro Maria Vitória em 1931 reunia nomes prestigiados da Revista e de cena declamada como: Costinha, Maria Matos e ANTÓNIO SILVA) in  HISTÓRIA DO TEATRO DE REVISTA EM PORTUGAL
 Rua Actor António Silva - (1935) (Colecção Cinemateca) - (Cartaz do filme AS PUPILAS DO SENHOR REITOR de Leitão de Barros baseado no romance de JÚLIO DINIS - No elenco: Joaquim Almeida (reitor), Maria Matos (srª. Joana), ANTÓNIO SILVA (João da esquina), Leonor d'Eça (Margarida), Maria Paula (Clara), Oliveira Martins (Pedro), Paiva Raposo (Daniel) e Lino Ferreira (João Semana).) in  AMOR DE PERDIÇÃO





 Rua Actor António Silva  - (1942) (Cartaz do filme "O PÁTIO DAS CANTIGAS" com Maria das Neves, Vasco Santana, ANTÓNIO SILVA, Ribeirinho, Laura Alves, Barroso Lopes e Carlos Alves -Música de Frederico de Freitas - Argumento diálogos e produção de António Lopes Ribeiro, realização de Francisco Ribeiro (Ribeirinho). Estreou-se no Cinema ÉDEN em 23 de Janeiro de 1942) in  RESTOS DE COLECÇÃO

Rua Actor António Silva - (1942) - (ANTÓNIO SILVA numa cena do filme "O PÁTIO DAS CANTIGAS" . -Deste... já não há mais! Dizia no filme o "EVARISTO".) in OS ANOS DE OURO DO CINEMA 

(CONTINUAÇÃO) RUAS DE LISBOA COM NOMES DE ACTRIZES E ACTORES [ XI ]

«RUA ACTOR ANTÓNIO SILVA ( 1 )»

A «RUA ACTOR ANTÓNIO SILVA» pertence à freguesia do «LUMIAR». Começa na ALAMEDA DAS LINHAS DE TORRES, 2 e finaliza na RUA CIPRIANO DOURADO.
Na Acta Nº 102 de 16 de Junho de 1971 e por despacho do Presidente da Comissão Consultiva Municipal de Toponímia, solicitando a indicação de nome para identificar o arruamento de ligação entre a ALAMEDA DAS LINHAS DE TORRES e a antiga ESTRADA DE TELHEIRAS (hoje RUA CIPRIANO DOURADO), situado a topo do CAMPO GRANDE. A COMISSÃO é de parecer que o arruamento indicado seja atribuído a seguinte denominação: RUA ACTOR ANTÓNIO SILVA(1886-1971).

«ANTÓNIO MARIA DA SILVA» nasceu em LISBOA, a 15 de Agosto de 1886, no seio de uma família humilde, ainda jovem, teve vários empregos. Principiou a trabalhar como marçano, depois empregado duma retrosaria e, durante anos, caixeiro duma drogaria.
Com apenas 16 anos já assistia a todas as peças que passavam no TEATRO D. AMÉLIA (actual S. LUÍS), na RUA ANTÓNIO MARIA CARDOSO (antiga RUA DO TESOURO VELHO).
Tirou o Curso Comercial e frequentou diversos grupos cénicos amadores.
Pelo ano de 1907, fez interpretações sonoras (sincronização atrás da tela) dos artistas que actuavam em filmes mudos, projectados no SALÃO IDEAL DO LORETO.
A sua verdadeira estreia dá-se em 1910 com a peça "O NOVO CRISTO" de Leon Tolstoi, no "TEATRO DA RUA DOS CONDES", integrado na COMPANHIA DE ALVES DA SILVA/ADELINA NOBRE.
Entre 1913 e 1921, viaja pelo BRASIL em "tournée", com a Companhia de ANTÓNIO DE SOUSA, onde se estreia no mundo cinematográfico em "CONVÉM MARTELAR" e "CORAÇÃO DE GAÚCHO" 
Em 1920 casa-se com JOSEFINA SILVA. Em Maio de 1986, a Cinemateca Brasileira confirma à Cinemateca Portuguesa a inexistência de qualquer material referente a estes dois filmes, especificando - quanto ao primeiro - que a pista do negativo em nitrato se perdeu na produtora Carioca, por volta de 1950. 
Só em 1921 depois de regressar do BRASIL, iniciou uma lenta ascensão, apenas vencendo o apagamento após a sua verdadeira estreia no cinema, no elenco principal de A CANÇÃO DE LISBOA. Em 1928 na Companhia SATANELLA/AMARANTE, na peça de teatro ligeiro e de revista, onde se destaca com ÁGUA-PÉ ( 1 ) (a sua primeira experiência no Teatro de Revista). Até 1932 vai fazendo várias revistas no TEATRO VARIEDADES e no MARIA VITÓRIA, uma delas "VIVA O JAZZ!" ( 2 )
Acaba de chegar ao topo do cinema português depois de passar por outras Companhias Teatrais, como as de LOPO LAUER", ANTÓNIO DE MACEDO, COMEDIANTES DE LISBOA e VASCO MORGADO.
Em 1933, figura, então no elenco do principal filme "A CANÇÃO DE LISBOA" de COTTINELLI TELMO, onde interpretou o alfaiate "Caetano".  Numa sua entrevista ANTÓNIO SILVA terá dito: "quando me entregaram o papel para estudar, achei que se podia fazer alguma coisa mais do que estava indicado. Comecei a alvitrar uma cena, mais outra alteração, a acrescentar coisas que não estavam no texto, sempre com o agrado do realizador. Ao receber depois o ordenado, tinham aumentado a importância, atendendo à minha colaboração".
E a partir daqui, participa em mais de trinta filmes, variando entre papeis cómicos e dramáticos, criando personagens inesquecíveis.
No ano de 1935 nas "PUPILAS DO SENHOR REITOR" de Júlio Dinis, realizado por LEITÃO DE BARROS, pela primeira vez na tela, tem uma personagem muito característica o "JOÃO DA ESQUINA", confirmando as suas extraordinárias qualidades cinematográficas. Este filme foi estreado no CINEMA TIVOLI (Lisboa) a 1 de Abril de 1935. No filme "O BOCAGE" (1936) do mesmo LEITÃO DE BARROS, ANTÓNIO SILVA convence uma vez mais plenamente. Em 1937  LEITÃO DE BARROS volta a confiar-lhe a ingrata caracterização do americano "Mr. SCORT" em "MARIA PAPOILA". Dois anos depois é chamado para interpretar o empresário "GOUVEIA" na "VARANDA DOS ROUXINÓIS"(1939).

- ( 1 ) - Na Revista "AGUA-PÉ" AMARANTE confiou-lhe o papel de "ZÉ DOS PATACOS", que foi finalmente reconhecido por toda a gente, marcando o início duma carreira gloriosa, que não sofreria eclipses durante mais de 60 anos.

- ( 2 ) - A revista "VIVA O JAZZ!" de L. Ferreira, Silva Tavares, Fernando Santos, V. de Matos Sequeira, Acúrcio Pereira, Luna de Oliveira e L. Lauer. Música de J. Mendes, estreada no Teatro MARIA VITÓRIA em 1931, reunia nomes prestigiados da revista e da cena declamada como: Costinha. Maria Matos e ANTÓNIO SILVA.

(CONTINUA)-(PRÓXIMO)«RUAS DE LISBOA COM NOMES DE ACTRIZES E ACTORES [ XII ]-RUA ACTOR ANTÓNIO SILVA (2)». 

2 comentários:

José Leite disse...

Caro Agostinho

Aqui está uma "vergonha municipal" já com muitos anos.

O grande actor António Silva merecia decerto uma rua com mais dignidade e importância, pelo que deu ao cinema e teatro portugueses.

Um Rua com 3 edifícios ???? Uma vergonha que já devia ter sido rectificada, mas ... é o país que temos e as pessoas que nos têm governado.

Um abraço

José Leite

APS disse...

Tem razão amigo José Leite.
A rua só tem três edifícios de um dos lados, a parte do lado esquerdo da "rua" é um viaduto do Metro e paragens de autocarros.
É efectivamente uma "RUA" muito pobre, para quem deu (e continua a dar), tantas alegrias com os seus ditos, na cinematografia portuguesa.
Um abraço
Agostinho Paiva Sobreira-APS