quarta-feira, 18 de março de 2015

RUA DOS CAMINHOS DE FERRO [ IV ]

«A RUA DOS CAMINHOS DE FERRO ( 3 )»
 Rua dos Caminhos de Ferro - (1998) Foto de António Sacchetti  (Um troço da "RUA DOS CAMINHOS DE FERRO" antiga "Rua Cais dos Soldados", vendo-se a casa onde morou o escultor "Machado de Castro)  in  CAMINHO DO ORIENTE
 Rua dos Caminhos de Ferro - ( 1998 ) - Foto de António Sacchetti (Portal da antiga casa de "MACHADO DE CASTRO" prejudicado nas suas proporção original pela subida do nível da "RUA DOS CAMINHOS DE FERRO") in CAMINHO DO ORIENTE
 Rua dos Caminhos de Ferro - (09.08.2008) (Na "RUA DOS CAMINHOS DE FERRO" antiga "RUA CAIS DOS SOLDADOS" casa onde viveu "JOAQUIM MACHADO DE CASTRO" (1731-1822), o autor da estátua equestre de D. JOSÉ I colocada na "PRAÇA DO COMÉRCIO") in  LISBOA S.O.S.
 Rua dos Caminhos de Ferro - (19.12.2012) (A casa onde viveu "MACHADO DE CASTRO" na "RUA DOS CAMINHOS DE FERRO", já parcialmente emparedada) in  LISBOA S.O.S.
 Rua dos Caminhos de Ferro - (2014) - (Quase o final da "RUA DOS CAMINHOS DE FERRO" junto da "ESTAÇÃO DE SANTA APOLÓNIA")  in  GOOGLE EARTH
Rua dos Caminhos de Ferro - (2014) (A "RUA DOS CAMINHOS DE FERRO" antiga "RUA CAIS DOS SOLDADOS" podem ver-se nesta foto no lado esquerdo o Edifício onde morou "MACHADO DE CASTRO") in  GOOGLE EARTH

(CONTINUAÇÃO) - RUA DOS CAMINHOS DE FERRO [ IV ]

«A RUA DOS CAMINHOS DE FERRO ( 3 )»

A «CASA DE MACHADO DE CASTRO» na "RUA DOS CAMINHOS DE FERRO" antiga "RUA CAIS DOS SOLDADOS". A casa modesta só decorada pelo portal e o revestimento de azulejos, está inserida no alinhamento desta RUA, fronteiro aos antigos "CAIS DA MADEIRA" e "CAIS DO CARVÃO", cujas primeiras edificações remontam a finais do século XVI.
Em 1758 esta propriedade pertencia a "JOSÉ CARDOSO DA SILVA", morador no CAIS DO CARVÃO, fiel dos ARMAZÉNS DO REINO, tendo como função receber e arrecadar todos os géneros de munições que entravam nos armazéns. Seu pai tinha sido mestre ferreiro da fábrica dos mesmos armazéns, o avô paterno também ferreiro.
"JOSÉ CARDOSO DA SILVA" viveu nestas casas - avaliadas com seus dois andares e uma loja em oitenta mil réis - servido por cinco criados. Casou segunda vez com "D. ANA BÁRBARA DE SOUSA". Esta senhora, já viúva em 1778, herdou as casas ao "CAIS DO CARVÃO" e levou-as em dote ao segundo marido, o escultor "JOAQUIM MACHADO DE CASTRO", então com 48 anos. A cerimónia realizou-se na "ERMIDA DO MARQUÊS DE MARIALVA", em MARVILA no dia 13 de Abril de 1779 ( 1 ).
Em 15 de Outubro de 1779, "D. ANA BÁRBARA DE SOUSA"  celebrou uma escritura dizendo:"Cais dos Soldados e casas de morada de Joaquim Machado de Castro" ( 2 ).
Vários olisipógrafos souberam da residência do artista na freguesia de SANTA ENGRÁCIA, através do "ALMANAQUE DE LISBOA DE 1791" que o refere como morador defronte do CAIS DO TOJO, à "BICA DO SAPATO". Mas "JÚLIO DE CASTILHO" resume a questão que  a todos se colocou: "em qual daquelas casas?" ( 3 ) PASTOR DE MACEDO reforçou a informação, pois apurou o baptismo de quatro filhos do escultor - PEDRO (1780), JOSÉ (1782), MARIANA (1784) e MARIA (1785) - sendo morador na "Praça de Armas e no Cais dos Soldados" ( 4 ). No entanto, os livros da "Décima da cidade" referem que ele viveu neste edifício entre os anos de 1778 e 1779 ( 5 ) - situado na "fronteira do Cais dos Soldados - apontado-o como senhorio que viveu de suas rendas.
Aí residia quando recebeu o ALVARÁ DE ESCULTOR DA CASA REAL (11.09.1782), "cargo vago há muitos anos, com o qual emprego haverá trezentos e cinquenta réis de moradia por mês e três quartos de cevada por dia, paga segundo ordenança, e assim mais vinte mil-réis de ordenado cada ano". Tal nomeação ficou-se a dever ao trabalho da estátua de D. JOSÉ, concluído sete anos antes.
Em 1792 a propriedade foi adquirida por um doutor RODRIGO DA COSTA que a vendeu no ano seguinte ao "DR. MANUEL DE OLIVEIRA, proprietário até 1825, que a arrendou a várias pessoas, caso de um cadete do Regimento de LIPPE, um administrador do PAÇO DA MADEIRA, um Tenente-coronel de Artilharia, ou um Corregedor do CRIME DO BAIRRO ALTO. Comprada depois por "ANTÓNIO FRANCISCO MOREIRA DE SÁ", o primeiro andar e a loja estiveram arrendados de 1822 até 1892 à Administração de Iluminação da Cidade.
Aumentada em mais um andar no século XIX, teve como proprietário, em meados da centúria, "PEDRO ANTÓNIO PINA MANIQUE" estando durante muitos anos devoluta, conhecendo uma lenta e progressiva degradação até à actualidade.

- ( 1 ) IAN/TT, RP, Santa Engrácia, Casamentos, cx. 20, L.º 8.
- ( 2 ) IAN/TT, CN, C - 12B, Cx. 89, L.º 773, fls. 39V-42.
- ( 3 ) CASTILHO, Júlio de, A RIBEIRA DE LISBOA, Vol, I LISBOA, CML, 1948, pp. 176
- ( 4 ) CASTILHO, Júlio de, Idem pp. 176-178-Notas.
- ( 5 ) AHTC, Décima da Cidade. Livro de Arruamentos, Santa Engrácia, Mçs. 431 a 443.

(CONTINUA)-(PRÓXIMO)«RUA DOS CAMINHOS DE FERRO [ V ] A RUA DOS CAMINHOS DE FERRO ( 4 )» 

4 comentários:

Margarida Elias disse...

Dói-me ver a casa de Machado de Castro naquele estado... Bom dia!

APS disse...

Cara Margarida Elias
Infelizmente dói-nos a todos este ignóbil alheamento.
Agradecido pelo seu comentário, despeço-me com amizade
Cumprimentos
APS

Anónimo disse...

Já lé passaram mais recentemente?

Está uma coisa digna de se ver. Penso que foi adquirida por estrangeiros.

José Filipe Almeida Braga

APS disse...

Caro José Filipe Almeida Braga

Agradecido pela sua dica.
É bem possível que neste momento já esteja arranjada, estava em reparação (2016). Quanto ao seu actual proprietário, até poderá eventualmente ser um estrangeiro, o ESTADO tem neste momento 30 imóveis (alguns de grande volumetria "Conventos") do património Nacional para venda .
Despeço-me com amizade
APS