quinta-feira, 27 de novembro de 2014

CURIOSIDADES SOBRE A "BICA-CAFÉ"

A BICA-CAFÉ
Curiosidades sobre a BICA - (século XX) (Quando apareceu a primeira máquina expresso em Portugal, as pessoas não estavam habituadas ao sabor forte e amargo do café...)    in   DOM TACHO RESTAURANTE

 Curiosidades sobre a BICA - (1908) ( Na "BRASILEIRA" no CHIADO tomava-se café servido à mesa numas cafeteiras pequenas cujo conteúdo era retirado da máquina de café de saco que possuía umas torneiras)   in  CAFÉ MUSEU

Curiosidades sobre a BICA - (1911)  (Rua Garrett, 120 e 122)   Foto de Joshua Benoiel   ("A BRASILEIRA" no CHIADO, casa especializada no café do BRASIL) in   AML 

Curiosidades sobre a BICA - (1979) ( Rua Garrett, 120 e 122-LISBOA) Foto de Neves Águas (A porta de "A BRASILEIRA" no CHIADO com seu aspecto de arte "DECO")  in  AML

«CURIOSIDADES SOBRE A BICA-CAFÉ»

Possivelmente a origem da palavra "BICA" resultará da própria palavra "BICA", em português, é o tubo de saída da água de uma fonte.

Como a Máquina Expresso tem o manípulo de saída do café em forma de uma ou duas "BICAS", ao contrário da "MÁQUINA" de saco ou filtro que possuía apenas torneiras. Em LISBOA, nos melhores cafés, tinham "CAFÉ DE FILTRO" (da torneira), e "CAFÉ EXPRESSO" (da BICA), e assim ficou o termo até hoje.

Uma outra explicação para a designação da "BICA" encontrada no Blogue "MOURA MORTA" da região de COIMBRA, designadamente de VILA NOVA DE POIARES.
"Como sabem o termo "BICA" é um termo que se começou a usar em COIMBRA (zona centro do país) quando o café "A BRASILEIRA" vendeu os primeiros "expressos". Em LISBOA, o público achava esses "expressos" muito amargos. Daí que o pessoal de "A BRASILEIRA" inventou um "SLOGAN" para ajudar nas vendas. "BEBA ISTO COM AÇÚCAR". E pegou. Hoje a palavra foi reduzida às iniciais: "BICA" que ainda hoje o é em COIMBRA. Afinal a "BICA" tem uma razão forte de existir!" (LUÍS FILIPE SANTOS).

No início do século XX o café na "A BRASILEIRA" no CHIADO era servido numa cafeteira grande com cabo de madeira. Como podemos deduzir quando chegava ao último cliente a ser servido o café já estaria frio.
Um cliente ( que habitualmente tratava sempre por "tu" os criados) dizia: "ó ALBINO, vai mas é à "BICA" ( 1 ).  Assim ficou generalizado o termo "BICA".
"BICA" - Nome generalizado em LISBOA e COIMBRA termo que no PORTO, poderá não ser entendido.

- ( 1 ) -voltar a encher a cafeteira na torneira do recipiente onde era feito o café.

Também existem muitos termos para diversos procedimentos das "BICAS", conforme o gosto de cada cliente.

- Uma Bica cheia
- Uma Bica com cheirinho
- Uma Bica curta
- Uma Bica curta em chávena escaldada
- Uma Bica dupla
- Uma Bica italiana
- Uma Bica normal
- Uma Bica normal em chávena não aquecida
- Uma Bica pingada

E eventualmente existirá mais alguma "identificação" que de momento não me ocorre.

UM POUCO DE HISTÓRIA

Em 19 de Novembro de 1905 a "A BRASILEIRA" no CHIADO, LISBOA, abriu as suas portas ao público, vendendo o genuíno café em grão do BRASIL de MINAS GERAIS, moído à vista do cliente. O seu fundador ADRIANO TELES, vivera durante vários anos no BRASIL, mantendo excelentes contactos que lhe permitiam importar café e outros produtos regularmente. Três anos mais tarde, o sucesso do estabelecimento levou a que se construísse uma "SALA DE CAFÉ". novidade na época e que rapidamente se generalizou, tornando o local obrigatório para a elite lisboeta.

(PRÓXIMO)«RUA LUÍS PASTOR DE MACEDO [ I ]-A RUA LUÍS PASTOR DE MACEDO ( 1 )»

Sem comentários: