quarta-feira, 23 de março de 2016

RUA SÃO JOÃO DA PRAÇA [ III ]

«INTERVENÇÃO ARQUEOLÓGICA NA "RUA SÃO JOÃO DA PRAÇA ( 1 )»
 Rua São João da Praça - (2009) - Foto de APS - (Placa Toponímica tipo I da "RUA SÃO JOÃO DA PRAÇA" na actual freguesia de "SANTA MARIA MAIOR"  in  ARQUIVO/APS
 Rua São João da Praça - (2005) - Foto de autor não identificado (Intervenção Arqueológica na "RUA SÃO JOÃO DA PRAÇA", resultados publicados na "REVISTA PORTUGUESA DE ARQUEOLOGIA", Nº 8 de 2005 pág. 313-334) in REVISTA PORTUGUESA DE ARQUELOGIA
 Rua São João da Praça - (2005) - Foto de autor não identificado - (Intervenção Arqueológica de  emergência, pelo "SERVIÇO DE ARQUEOLOGIA DO MUSEU DA CIDADE" na "RUA SÃO JOÃO DA PRAÇA")  in  MUSEU TEATRO ROMANO 
Rua São João da Praça - (2014) - (Fachada principal do prédio em reabilitação na "RUA SÃO JOÃO DA PRAÇA", número 77)  in  REABILITA


(CONTINUAÇÃO)-RUA SÃO JOÃO DA PRAÇA [ III ]

«INTERVENÇÃO ARQUEOLÓGICA NA "RUA SÃO JOÃO DA PRAÇA" ( 1 )»

Publicado na "REVISTA PORTUGUESA DE ARQUEOLOGIA" em 2005 por "JOÃO PIMENTA", "MARCO CALADO" e "MANUELA LEITÃO", deram-nos a conhecer dados sobre a ocupação pré-Romana em LISBOA, nomeadamente na "RUA SÃO JOÃO DA PRAÇA".


No ano de 2001 intervenções realizadas na "RUA SÃO JOÃO DA PRAÇA", decorrendo de 30 de Julho a 4 de Outubro, na sequência do projecto de substituição e remodelação de esgotos e outros equipamentos urbanos, paralelamente foi assumida uma intervenção da "DIVISÃO DE MUSEUS E PALÁCIOS DA CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA. A área de intervenção compreendeu a "RUA S. JOÃO DA PRAÇA" até ao "LARGO DE SÃO RAFAEL" e o troço inicial da "RUA DA ADIÇA", bem como à área de implantação da PORTA DE ALFAMA (ou SÃO PEDRO) inserida na designada "CERCA VELHA" ( 1 ).
Baseados na análise do topónimo pré-romano, desde cedo se vislumbrou uma forte ligação ao mundo mediterrânico, procurando-se uma hipotética origem etimológica no mundo fenício. No entanto foi preciso esperar pelas escavações arqueológicas dos anos noventa (AMARO, 1993; ARRUDA, 2000), para clarificar essa ligação com o mundo meridional, demonstrada nos vestígios arqueológicos, onde o espólio apresenta claras influências orientais.
Essa ligação com o mundo mediterrânico e o sul peninsular irá marcar durante todo o primeiro milénio antes de CRISTO as relações comerciais, não se verificando nenhuma ruptura clara até à chegada dos primeiros exércitos romanos.
Apesar de todos os problemas inerentes a uma escavação de emergência em meio urbano numa das ruas mais movimentadas do bairro histórico de ALFAMA, o desenrolar desta intervenção permitiu identificar e escavar contextos preservados associados a estruturas positivas. A sondagem Nº 2 visava obter uma leitura da estratigrafia interna ao troço de muralha romana descoberto durante a abertura das valas de remoção do sistema de esgotos desta artéria.
Apesar da exiguidade da área escavada, foi possível efectuar o registo de uma ampla diacronia de ocupação, desde meados do século III a.C. até ao século XX, que se materializa numa enorme potência estratigráfica de mais de 4 metros, não tendo sido possível atingir os níveis de base, por questões de segurança.
Sob o alicerce da muralha romana, foi possível identificar quatro unidades estratigráficas correspondentes a três momentos distintos de ocupação.
Entre os materiais identificados, destacam-se, pelo seu número e estado de conservação, as ânforas, que nos permitem reconstituir e identificar diversos tipos morfológicos e ensaiar uma primeira análise para a dinâmica comercial do povoado da Colina do Castelo, num momento crucial de transição com os primeiros contactos com o mundo itálico.
Os três exemplares de "SÃO JOÃO DA PRAÇA" foram todos exumados em contexto de deposição secundária. A análise macroscópica das pastas permite caracterizar um único grupo de fabrico, que identificámos hipoteticamente como produções do "GRUPO VILLARICOS", definido por "RAMON TORRES"(1995).

( 1 ) - Para uma análise mais exaustiva da ocupação deste espaço desde a época Medieval ver a obra de VIEIRA DA SILVA, 1987, páginas 162-166.


(CONTINUA)-(PRÓXIMO)«RUA SÃO JOÃO DA PRAÇA [ IV ]-INTERVENÇÃO ARQUEOLÓGICA NA "RUA SÃO JOÃO DA PRAÇA ( 2 )».

Sem comentários: