sábado, 21 de novembro de 2015

RUA DA ESCOLA POLITÉCNICA [ XVIII ]

«O MUSEU BOCAGE»
 Rua da Escola Politécnica - s/d - Foto de autor não identificado - (Animais e peixes montados por António Casanova na Galaria do Museu Bocage)  in  TRIPLOV 
 Rua da Escola Politécnica - ( ant. 1907) (Um dos retratos do professor José Vicente Barbosa du Bocage, fundador do MUSEU)  in  WIKIPÉDIA
 Rua da Escola Politécnica - (1978) Foto de Francisco Reiner em 26.11.204) (Incêndio no "MUSEU BOCAGE" na RUA DA ESCOLA POLITÉCNICA", 54  - o que sobrou do incêndio de 1978 )  in TRIPLOV
 Rua da Escola Politécnica - (2004) Foto de Francisco Reiner - ("Lunda cirrhata", uma ave da família  ALCIDAE. Papagaio do mar com aproximadamente 40 cm. de comprimento e pesa entre 600 a 800 gramas,  exposto no MUSEU BOCAGE)  in  TRIPLOV
Rua da Escola Politécnica - (2004) Foto de Francisco Reiner - (Espécies de aves  no Museu Bocage) in TRIOLOV

(CONTINUAÇÃO) - RUA DA ESCOLA POLITÉCNICA [ XVIII ]

«O MUSEU BOCAGE»

O «MUSEU BOCAGE» designação oficial da secção de zoológica e antropológica do  "MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL". Corresponde à secção zoológica do antigo  MUSEU NACIONAL DE LISBOA, fundada e dirigida, por "JOSÉ VICENTE BARBOSA DU BOCAGE".  Em 1905, ainda em vida do prestigiado zoólogo, foi conferido, sob proposta do Conselho da "ESCOLA POLITÉCNICA", o actual nome àquela secção. Uma excelente colecção antropológica portuguesa reunida por FERRAZ DE MACEDO foi nela depositada em 1907.
Assim quando em 1919 se criou o "MUSEU NACIONAL DE HISTÓRIA NATURAL", estendeu-se a designação de "MUSEU  BOCAGE" também à antropologia física.
O "MUSEU BOCAGE" é o herdeiro do espólio zoológico e bibliográfico do "REAL MUSEU DA AJUDA", após a passagem do que dele restou, depois de 1808, pela "ACADEMIA DAS CIÊNCIAS". Com efeito, quando das invasões francesas, " GEOFFROY SAINT-HILAIRE veio retirar tudo o que havia de cientificamente original no "REAL MUSEU", transportando-o para o "MUSÉE NATIONAL D'HISTOIRE NATURELLE DE PARIS". Assim, degradado , tudo o que restava do REAL MUSEU foi transferido, em 1836, para a "ACADEMIA DAS CIÊNCIAS" e daqui, em 1858, para a "ESCOLA POLITÉCNICA".
Destinava-se, então, a complementar o ensino teórico de Zoologia professado nesta escola. O professor BARBOSA DU BOCAGE foi, no entanto, bem mais longe, fez do MUSEU que dirigiu, um instituto de investigação taxonómica. 

Durante a sua longa vida cientifica, BARBOSA DU BOCAGE descreveu cerca de  duzentas espécies nominais, sobretudo de vertebrados africanos. Escolheu e apoiou colaboradores, restabelecendo em PORTUGAL uma tradição taxonómica de valor significativo.
Obteve, através de colectores nas colónias portuguesas, que soube motivar e interessar pelo "MUSEU DE LISBOA", excelentes colecções zoológicas, sobretudo de ANGOLA. "JOSÉ ANCHIETA" foi o seu grande colaborador neste domínio.

O "MUSEU BOCAGE" era, assim, uma instituição ricamente dotada e um centro de investigação taxonómica internacionalmente prestigiada. As cerca de três centenas de espécies novas descritas pelos seus naturalistas ao longo do tempo conferiram-lhe um interesse particular no domínio histórico-científico, pois aqui se encontra os exemplares sobre que as descrições originais se haviam baseado. Além disso, conservava vários exemplares de espécies actualmente extintas.

Tudo isso desapareceu com o incêndio de Março de 1978, a que se atribuiu de origem criminosa.
Hoje, o MUSEU BOCAGE continua em reconstrução. Reuniram-se, entretanto,  boas colecções, sobretudo de vertebrados de PORTUGAL. Foram-lhe oferecidos outras, principalmente de fauna marinha e peixes dulciaquícolas africanos. Organizou-se uma pequena exposição sobre diversidade animal, que é muito visitada por escolas da região de LISBOA. Foi restaurada a biblioteca, que já dispõe de milhares de volumes. A sua riqueza actual consiste, porém, no arquivo histórico, pois, por uma feliz circunstância, a quase totalidade dos manuscritos que possuía foi poupada ao incêndio.
No plano histórico-científico dar-se-á prioridade à investigação do arquivo histórico do «MUSEU BOCAGE», arquivo que é muito elucidativo da marcha dos estudos históricos-naturais em PORTUGAL, bem como das suas motivações e interesses nos dois últimos séculos, sendo designado actualmente por "MUSEU NACIONAL DE HISTÓRIA NATURAL DA UNIVERSIDADE DE LISBOA". 

(CONTINUA)-(PRÓXIMO)«RUA DA ESCOLA POLITÉCNICA [ XIX ] O PALÁCIO REBELO DE ANDRADE-SEIA ( 1 )». 

Sem comentários: