sábado, 12 de dezembro de 2015

BOAS FESTAS

«BOAS FESTAS»




DESEJAMOS A TODOS OS «BLOGUISTAS» E AMIGOS, FELIZ NATAL E UM BOM ANO DE 2016.


APROXIMA-SE O NATAL E COMO  VEM SENDO HABITUAL, FAZEMOS UMA PARAGEM PARA MEDITAÇÃO.


VOLTAREMOS NO PRÓXIMO ANO ( se DEUS quiser e nos der saúde para tal ) COM MAIS RUAS DE LISBOA. ATÉ LÁ VIVAM ESTA QUADRA COM O ESPÍRITO DE VERDADEIRO NATAL.

FAÇAM O FAVOR DE SEREM FELIZES!


(CONTINUAÇÃO)-(PRÓXIMO)«RUA DA ESCOLA POLITÉCNICA [ XXIV ] A IMPRENSA NACIONAL ( 1 )».

9 comentários:

fabriolo disse...

Buon Natale e Felice Anno Nuovo da Roma da me e dalla mia gatta Tiarè!

Manuel Tomaz disse...

Um Bom Natal e também um Ano Novo com saúde. O meu muito obrigado pelo belíssimo blogue, que tem sempre uma boa informação histórica sobre Lisboa.

José Leite disse...

Caro Agostinho Sobreira

Com as atribulações, decerto já por si conhecidas no meu blog, ainda não tinha tido oportunidade de ter o grato prazer de lhe retribuir, a si e à sua família, os votos de Feliz Natal e um bom e feliz Ano Novo de 2016.

Igualmente lhe desejo continuação de bons augúrios e felicidades ao seu estimado e de grande qualidade blog.

Abraço

José Leite

Teresa Bagão disse...

Gostaria de pedir uma informação relativa a um espaço mencionada no final de Os Maias, de Eça de Queirós: refiro-me à Rampa de Santos, da qual não encontro nenhuma fotografia, exceto parcialmente, parecendo entroncar no Aterro, naquela época. Poderia ajudar-me?
Como não tenho outlook, não consigo detetar o mail para lhe escrever.
Obrigada.
Teresa Bagão

Diogo Borges disse...

Boa tarde,

Necessito de ajuda para saber quem são os proprietários do PALÁCIO DOS CONDES DA RIBEIRA GRANDE (Liceu Rainha D. Amélia) na Rua da Junqueira, 66 em Lisboa.

Muito Obrigado

Diogo Vieira Borges

APS disse...

Caro Diogo Vieira Borges

Palácio construído no início do Século XVIII, no Século XX foi habitado por diferentes ocupações relacionadas com o ensino. Das últimas; o "LICEU RAINHA D. LEONOR" e "LICEU RAINHA D. AMÉLIA", rebaptizados em 1974 como ESCOLAS SECUNDÁRIAS e pertenciam ao MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Em 2002 a ESCOLA foi transferida, ficando o edifício ao abandono. Supostamente o edifício é pertença do ESTADO. (Poderá talvez consultar a Conservatória mais próxima do edifício).
Link:http://aps-ruasdelisboacomhistria.blogspot.pt/2013/08/rua-da-junqueira-iii.html
Link:http://aps-ruasdelisboacomhistria.blogspot.pt/2013/08/rua-da-junqueira-iv.html

Despeço-me com amizade
APS

APS disse...

Cara Teresa Bagão

Deve referir-se a esta passagem em «OS MAIAS» "(...) a desolada descrição da casa de Ramalhetes no final da obra, quando CARLOS, depois de dez anos a viajar, regressa a LISBOA e, com JOÃO DA EGA, seu amigo de sempre, desce a correr A RAMPA DE SANTOS, em direcção ao "Americano", apesar de ter acabado de dizer que nem por uma fortuna aceleraria o passo".
A acção decorre possivelmente depois de 1875.
Eles desciam a actual "CALÇADA RIBEIRO SANTOS"(Rampa de Santos) em direcção ao "LARGO DE SANTOS" para apanhar o "Americano" que deveria passar na "RUA 24 de Julho (em 1878). A parte do Aterro Ocidental construído no prolongamento daquela RUA, que começava na "PRAÇA DE D. LUÍS" e terminava no caneiro de "ALCÂNTARA". Foi alterada para "AVENIDA 24 DE JULHO" no ano de 1928.
As fotos antigas encontra neste blogue - "AV. 24 de JULHO [ II ] de 10 de Julho de 2010 (4.ª foto)" e "AV. 24 DE JULHO [ IV ] de 17 de Julho de 2010 ( 2.ª foto), mais recentes só retirada da "GOOGLE EARTH" STREET VIEW".
É uma pena não possuir uma caixa de correio electrónico, por ex: GMAIL. No entanto vou instalar aqui o meu, embora ele se encontre no meu perfil. MAIL- agostinhopaiva.sobreira@gmail.com

Despeço-me com amizade
APS

APS disse...

Caro amigo JOSÉ LEITE

Desculpe não ter respondido prontamente... são coisas da vida.

Lamento o transtorno causado pelos seus "servidores" e o amigo domina muito bem as novas tecnologias, mal ficava eu se tivesse um ataque desses.
Mas vamos vaticinar que este NOVO ANO seja melhor que o transacto, nos traga saúde, inteligência, tolerância para prosseguir com os nossos "BLOGUES".

Desejo tudo de bom para si e seus familiares.

Um abraço
Agostinho Paiva Sobreira - APS

PS-Regressarei no próximo sábado com o Blogue.

racesiteinfo disse...

We have read your blog. It was really informative and we have collected much knowledge that has assisted me a lot. People can also visit our website… 온라인경마