sábado, 6 de junho de 2015

LARGO DO INTENDENTE PINA MANIQUE [ IX ]

«O CHAFARIZ DO INTENDENTE OU DO DESTERRO ( 1 )»
 Largo do Intendente Pina Manique - (2015)  (CHAFARIZ DO INTENDENTE/DESTERRO entre a "CALÇADA DO DESTERRO" e a "RUA NOVA DO DESTERRO" e frente para a RUA DA PALMA, com o símbolo de LISBOA em calçada à portuguesa) in GOOGLE EARTH
 Largo do Intendente Pina Manique - (2007) Fotos da SIPA (Parte superior do "CHAFARIZ DO INTENDENTE/DESTERRO" com a coroa já incluída no escudo Nacional in  MONUMENTOS
 Largo do Intendente Pina Manique - (1915) Foto de José Artur Leitão Bárcia (Nesta data o "CHAFARIZ DO INTENDENTE" ainda se encontrava localizado junto à FÁBRICA DA VIÚVA LAMEGO, depois de 1917, será deslocado para a RUA DA PALMA) (Abre em tamanho grande) in  AML
 Largo do Intendente Pina Manique - (ant. a 1917) Foto de José Artur Leitão Bárcia (O "CHAFARIZ DO INTENDENTE" ainda no LARGO DO INTENDENTE) (Abre em tamanho grande) in  AML
 Largo do Intendente Pina Manique - (ant. a 1917) Foto de José Artur Leitão Bárcia (O "CHAFARIZ DO INTENDENTE" ainda no LARGO DO INTENDENTE ( Abre em Tamanho Grande) in  AML
Largo do Intendente Pina Manique - (entre 1898 e 1908) Foto de autor não identificado (O "LARGO DO INTENDENTE" a loja de "PHOTOGRAPHIA ACHILLES & Cª.", que será substituído em 1915 por um consultório de dentista "RODRIGUES CHAVES" - cirurgião - Dentista) (Abre em tamanho grande) in  AML 

(CONTINUAÇÃO) - LARGO DO INTENDENTE PINA MANIQUE [ IX ]

«O CHAFARIZ DO INTENDENTE OU DO DESTERRO ( 1 )»

O "CHAFARIZ DO INTENDENTE" de arquitectura tardo-barroca, localizado até 1917 no "LARGO DO INTENDENTE", foi construído entre 1823 e 1824, junto à "FÁBRICA DE CERÂMICA VIÚVA LAMEGO".

Mandado erguer pelo "INTENDENTE-GERAL DA POLÍCIA" "PINA MANIQUE" quando morava neste local. Estava ligado à distribuição de águas de LISBOA, através de um ramal das ÁGUAS LIVRES, do tipo caixa de água.

Chafariz de planta rectangular simples, integrando arca de água com cobertura em terraço e as faces flanqueadas por pilastras toscano e platibanda almofadada a da face principal com o centro em ressalto e rematado por pináculos piramidais, assentes em plíntos paralelopípédicos.

Fachada principal em cantaria de calcário lioz, de espaldar tripartido defendido por estípedes almofadas, assentes em plintos paralelopipédicos, tendo sobre a plantibanda, ao centro, espaldar franqueado por enrolamentos e tendo almofada côncava contendo elemento campaniforme e fitomorfico, rematado frontão de volutas interrompido por uma, sustentando esfera armilar sobreposta por escudo com as armas de Portugal e coroa encimada por cruz.

(Com a primeira República em 1910 a coroa encimada pela cruz foi apeada ficando na posse da C.M.L.) A zona central do espaldar ostenta grande almofada quadrangular côncava contendo dois semicírculos recortados relevados centrando o florão, encimada por uma outra almofada com cartela rectangular tendo a inscrição «AGOAS LIVRES ANNO DE 1824».

Os panos laterais, seccionados em dois registos por friso, o inferior mais alto, possuem almofadas rectangulares verticais, de ângulos recortados, as inferiores à configuração das bicas circulares e salientes, que vertem para tanques semicirculares, de bordos e bases boleados, cada um deles com duas réguas metálicas para apoio do vasilhame.

Fachadas laterais e posterior em alvenaria rebocada e pintada de azul claro, percorrida por embasamento de cantaria, as laterais delimitadas por moldura rectangular e rasgadas por porta de verga recta, entaipada e janela quadrada, moldurada e gradeada.

(CONTINUA)-(PRÓXIMO)«LARGO DO INTENDENTE PINA MANIQUE [ X ]-O CHAFARIZ DO INTENDENTE OU DO DESTERRO (2)»

3 comentários:

Gabriela disse...

Gostei bastante da proposta deste blog e dos textos. Cheguei a ele por meio de uma busca sobre a Praça do Rio de Janeiro. Lendo este link: http://aps-ruasdelisboacomhistria.blogspot.com.br/2008/05/praa-do-prncipe-real-v.html fiquei com uma dúvida. Gostaria de esclarecer. A Praça do Rio de Janeiro é hoje o Parque dos Jogos? A Avenida Rio de Janeiro está localizada perto da antiga praça de mesmo nome?

Você já escreveu algum post sobre os nomes de ruas/praças adquiridos após a proclamação da República Portuguesa? Fiquei curiosa a respeito.

Parabéns pelo blog.

APS disse...

Cara Gabriela
Muito agradecido pelas suas amáveis palavras a este blogue.
A "Praça do Rio de Janeiro" (já não existe em LISBOA) e não é Parque de Jogos.
À "Praça do Príncipe Real" foi atribuído este nome em 1869. Depois da implantação da República em Portugal (1910), em 1911 passou a chamar-se este local "PRAÇA DO RIO DE JANEIRO" que durou até 29 de Julho de 1948 (37 anos). (Voltou à sua antiga denominação)
Nesse mesmo ano de 1948 por edital Camarário foi atribuída a designação de AVENIDA DO RIO DE JANEIRO, à ligação entre a "Avenida dos Estados Unidos da América" e a "Avenida Brasil" na antiga freguesia de S. João de Brito, actual freguesia de ALVALADE.
O Parque de Jogos da (INATEL) está situado na Avenida Rio de Janeiro, em ALVALADE.
Despeço-me com amizade
APS

APS disse...

Cara Gabriela

Ver também estes links

http://aps-ruasdelisboacomhistria.blogspot.pt/search?q=Avenida+do+Rio+de+Janeiro

http://aps-ruasdelisboacomhistria.blogspot.pt/2008/05/praa-do-prncipe-real-i.html

Cumpts.
APS