sábado, 19 de março de 2016

RUA SÃO JOÃO DA PRAÇA [ II ]

«RUA SÃO JOÃO DA PRAÇA»
 Rua São João da Praça - (2009) - Foto de APS - (Um troço da "RUA SÃO JOÃO DA PRAÇA", lateral esquerda da IGREJA e à direita a entrada para a "TRAVESSA DE SÃO JOÃO DA PRAÇA", antigo "BECO DAS MOSCAS")  in  ARQUIVO/APS
 Rua São João da Praça - (2009) -  Foto de APS - (O "ARCO DE JESUS" a parte de escadaria que liga à "RUA SÃO JOÃO DA PRAÇA", com seus frades de pedra, no topo da escadaria).  in  ARQUIVO/APS
 Rua São João da Praça - (2013) - Foto de Artur Matos - ( A "RUA SÃO JOÃO DA PRAÇA", nome adquirido por ter sido a morada medieval da "IGREJA DE SÃO JOÃO DA PRAÇA")  in TOPONÍMIA DE LISBOA
 Rua São João da Praça - (2014) - Foto de autor não identificado - Lateral do prédio virado para a escadaria do "ARCO DE JESUS", um prédio na época, em reabilitação)  in  REABILITA
 Rua São João da Praça - (2014) Foto de autor não identificado - (Lado poente do prédio em reabilitação, na "RUA SÃO JOÃO DA PRAÇA" número 77)  in  REABILITA
Rua São João da Praça - ( 1901-5) Foto de autor não identificado - (A "RUA SÃO JOÃO DA PRAÇA" próximo da IGREJA do mesmo nome. Ao fundo, no final depois do marco do correio, o edifício com um portão dissimulado, provavelmente fazia parte do Palácio do velho "CONDE DE VILA FLOR") ( Abre em tamanho grande)  in   AML 

(CONTINUAÇÃO) - RUA SÃO JOÃO DA PRAÇA [ II ]

«A RUA SÃO JOÃO DA PRAÇA»

Diz-nos o mestre "NORBERTO DE ARAÚJO" nas suas "PEREGRINAÇÕES EM LISBOA" quando dedicou algumas páginas à "RUA SÃO JOÃO DA PRAÇA". "A entrada principal do velho "PALÁCIO VILA-FLOR" fazia-se por esta porta com o número 19, no pequeno Largo que a Calçada desenha, já perto de "São João da Praça".
Estas reentrâncias ou pátios, sem nome no Roteiro, e a que chamaram da «VISCONDESSA», constituía o vestíbulo das cocheiras da casa".

Seguindo para poente na "RUA SÃO JOÃO DA PRAÇA" o prédio revestido a azulejo de cor azul, defronte da face lateral da IGREJA, notando-se uma elegante fachada, com varandas de com tipo no primeiro andar, destaca-se de entre a banalidade dos edifícios circundantes.
Em 2014 este edifício foi submetido a uma reestruturação interna, conforme descrevemos parcialmente o seu caderno de encargos da firma REABILITA.
Descrição do imóvel: Um edifício importante revestido a azulejos (azul forte), datado da primeira metade do século XIX, composto por onze habitações distribuídas por seis pisos. As zonas, comuns deste edifício estão em estado próximo ao original, os apartamentos foram usados para diversos fins, o que lhes confere diferentes configurações actuais. A vista é de 180º  para o RIO TEJO.
Âmbito de intervenção: Substituição integral da cobertura, reposição de azulejos danificados nas fachadas, substituição das prumadas de esgotos, substituição das colunas eléctricas e água.  Substituição dos caixilhos de madeira por caixilhos em pvc. Inserção  de elevador no edifício.
Para venda encontrava-se naquela altura, apenas o apartamento do r/c Dt.º com a área bruta de 128 m2 e cujo valor de venda era estimado em 300.000,00 €. Todos os restantes pisos já tinham sido comercializados.
Este prédio tem a sua frente principal virada para a "RUA SÃO JOÃO DA PRAÇA" e faz esquina com a ESCADARIA que dá acesso ao "ARCO DE JESUS" (a mais antiga "PORTA DO MAR" aberta na "CERCA MOURA"), tendo no topo das escadas "três frades" de pedra para protecção. Descendo até ao segundo lance das escadas (separadamente por um corrimão de tubo de ferro), virando para o lado esquerdo, vamos encontrar o "BECO DOS ARMAZÉNS DO LINHO" (representando também as traseiras do referido prédio. Antes do Terramoto de 1755 este "BECO DOS ARMAZÉNS DO LINHO" era chamado "RUA DOS ARMAZÉNS". Consta que no século XVI seria esta a "RUA DO CONDE DE LINHARES, onde teriam existido dois séculos antes, os «PAÇOS DO MESTRE».

Ainda na "RUA SÃO JOÃO DA PRAÇA" podemos encontrar a "LEITARIA SÃO JOÃO DA PRAÇA" no número 48, pastelaria, "Snacks", de bom aspecto e com um horário muito flexível das 7,00h às 24,00h. O "LUSITANO CLUBE" no número 81 r/c, fundado em 1 de Dezembro de 1905, com o lema "INSTRUIR PARA CONSTRUIR". Tendo acabado de fazer no passado mês de Dezembro de 2015, 110 anos de existência.


(CONTINUA) - (PRÓXIMO) «RUA SÃO JOÃO DA PRAÇA [ III ] -INTERVENÇÃO ARQUEOLÓGICA NA RUA SÃO JOÃO DA PRAÇA( 1 )».

3 comentários:

Sonia disse...

Boa tarde,

Acompanho muito o seu blogue e gostaria de lhe colocar uma pergunta relativa à Rua São João da Praça. Há um prédio, que fica ao lado do Palacete do Chafariz del-Rey, azulejado e muito bonito, mas sempre encerrado: tem alguma informação a respeito? Em frente ao prédio, existe também uma construção circular, que parece um poço, mas não tenho a certeza... Enfim, se me pudesse iluminar, agradecia.
Obrigada e parabéns pelo seu trabalho,

Sonia

APS disse...

Cara Sonia

Agradeço as suas amáveis palavras a este Blogue.

Embora estando de férias em Coimbra, não quero deixar de lhe responder.

Por acaso já consultou a publicação da "RUA DO CAIS DE SANTARÉM [ VIII ]. Será este edifício de cinco andares com fachada de azulejos que fica por cima da antiga "PORTA DO CHAFARIZ DE EL-REI"? Este PALÁCIO pertenciam aos CONDES DE VILA FLOR conforme poderá verificar no Blogue, RUA DO CAIS DE SANTARÉM [VII] de 08 de Junho de 2011, ver melhor a fachada e a história do PALÁCIO. http://aps-ruasdelisboacomhistria.blogspot.pt/search?q=Rua+do+Cais+de+Santar%C3%A9m .

Espero que seja este o edifício que lhe interessa saber algo. Despeço-me com amizade.
Cumprimentos
Agostinho Paiva Sobreira-APS

Sonia disse...

Obrigada pela rápida resposta! Acho que o edifício é esse, no entanto costumo passar por ele pelo lado oposto (da Rua São João da Praça), que tem azulejos diferentes... e é nesse lado que fica o tal poço (ou coisa parecida). Quando voltar a passar por lá, hei-de me lembrar de tirar uma foto para lhe enviar.
Mais uma vez, obrigada!
Sonia