quarta-feira, 13 de maio de 2015

LARGO DO INTENDENTE PINA MANIQUE [ II ]

«O PALÁCIO DO INTENDENTE PINA MANIQUE»
 Largo do Intendente Pina Manique - (2014) (Fachada principal seiscentista do PALÁCIO DE PINA MANIQUE, no Largo do Intendente) (Abre em tamanho grande)  in CIDADANIA-LX 
 Largo do Intendente Pina Manique - (2014) (Placa a lembrar que aqui viveu e morreu DIOGO INÁCIO DE PINA MANIQUE. Provavelmente é o único elemento a lembrar que se trata de um lugar histórico, placa mandada colocar pela CASA PIA DE LISBOA em 1949) in CIDADANIA-LX
 Largo do Intendente Pina Manique - (2009) Foto de Maria Lisboa (Fachada do "PALÁCIO DE PINA MANIQUE" no LARGO DO INTENDENTE) (Abre em tamanho grande) in  LISBOA
 Largo do  Intendente Pina Manique - (2015-03) (Ante-projecto do "PALÁCIO DO INTENDENTE PINA MANIQUE" neste LARGO, encontrando actualmente à venda)  in TROVIT
Largo do Intendente Pina Manique - (2015-03) (Planta de alterações e Planta de Implantação do "PALÁCIO DO INTENDENTE PINA MANIQUE" a realizar no LARGO DO INTENDENTE PINA MANIQUE) in  TROVIT

(CONTINUAÇÃO) - LARGO DO INTENDENTE PINA MANIQUE [ II ]

«O PALÁCIO DO INTENDENTE PINA MANIQUE»

O «PALÁCIO DO INTENDENTE PINA MANIQUE» cuja fachada principal dá para o "LARGO DO INTENDENTE", ocupa os números 48 a 54 deste Largo, nele habitou "DIOGO INÁCIO DE PINA MANIQUE", homem de confiança do "MARQUÊS DE POMBAL" e famoso INTENDENTE-GERAL DA POLÍCIA no tempo de D. MARIA I ( 1 ).
Esta casa setecentista terá pertencido à família "NOGUEIRA DE MATOS DE ANDRADE" que pelo casamento de "D. INÁCIA MARGARIDA U. de BRITO NOGUEIRA DE MATOS" em 1773, a trouxe como dote, passando o imóvel a pertencer também a "PINA MANIQUE".

A fachada do edifício de 4 pisos com águas furtadas era rematado por uma cornija decorada por balaustrada. Composto de nove janelas de cantaria, o andar nobre com nove portas de bandeira alpendradas com varandas de ferro, dando a noção de andar nobre. A sobre-loja com igual número de janelas de cantaria, idênticas ao último piso e nove portas de arco abatido no piso térreo.
Numa das portas a seguir ao Nº. 52 na parte de cima existe uma placa, único indicador que aqui possivelmente viveu e morreu "DIOGO INÁCIO PINA MANIQUE". Um elemento a lembrar que se trata de um lugar histórico.
Refere assim a placa: "NESTE PALÁCIO VIVEU E MORREU EM 30.VI.1805 DIOGO INÁCIO DE PINA MANIQUE INTENDENTE-GERAL DA POLÍCIA DA CORTE E REINO QUE PRESTOU RELEVANTES SERVIÇOS A ESTA CIDADE E AO PAÍS, AO DESENVOLVIMENTO DAS CIÊNCIAS, DAS LETRAS, DAS ARTES E DAS INDUSTRIAS, E FUNDOU "A CASA PIA DE LISBOA" QUE, RECONHECIDA, MANDOU COLOCAR ESTA LÁPIDA NO DIA DO 169º. ANIVERSÁRIO DE SUA FUNDAÇÃO EM 3-VII-1949.

Neste Palácio ainda se encontra sediado o SPORT CLUBE DO INTENDENTE, fundado em 1 de Julho de 1933, sendo uma das Colectividades mais antigas da FREGUESIA  dos EX-ANJOS. As actividades desta Colectividade vão desde o jogo das setas, passando pelo FUTEBOL DE SALÃO e TÉNIS DE MESA, até à realização de convívios entre os associados. Num estado muito degradado este "LARGO DO INTENDENTE" em finais do século XX, local outrora bem pitoresco e de grande animação comercial, passagem obrigatória, de tráfego intenso, para quem se dirigia aos arrabaldes, até à abertura da AVENIDA DONA AMÉLIA (hoje AVENIDA ALMIRANTE REIS).
Diz-nos "NORBERTO DE ARAÚJO" em 1937: "que o famoso Palácio de PINA MANIQUE hoje reduzido a este prédio de rendimento, número 52, e que pertenceu ao "VISCONDE DE SACAVÉM", que há sete anos o adquiriu a um descendente da família do famoso Intendente das Polícias". O VISCONDE DE SANTARÉM "JOSÉ JOAQUIM PINTO DA SILVA" natural do Porto, filho de um negociante portuense com o mesmo nome. Foi comerciante de grosso trato, e proprietário do PALÁCIO DE LISBOA, o inexpressivo Palácio.
Num site da INTERNET fomos encontrar que este palácio e seus jardins anexos na parte de trás estavam à venda por 3.500.000,00€. Assim como fui encontrada uma recomendação da Assembleia Municipal de Lisboa que alertava a C.M.L., a propósito da "demolição do Palácio do Intendente Pina Manique e a construção de um edifício com volume desmesurado". Listadas algumas considerações, tendo a Assembleia Municipal de Lisboa reunido em Sessão Ordinária em 25 de Junho de 2013, delibera proceder à seguinte recomendação à C.M.L. - 1) Que não permita a demolição do Palácio do Intendente nem a impermeabilização do seu jardim e antes proceda à sua recuperação e adaptação para fins sociais ou culturais da cidade. - 2) Que se abstenha de continuar a admitir a demolição de outros edifícios emblemáticos ou significantes da cidade, [o deputado Municipal "JOÃO DE MAGALHÃES PEREIRA] (Nota de roda-pé - Esta proposta foi aprovada por maioria com os votos contra do PS e abstenção de 5 deputados independentes (cidadãos por Lisboa) e PCP).

( 1 )- O cargo de Intendente-Geral da Polícia foi criado pelo Alvará com força de lei de 25.06.1760. Em 1780 a rainha D. Maria I nomeou "PINA MANIQUE" como Intendente Geral da Polícia da Corte e do Reino, que se manteve em funções até 1803. Em  8 de Novembro de 1833, foi abolida a Intendência Geral da Polícia da Corte e do Reino [Nota do Arquivo Nacional da Torre do Tombo].

(CONTINUA)-(PRÓXIMO)«LARGO DO INTENDENTE PINA MANIQUE[ III ]-DIOGO INÁCIO DE PINA MANIQUE ( 1 )»

Sem comentários: