sábado, 28 de fevereiro de 2015

RUA DO BEATO [ XII ]

«O INCÊNDIO NO CONVENTO DO BEATO EM 2004»
 Rua do Beato (2012) - (Emblema do «CORPO DE BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DO BEATO» na RUA DO GRILO sendo os primeiros a chegar ao fogo no "CONVENTO DO BEATO" in BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DO BEATO
 Rua do Beato - (2011) (Foto de uma notícia publicada no Jornal de Notícias referente às condições das instalações desta Corporação em 14.01.2011) in JORNAL DE NOTÍCIAS
 Rua do Beato - (2012) - Foto de Estrela dos Anjos Guest (Pormenor dum interior do "CONVENTO DO BEATO" já depois de restaurado)  in  PANORAMIO 
 Rua do Beato - (2004) (Esta é a parte central do "CONVENTO DO BEATO", onde na madrugada de ontem, tiveram início as chamas. O incêndio foi combatido rapidamente e os trabalhos de recuperação deveram arrancar em breve).  in  PÚBLICO
Rua do Beato - (1999) - Foto de António Sacchetti (Andar intermédio construído na "IGREJA" do "CONVENTO DO BEATO", onde se visualizam as capelas laterais)  in  CAMINHO DO ORIENTE

(CONTINUAÇÃO) RUA DO BEATO [ XII ]

«O INCÊNDIO NO CONVENTO DO BEATO EM 2004»

De acordo com relatos  de jornais  de LISBOA de  29 e 30 de Julho de 2004. "Cerca de 20% do CONVENTO DO BEATO ardeu no incêndio de quarta-feira 28.07.2004 à noite".
"A área central  foi a mais afectada, onde o arco da escadaria nobre, do século XV, ficou muito destruído. As causas do fogo ainda não são conhecidas, mas a PJ tomou conta das investigações e recolheu indícios na manhã de ontem.
De acordo com RUI FONTES, director da NACIONAL, empresa proprietária do "CONVENTO DO BEATO", o claustro principal e a escadaria em mármore, ficaram intactos e apenas a zona da entrada e a cúpula da escadaria ficaram mais danificadas. Todas as janelas e portas dos dois pisos ficaram destruídas, mas o arco do século XV será o mais difícil de recuperar.
Os quadros eléctricos estão intactos, mas ninguém avança com qualquer suspeita. Sabe-se que pelas 22, 40 horas o guarda do CONVENTO terá feito a sua ronda habitual, não tendo verificado qualquer indício de incêndio. A verdade é que, passados vinte minutos, as chamas tomaram conta da zona central do edifício.
As primeiras previsões, logo após o incêndio, apontavam para uma destruição do edifício em cerca de 60%. A indicação foi dada, na madrugada  pelos BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DO BEATO E OLIVAIS.
De acordo com R.S.B., o fogo terá começado na parte desabitada do "CONVENTO DO BEATO", propagando-se à cobertura e cúpula do edifício.
Os BOMBEIROS DO BEATO da RUA DO GRILO, foram os primeiros a avistar a coluna de fumo, e prontamente chegaram ao local - com três viaturas -, sem que fosse necessário qualquer aviso, devido à proximidade entre a Corporação e o "CONVENTO".
O alerta para o REGIMENTO DE SAPADORES BOMBEIROS  foi dada às 23, 09 horas e acorreram ao local onze viaturas e trinta homens da Companhia. O fogo foi dado como extinto às zero horas e dezasseis minutos, fruto da rápida intervenção dos BOMBEIROS.
Havia também a preocupação de o fogo entrar na sala da biblioteca, onde se guardavam vários livros históricos. Mas a porta estava fechada e conseguiu aguentar a pressão das chamas, sem danificar o espólio da biblioteca. Outro arquivo da empresa, pelo qual se temeu durante o incêndio, veio a saber-se mais tarde que estava guardado fora do edifício. Este arquivo não tem, no entanto, grande valor patrimonial.
De acordo com o director da Empresa proprietária do CONVENTO, o imóvel vai ser totalmente recuperado, prevendo-se que as obras de restauro comecem logo que seja ultrapassada a burocracia relacionada com o incêndio, nomeadamente o seguro e as investigações judiciais".
Desde que o GRUPO AMORIM adquiriu, em 1999 a NACIONAL, foram investidos cerca de Quinhentos mil Euros na recuperação de espaços, na substituição da parte eléctrica, mármores, cozinha, sanitários e telhado. O CONVENTO DO BEATO é um edifício classificado pelo IPPAR.
Pela sua beleza e pelos seus bons espaços, o "velho" CONVENTO DO BEATO ANTÓNIO passou, desde há uns anos, a ser aproveitado para eventos culturais e comerciais.

(CONTINUA)-(PRÓXIMO)«RUA DO BEATO [ XIII ]-EVENTOS NO CONVENTO DO BEATO»  

Sem comentários: