quarta-feira, 27 de abril de 2016

RUAS DE LISBOA COM NOMES DE ACTRIZES [ VI ]

«A RUA LAURA ALVES ( 4 )»
 Rua Laura Alves - (2015) - (Uma vista da "RUA LAURA ALVES" captada da "AVENIDA CINCO DE OUTUBRO" que representa o início da artéria)  in  GOOGLE EARTH
 Rua Laura Alves - (2015) - (A "RUA LAURA ALVES" perto da Rotunda que dá acesso a "RUA IVONE SILVA")  in   GOOGLE EARTH
 Rua Laura Alves - (1947) - (Cartaz do filme "O LEÃO DA ESTRELA" de Artur Duarte, no elenco - ANTÓNIO SILVA, MILÚ, LAURA ALVES, ARTUR AGOSTINHO, MARIA OLGUIM, CREMILDE DE OLIVEIRA, OSCAR ACÚRCIO e ERICO BRAGA)  in   RESTOS DE COLECÇÃO
 Rua Laura Alves - (1942) - (Cartaz do filme "O PÁTIO DAS CANTIGAS" com MARIA DAS NEVES, VASCO SANTANA, ANTÓNIO SILVA, RIBEIRINHO, "LAURA ALVES", BARROSO LOPES e CARLOS ALVES - Música de Frederico de Freitas - Argumentos, diálogos e produção de ANTÓNIO LOPES RIBEIRO, realização de FRANCISCO RIBEIRO(RIBEIRINHO). Estreou-se no cinema EDEN em 23 de Janeiro de 1942)  in  RESTOS DE COLECÇÃO
Rua Laura Alves - (1960) - Foto de Arnaldo Madureira - ("O CINEMA REX" que mais tarde seria o "TEATRO LAURA ALVES" na "RUA DA PALMA) ( Abre em tamanho grande)  in   AML 

(CONTINUAÇÃO) - RUAS DE LISBOA COM NOMES DE ACTRIZES [ VI ]

«A RUA LAURA ALVES ( 4 )»

Falando ainda de "FILMOGRAFIA", "LAURA ALVES" com dezanove anos de idade pela mão de "ANTÓNIO LOPES RIBEIRO, terá sido levada para o cinema, ainda mal se sabia dos seus méritos de actriz (mas FRANCISCO RIBEIRO - irmão de ANTÓNIO LOPES RIBEIRO - conhecia-a do "TEATRO DO POVO" dirigi-a, em 1940, no espectáculo "PORTUGAL", na "EXPOSIÇÃO DO MUNDO PORTUGUÊS"). 
A filha estúpida de ANTÓNIO SILVA no "O PÁTIO DAS CANTIGAS", essa menina CELESTE com particularidades gramaticais no modo de falar, ficaria como um dos seus memoráveis desempenhos, a par com a criada que namora o motorista (ARTUR AGOSTINHO) em "O LEÃO DA ESTRELA", azougada e refilona. Ainda teve um papel meritório em "SONHAR É FÁCIL", onde acabava por casar com "VASCO MORGADO" tal como fizera na vida real em 1948. Mas os outros filmes desses anos 50 foram tão maus que nem lembrá-los vale a pena, mesmo que a culpa não se possa atribuir à actriz.

Foi casada com "VASCO MORGADO" um excelente Empresário Teatral, que faleceu em 19 de Maio de 1978. Deste casamento teve um único filho, VASCO MANUEL ALVES VEIGA MORGADO. "LAURA ALVES" acabou por ter um segundo casamento a 18 de Julho de 1979 com o Maestro "FREDERICO VALÉRIO".

Retirou-se dos palcos em 1982, "LAURA ALVES" foi, acima de tudo uma grande senhora do TEATRO. E como uma grande actriz, foi também figura marcante no cinema. Embora fosse no TEATRO que mais se tenha destacado e mais anos trabalhou.

Ao longo da sua carreira terá eventualmente interpretado cerca de quatrocentos espectáculos. Mas, sem incluir que antes da sua profissionalização, já aos três anos recitava, aos cinco representava na "ASSOCIAÇÃO RECREATIVA TRIÂNGULO VERMELHO" na "RUA DE SÃO BENTO" da qual o sei pai era associado. Aos seis representava como amadora no "GRUPO DRAMÁTICO LISBONENSE".

Em 1986 foi homenageada com o filme "LAURA ALVES, EVOCAÇÃO DE UMA ACTRIZ", e também com a criação do "TEATRO LAURA ALVES" na "RUA DA PALMA", 253, onde a actriz "IVONE SILVA" actuou pela última vez.
Em 2001 foi homenageada no "TEATRO POLITEAMA".
Está sepultada no CEMITÉRIO DOS PRAZERES, não longe do jazigo do grande actor "ANTÓNIO SILVA", com quem partilhou em alguns filmes e nomeadamente em "O LEÃO DA ESTRELA".

A 26 de Maio de 2012 o "DIÁRIO DE NOTÍCIAS" noticiava que um incêndio destruiu o interior do edifício do antigo "TEATRO LAURA ALVES". Hoje, depois de ter sido reconstruído, está transformado numa pensão.


(CONTINUA)-(PRÓXIMO)«RUAS DE LISBOA COM NOMES DE ACTRIZES[ VII ]-A RUA IVONE SILVA ( 1 )».

Enviar um comentário