quarta-feira, 22 de outubro de 2014

TERREIRO DO PAÇO [ XIII ]

A RENOVADA PRAÇA DO COMÉRCIO
 Terreiro do Paço - (2013) (Vista tirada do Miradouro do Arco da RUA AUGUSTA, para a "nova" "PRAÇA DO COMÉRCIO") (Foto gentilmente cedida pela amiga Ondina Castelar)  in ONDINA CASTELAR
 Terreiro do Paço - (2012) - Foto de autor não identificado (A "PRAÇA DO COMÉRCIO" depois das últimas obras de requalificação do piso central)  in  REPSOL
 Terreiro do Paço - (2012) - Foto de autor não identificado ( A "NOVA" PRAÇA DO COMÉRCIO depois da regularização do seu piso)  in  PASSEIOS (cá dentro)
Terreiro do Paço - (2012) Foto de Jebulom  ( A "Nova" "PRAÇA DO COMÉRCIO" já na fase final das sua obras) ( Abre em Tamanho grande)  in  WIKIPÉDIA


(CONTINUAÇÃO)- TERREIRO DO PAÇO [ XIII ]

«A RENOVADA PRAÇA DO COMÉRCIO»

O projecto do pavimento provisório da PRAÇA DO COMÉRCIO esteve a cargo dos arquitectos "JOSÉ ADRIÃO" e "PEDRO PACHECO", estando em utilização intensa, durante onze anos.
Supostamente o pavimento provisório devia servir a cidade até 2001, sendo que nessa altura começariam as obras do pavimento definitivo. Contudo o desenvolvimento do projecto coincidiu com o desenrolar das obras do TÚNEL DO METROPOLITANO, obra que sofreu significativas contrariedades, sendo a mais significativa o colapso parcial, seguido de alagamento do troço do Túnel da PRAÇA DO COMÉRCIO.
Esta situação alterou para a dificuldade e um maior conhecimento da geologia precária destes terrenos, tendo sido realizadas sondagens e consultas, a numerosos técnicos com vista a realizar obras que permitissem a recuperação do Túnel do Metro. Recordamos que o referido Túnel apenas entrou em serviço no mês de Dezembro de 2007, tendo a obra sido iniciada em 1995.
Ao mesmo tempo verificou-se que o "TORREÃO POENTE" da PRAÇA DO COMÉRCIO necessitava de obras de consolidação dos terrenos, pois o assentamento que vinha sofrendo desde a sua construção, representava já, cerca de 1,2 m., começava a por em risco a sua estabilidade estrutural.
Existindo mudanças na C.M.L. entre Janeiro de 2002 a Outubro de 2005, tendo ficado definida a presidência do Engº CARMONA RODRIGUES, que devido a este período de forte rotatividade na Edilidade, o projecto da PRAÇA DO COMÉRCIO esteve parado, não se lhe conhecendo desenvolvimentos significativos.
Finalmente em Agosto de 2007 a C.M.L. passa a ser presidida pelo DR. ANTÓNIO COSTA, sendo nessa altura constituída a "SOCIEDADE FRENTE TEJO" que passa a desenvolver o trabalho necessário à reabilitação de parte da BAIXA POMBALINA, nomeadamente a PRAÇA DO COMÉRCIO.
A Sociedade cedo abandona os projectos existentes, abandonando a ideia do TÚNEL RODOVIÁRIO e do PARQUE DE ESTACIONAMENTO SUBTERRÂNEO, e avançando com o projecto de infra-estruturas subterrâneas da PRAÇA DO COMÉRCIO, canalizando as águas residuais e pluviais para a estação de tratamento. Em simultâneo contratam o Arquitecto BRUNO SOARES para a realização do projecto de pavimentação da PRAÇA DO COMÉRCIO. Este projecto adopta muita das atitudes programáticas propostas pelo projecto dos Arquitectos JOSÉ ADRIANO e PEDRO PACHECO, nomeadamente a ocupação das arcadas laterais da PRAÇA como zona turística e de estar, mas não respeita o contínuo descendente entre a BAIXA POMBALINA e o CAIS DAS COLUNAS.
Assim, a eficiência construtiva, um espaço construído para três anos de uso, acaba por sobreviver sem mazelas ao longo de onze, mantendo a sua qualidade poética do sítio de contemplação sobre o TEJO e a CIDADE ao mesmo tempo que sobre este pavimento aconteciam numerosas actividades públicas, é o facto notável que atesta sem margem de dúvidas a qualidade das suas propostas.[Extracto do artigo para a disciplina de História da Arquitectura e da Construção - Curso de Doutoramento em Arquitectura - Docente: Professora Doutora Madalena Cunha Matos - FAUTL, LISBOA - Março de 2011]. 

A PRAÇA DO COMÉRCIO ao longo da sua existência registou uma evolução que passou pela "adaptação do conceito" de PRAÇA REAL e, actualmente o que eventualmente se pretende é adaptar esta PRAÇA e aproveitar as suas potencialidades arquitectónicas para dar outra vocação ao espaço.
Dizia o CORREIO DA MANHÃ em Outubro de 2010, que LISBOA terá uma NOVA PRAÇA DO COMÉRCIO". O projecto de requalificação urbanística da PRAÇA DO COMÉRCIO com as alterações introduzidas pelo autor, o Arqº. BRUNO SOARES, na sequência do debate público. Assim, as obras de requalificação do Arqº B.S. pretende transformar a P.C. numa Praça de espectáculos com uma rede de infra-estrutura que permita realizar eventos e festas.
FRANCISCO HIPÓLITO RAPOSO integrou a equipa que seleccionou a nova cor para a PRAÇA DO COMÉRCIO, e  por se aproximar "à cor do Sol poente", foi escolhida quase por unanimidade,  a COR Nº 4, sendo a que possui laivos de ouro ao entardecer e em dias soalheiros. Chegou-se também à conclusão que a cor original da PRAÇA "andava" entre o amarelo e o ocre, numa das suas variantes mais antigas.
A PRAÇA DO COMÉRCIO foi devolvida aos alfacinhas e turistas que condignamente nos visitam, no ano de 2012, depois de umas prolongadas obras de requalificação.

(CONTINUA)-(PRÓXIMO)«TERREIRO DO PAÇO [ XIV ]-A ESTÁTUA EQUESTRE DE D. JOSÉ I( 1)»

Sem comentários: