quarta-feira, 10 de junho de 2015

LARGO DO INTENDENTE PINA MANIQUE [ X ]

«O CHAFARIZ DO INTENDENTE OU DO DESTERRO ( 2 )»
 Largo do Intendente Pina Manique -(entre 1898 e 1908) Foto de autor não identificado ( O "CHAFARIZ DO INTENDENTE" na sua construção inicial 1824 no "LARGO DO INTENDENTE") ( Abre em Tamanho grande) in  AML 
 Largo do Intendente Pina Manique (1947) Foto de Fernando Martinez Pozal ("CHAFARIZ DO INTENDENTE/DESTERRO" na "RUA DA PALMA" desde 1917)  in   AML 
 Largo do Intendente Pina Manique - (1950-10) Foto de Eduardo Portugal (O "CHAFARIZ DO INTENDENTE/DESTERRO" já colocado com frente para a "RUA DA PALMA" mas ainda sem a coroa na parte de cima do escudo e a cruz) (Abre em tamanho grande) in  AML 
 Largo do Intendente Pina - (1906) Foto de José Artur Leitão Bárcia (Local onde foi instalado depois de 1917 o "CHAFARIZ DO INTENDENTE/DESTERRO", no sítio onde estava o "LAVADOURO PÚBLICO", no lado direito podemos ver o Hospital do Desterro) in  AML 
 Largo do Intendente Pina Manique - (1951) Foto de Eduardo Portugal ("TAÇA DO INTENDENTE" um bebedouro que corria uma água sulfatada cálcica, não foi cortada porque servia para uso do gado, no entanto na década de 50 devido a eventuais infiltrações freáticas, acabou por ser desactivada) (Abre em tamanho grande)  in   AML 
Largo do Intendente Pina Manique - (1964) Foto de Arnaldo Madureira (A "TAÇA DO INTENDENTE" bebedouro público para animais, que devido a infiltrações freáticas acabou por ser desactivado)   in  AML 


(CONTINUAÇÃO)- LARGO DO INTENDENTE PINA MANIQUE [ X ]

«O CHAFARIZ DO INTENDENTE OU DO DESTERRO ( 2 )»

A fachada posterior do «CHAFARIZ DO INTENDENTE/DESTERRO» é rasgada por portal de arco abatido, com fecho saliente, "semi-entaipado" criando uma porta mais pequena de verga recta, encimada por janela rectilínea e gradeada.
A galeria que sai do "AQUEDUTO DAS ÁGUAS LIVRES" terá sido construída em 1784, no sítio da "CRUZ DAS ALMAS" estendendo-se ao CAMPO DE SANTANA que viria a abastecer este Chafariz. O encaminhamento da água para o abastecimento deste chafariz terá tido a influência de PINA MANIQUE que dirigiu uma carta ao MORDOMO-MOR da CORTE e REINO solicitando a construção de um chafariz para satisfazer as necessidades de água dos moradores da "FREGUESIA DOS ANJOS".
Existiram diversos projectos em 1810, nomeadamente dois do arquitecto "HENRIQUE GUILHERME DE OLIVEIRA" e um do arquitecto "HONORATO JOSÉ CORREIA DE MACEDO E SÁ".
O Governo terá recusado os projectos alegando que fossem mais simples e de menor despesa. HENRIQUE G. DE OLIVEIRA" executa um segundo projecto e HONORATO J. C. de M. e SÁ outro, sendo ambos novamente rejeitados. 
A feitura de um projecto conjunto de H.G. de O. e de H. J. C. de M. e SÁ, que viria a ser aceite em 1823.
Publicada a aprovação da feitura do chafariz no Diário do Governo, foi também solicitado aos cidadãos para se disponibilizarem a vender os materiais necessários para a construção do chafariz (inicialmente no LARGO DOS ANJOS) artigos tais como: bastardo, lajeado, canos abertos, canos brocados, cal em pó e areias. A provisão para a construção do chafariz orçava 8 583$200 Réis, endossado à FÁBRICA DE CERÂMICA DA VIÚVA LAMEGO, mas que acabou por ser construído no "LARGO DO INTENDENTE".
Nessa mesmo ano, a 3 de Maio aparece a suspensão da obra pelo Governo na qual já se tinha gasto  2 340$306 Réis, para logo no mês seguinte reiniciar as obras, existindo uma conduta dos sobejos de água para a HORTA DO CONVENTO DO DESTERRO.
Finalmente no dia 19 de Julho de 1824 dava-se por concluída a obra que teria o custo total de 8 862$668 réis.
Em 1917 é retirado o "CHAFARIZ DO INTENDENTE" por exigências do trânsito sobretudo da passagem de eléctricos, foi então transferido para a RUA DA PALMA antigo espaço do prolongamento de terreno da FABRICA DE CERÂMICA DA VIÚVA LAMEGO, estando a sua localização entre a "CALÇADA DO DESTERRO" e a "RUA NOVA DO DESTERRO" com frente do chafariz virada para a "RUA DA PALMA" e espreitando de longe o "LARGO DO INTENDENTE".
Em 1931  a bica que o abastecia, "BICA DO REGUEIRÃO DOS ANJOS", foi fechada por se encontrar contaminada, sendo a água desta bica desviada para o esgoto, passando a ser fornecida pela rede pública.
Na década de 90 do século XX, a coroa é reposta pela C.M.L., a fachada posterior da arca de água encontrava-se adossado a um quintal. 

TAÇA DO INTENDENTE

No "LARGO DO INTENDENTE", alimentando um bebedouro, corre uma água sulfatada calcaria que, naturalmente, não foi cortada ao público por se julgar que serve apenas para uso do gado.
Este bebedouro é uma larga Taça de pedra, de grande perímetro, ao centro da qual se eleva uma pequena coluna donde rebenta a água com uma certa força ascensional.
Por existir muita gente que se dava bem com ela para mobilizar os intestinos e melhorar as digestões o povo improvisou um dispositivo com uma cana, para se poder beber, numa concepção prática, embora primitiva, (encontra-se neste espaço uma foto bem demonstrativa).
Até cerca da década de cinquenta início de sessenta do século XX, ainda se encontrava activada. Devido a eventuais infiltrações freáticas, acabou por ser desactivada.

(CONTINUA)-(PRÓXIMA)«LARGO DO INTENDENTE PINA MANIQUE [ XI ]A FÁBRICA DE CERÂMICA VIÚVA LAMEGO ( 1 )».

Sem comentários: