sábado, 21 de maio de 2016

RUA DE LISBOA COM NOMES DE ACTRIZES [ XIII ]

«A RUA IRENE ISIDRO ( 3 )»
 Rua Irene Isidro - (2015) - (A "RUA IRENE ISIDRO" no "BAIRRO DO CARAMÃO DA AJUDA" no sentido Noroeste)  in  GOOGLE EARTH
 Rua Irene Isidro - (2015) - (A "RUA IRENE ISIDRO" na freguesia da "AJUDA" vista da "RUA CRAVOS DE ABRIL") in   GOOGLE EARTH 
 Rua Irene Isidro - (1940) - Desenho de AMARELHE - (Caricatura de duas criações de "IRENE ISIDRO" na revista "TOMA LÁ CEREJAS", rábulas de "MEU AMOR DO MAR" e "O PASTOR DE MONSANTO", representada no TEATRO APOLO)  in  HISTÓRIA DO TEATRO DE REVISTA EM PORTUGAL
 Rua Irene Isidro - (1944) - (Desenho de AMARELHE) - ( Anúncio da revista "HÁ FESTA NO COLISEU", com IRENE ISIDRO e Álvaro Pereira, Luísa Durão e Costinha, Maria Luísa e Ricardo Santos Carvalho)  in  HISTÓRIA DO TEATRO DE REVISTA EM PORTUGAL 
Rua Irene Isidro - (Foto anterior a 1993) - ("IRENE ISIDRO" conhecida pelos seus "travestis", assumia que "gostava de fazer estes o papeis". Faleceu em LISBOA a 7 de Abril de 1993) in JORNAL DIÁRIO DE NOTÍCIAS

(CONTINUAÇÃO)- RUAS DE LISBOA COM NOMES DE ACTRIZES [ XIII ]

«A RUA IRENE ISIDRO ( 3 )»

Outras Revistas se seguiram com grandes êxitos alcançados. Em 1940 estreava-se no "TEATRO APOLO" a Revista "TOMA LÁ CEREJAS" de Fernando Santos, L. Rodrigues e A. Amaral. A música era de J. Mendes, V. de Macedo e António Melo.  No quadro interpretado por "IRENE ISIDRO", representava a figura do "PASTOR DE MONSANTO" . Vestida como pastor, entra tocando a sua "GAITA DE ZAGAL". 

O "PASTOR DE MONSANTO", é um dos muitos quadros de índole patriótico que à "IRENE ISIDRO" coube representar ao longo da sua carreira, refere-se explicitamente à "EXPOSIÇÃO DO MUNDO PORTUGUÊS", que SALAZAR pretendeu fosse «O grande documento da civilização» Ocidental e Cristã.
Em 1941 - MARCHA DE LISBOA, 1942 - BELEZA DE HORTALIÇA, 1944 - BAILE DE MASCARAS e HÁ FESTA NO COLISEU, 1946 - TIRO- LIRO, 1947 - ENQUANTO HOUVER SANTO ANTÓNIO e É DE GRITOS, 1951 - AGORA É QUE ELA VAI BOA, 1953 - VIVA O LUXO, 1955 - Ó ZÉ APERTA O LAÇO e CIDADE MARAVILHOSA, 1956 - FONTE LUMINOSA, 1958 - ABAIXO AS SAIAS.

"IRENE ISIDRO" loira, elegante, com voz forte, uma actriz cujas criações ficavam na memória de quem a viu actuar.
Reapareceu esporadicamente em 1972 - "P'RA FRENTE LISBOA" uma revista estreada no TEATRO MONUMENTAL, uma obra prima de "CÉSAR DE OLIVEIRA", cujo elenco era composto por; RAÚL SOLNADO, FLORBELA QUEIROZ, IRENE ISIDRO e outros, que nos deliciou com o quadro da "MARLENE". Nesta revista RAUL SOLNADO canta o "MALMEQUER" que representa a condição do português que "cada vez anda mais desfolhado", esta uma desmistificação da propaganda turística difundida pelo SNI.
"IRENE ISIDRO" reunia às suas qualidades profissionais uma personalidade onde imperava a simpatia, o humor, a generosidade e o companheirismo, que fizeram dela uma das nossas actrizes mais queridas. Outra característica que a distingue dos demais eram as suas incríveis distracções. Uma das mais desconcertantes passou-se em LUANDA, numa recepção promovida por um colono português na sua própria casa, durante a qual, numa pequena conversa a sós com um dos presentes, IRENE criticou amargamente o "novo riquismo" da decoração da casa, esquecendo-se que estava a falar com o anfitrião.
No palco não havia distracções, IRENE era uma actriz concentradíssima, de um profissionalismo irrepreensível, cujo talento foi sempre reconhecido pelos seus pares. Foi muito devido a esse perfil, que RIBEIRINHO a convidou, em 1979, a integrar o elenco residente do TEATRO NACIONAL DONA MARIA II, onde ela se manteve até ao fim da vida.
Ali foi consolidando uma sólida reputação como actriz "DRAMÁTICA", apesar de ter feito algumas incursões pela comédia naquele mesmo palco. "AS SABICHONAS", "O MORGADO DE FAFE EM LISBOA" ou "AS ALEGRES COMADRES DE WINDSOR".

E foi assim, a cantar a representar que IRENE ISIDRO se despede dos palcos em "PASSA POR MIM NO ROSSIO" de FILIPE LA FÉRIA, no DONA MARIA II, evocando um glorioso passado vivido ao lado dos maiores nomes do nosso teatro, de diferentes gerações.

(CONTINUA)-(PRÓXIMO)«RUAS DE LISBOA COM NOMES DE ACTRIZES[ IX ]-A RUA TERESA GOMES ( 1 )».

Sem comentários: