quarta-feira, 27 de agosto de 2014

RUAS DE LISBOA COM NOMES DE ACTRIZES E ACTORES [ XIX ]

RUA ACTRIZ ADELINA ABRANCHES
 Rua Actriz Adelina Abranches - (2014) (Um troço da RUA  ACTRIZ ADELINA ABRANCHES no Bairro da Quinta do Charquinho, na freguesia de BENFICA) in GOOGLE EARTH
 Rua Actriz Adelina Abranches - (Panorâmica do BAIRRO DO CHARQUINHO" na freguesia de BENFICA, onde está inserida  a RUA ACTRIZ ADELINA ABRANCHES) in GOOGLE EARTH
 Rua Actriz Adelina Abranches - (2014) (A RUA ACTRIZ ADELINA ABRANCHES no novo Polo do BAIRRO DE ACTORES em BENFICA)  in  GOOGLE EARTH
 Rua Actriz Adelina Abranches - (2013) (A RUA ACTRIZ ADELINA ABRANCHES no Bairro do Charquinho na freguesia de Benfica) in TOPONÍMIA DE LISBOA
 Rua Actriz Adelina Abranches - (1930) ("ADELINA ABRANCHES" na magistral interpretação de uma velhinha no filme "MARIA DO MAR" de Leitão de Barros. Capa da revista "O NOTÍCIAS ILUSTRADO" Suplemento do Diário de Notícias) in  CINEMA PORTUGUÊS
 Rua Actriz Adelina Abranches - (1926) (Uma foto da Actriz "ADELINA ABRANCHES" nos seus sessenta anos  in CINEMA PORTUGUÊS
 Rua Actriz Adelina Abranches - (1925) (Caricatura da ACTRIZ ADELINA ABRANCHES representada num álbum do caricaturista AMARELHE, publicado em 1925) in ARQUIVO DIGITAL 
Rua Actriz Adelina Abranches - (1902) (A Actriz ADELINA ABRANCHES no último acto da revista "À PROCURA DO BADALO" (titulo depois alterado para "NUM SINO") de Baptista Dinis, música de Miguel Ferreira, representado no Teatro do Príncipe Real, que depois de 1910 passou a chamar-se APOLO) in HISTÓRIA DO TEATRO DE REVISTA EM PORTUGAL.

(CONTINUAÇÃO) RUAS DE LISBOA COM NOMES DE ACTRIZES E ACTORES [ XIX ]

«RUA ACTRIZ ADELINA ABRANCHES»

A «RUA ACTRIZ ADELINA ABRANCHES» pertence à freguesia de «BENFICA». Começa na "RUA QUINTA DO CHARQUINHO" e finaliza na "ESTRADA POÇO DO CHÃO".
Em Acta Nº 89 de 7 de Novembro de 1966  foi do parecer da "COMISSÃO de TOPONÍMIA" que o nome de ADELINA ABRANCHES fosse colocado na "RUA-D" do "BAIRRO DA QUINTA DO CHARQUINHO".
No Processo Nº 246/66 da REPARTIÇÃO DA SECÇÃO CULTURAL E TURISMO, originado por recortes dos jornais do "DIÁRIO DE NOTÍCIAS e de "O SÉCULO", no sentido de se perpetuar num arruamento de LISBOA, o nome da Actriz "ADELINA ABRANCHES", que tinha sido pedido em 1957. Estava agora encontrada uma rua com maior representação e envolvente com outros artistas do Teatro, que por EDITAL de 10 de Novembro de 1966, lhe é atribuída a respectiva RUA.
"MARGARIDA ADELINA ABRANCHES" nasceu em LISBOA no dia 15 de Agosto de 1866 e faleceu em LISBOA a 21 de Novembro de 1945. Nascida na "TRAVESSA CRUZ DO DESTERRO" número 11, (antiga freguesia da PENA) hoje freguesia de ARROIOS.
Estreou-se aos 4 anos de idade, no TEATRO NACIONAL D. MARIA II em LISBOA, na comédia "OS MENINOS GRANDES" em 10 de Janeiro de 1870. Aos 13 anos já era disputada pelos empresários teatrais e ao longo da sua carreira tornou-se numa das maiores figuras do TEATRO PORTUGUÊS, na representação de comédias ou dramas e até na revista.
Tendo evoluído no TEATRO NACIONAL D. MARIA II, no TEATRO DA RUA DOS CONDES e no TEATRO LUÍS DE CAMÕES (em BELÉM), no do RATO, no DONA AMÉLIA (hoje São Luís), no APOLO e no TEATRO TRINDADE. Sendo de destacar a sua actuação em "ROSA ENJEITADA" (1902) de D. JOÃO DA CÂMARA, quando permaneceu no TEATRO S. LUÍS entre 1902 e 1912, depois desta data passa a fazer parte do TEATRO D. MARIA II.
No S. LUÍS interpretou entre outras peças, além da já referida "ROSA ENJEITADA", A SEVERA, O SEGREDO DO POLICHINELO"(1902) (que viria a representar novamente em 1904), AS PUPILAS DO SENHOR REITOR(1909) de Júlio Dinis (1825-1890).
Já no NACIONAL "A TABERNA"(1925), "O GEBO E A SOMBRA"(1926) de Raul Brandão (na sofredora DOROTEIA), e ainda  "ROSAS DE PORTUGAL"(1927) de Silva Tavares,José Romano (pseudónimo de José Clímaco), a música era de Venceslau Pinho, Alves Coelho (pai) e Raul Portela (nesta revista estreou-se a cantora "CORINA FREIRE" de requintada voz, nos anos 60 do século XX, era professora de canto), a "FEIRA DA LUZ "(1930) de Pereira Coelho e "A FORMIGA" (1941).
Representou centenas de peças dos mais variados géneros teatrais, e sempre com assinalável êxito tanto em PORTUGAL como no BRASIL, onde actuou diversas vezes, com interpretações ao tempo consideradas inigualáveis.
Casou em LISBOA na freguesia dos ANJOS, em 26 de Julho de 1890 com o empresário do TEATRO DO PRNCÍPE REAL, LUÍS GONZAGA VIANA RUAS (nascido em LISBOA na freguesia do SOCORRO), era também conhecida por ADELAIDE RUAS, teve uma filha do casal, a actriz AURA ABRANCHES.
Desempenhou um papel de relevo no filme "MARIA DO MAR" (1930) de LEITÃO DE BARROS e ainda "LISBOA" do mesmo realizador. Ainda o filme "A ROSA DO ADRO" (1938) de CHIANCA GARCIA, tendo actuado pela última vez no ano de 1944.
Foi condecorada com a "ORDEM DE SANTIAGO E ESPADA" e com a "MEDALHA DE OURO DA CIDADE DE LISBOA".

(CONTINUA)-(PRÓXIMO)«RUAS DE LISBOA COM NOMES DE ACTRIZES E ACTORES [XX]-ELVIRA VELEZ»  

Sem comentários: