quarta-feira, 24 de agosto de 2016

LARGO DA AJUDA [ VIII ]

«O PALÁCIO DA AJUDA ( 3 )
 Largo da Ajuda - (2016) - ( O "LARGO DA AJUDA" no centro com a estátua do rei DOM CARLOS I feita pelo escultor "TEIXEIRA LOPES"  in  GOOGLE EARTH 
 Largo da Ajuda - (2016) - ( O "LARGO DA AJUDA" seu Jardim no centro com a estátua de bronze com pedestal em pedra do REI DOM CARLOS I)     in      GOOGLE EARTH
 Largo da Ajuda - ( 2016) - ( A parte de trás , zona Poente do Palácio que ainda não foi concluída)  in  GOOGLE EARTH
 Largo da Ajuda - (1964) Foto de Garcia Nunes - ( Cerimónias de Inauguração da Estátua do REI DOM CARLOS I no "LARGO DA AJUDA")   in    AML 
Largo da Ajuda - (28-09-1963) Foto de Garcia Nunes - ( Guarda de Honra no "PALÁCIO DA AJUDA", no acto de inauguração da estátua do REI DOM CARLOS I)  in     AML 


(CONTINUAÇÃO)- LARGO DA AJUDA [ VIII ]

«O PALÁCIO DA AJUDA ( 3 ) »


Numa brevíssima viagem ao passado, lembre-se a história desta construção que domina a parte Ocidental de LISBOA, está implantado numa plataforma horizontada artificialmente, em zona de forte declive, possuindo uma excelente vista sobre o RIO TEJO e a BARRA DE LISBOA.
A fachada principal encontra-se virada para o amplo "LARGO DA AJUDA", rectangular conformado, no topo este por casas de habitação e no restante por muro e por árvores de grande porte fronteiro ao PALÁCIO, uma estrada, pavimentada a paralelo e basalto, entre a qual se desenvolve duas zonas ajardinadas, com relvado e algumas árvores. 

No topo da via uma ROTUNDA, no centro da qual se encontra uma estátua de bronze do "REI DOM CARLOS I", com pedestal em pedra. A obra foi executada pelo escultor "TEIXEIRA LOPES". O monumento deve-se à iniciativa estatal e foi inaugurada em 28 de Setembro de 1963, o plinto apresenta, na face principal, virada a nascente, a coroa Real e a inscrição "D. CARLOS I REI DE PORTUGAL (28.09.1863-01.02.1908)".

Tudo começou com com o desejo de DOM JOÃO V de estender os domínios da COROA para o arrabalde de BELÉM. Por ali comprou, o monarca três quintas, pensando construir residência de Verão, mas tudo foi ficando (já nessa altura), em projecto.
Assim, só com DOM JOSÉ começou a história a valer. Este soberano apanhou um tremendo susto com o terramoto que destruiu meia LISBOA, do qual escapou por andar passeando por terras de BELÉM. Achou assim segurar a colina da AJUDA, que ficara ilesa do cataclismo, e lá mandar construir o seu PAÇO, inteiramente de madeira para que, se viesse a abater, não soterrasse os seus ocupantes.

Ali fixou residência o soberano, obrigado na prática a que os fidalgos da CORTE passassem a morar nas imediações; o próprio SEBASTIÃO JOSÉ DE CARVALHO E MELO, futuro MARQUÊS DE POMBAL, lá arranjou casa. DOM JOSÉ I manteve-se na sua "REAL BARRACA" até à morte, ocorrida e, 1777.
Embora de madeira por fora, o PAÇO DA AJUDA continha riquezas no seu interior: tapeçarias, bons móveis, pinturas, tudo o que convinha a uma residência REAL. No entanto, um fogo tudo consumiu em 1794, já reinava nessa altura DONA MARIA I.
O "PALÁCIO DA AJUDA" começou a ser construído em 1795, após o incêndio que destruiu o "PAÇO DE MADEIRA". no "ALTO DA AJUDA". Colaboraram no inicio da construção os Arquitectos: MANUEL CAETANO E SOUSA (1795-1802) e FRANCISCO XAVIER FABRI (1801-1817), tendo a primeira pedra sido colocada por DOM JOÃO VI, ainda príncipe, a 9 de Novembro de 1795. Tendo começado logo a grande série de interrupções nas obras: em 1807, aquando das INVASÕES NAPOLEÓNICAS, a CORTE partiu para o BRASIL, pararam os trabalhos; recomeçados com o regresso, deixaram a casa habitável, mas voltaram a parar em 1833. Depois entrou-se num "para-arranca", com mais "para" do que "arranca" até aos dias de hoje.

(CONTINUA)-(PRÓXIMO)«LARGO DA AJUDA [IX]-O PALÁCIO DA AJUDA SUA ARQUITECTURA E DECORAÇÃO ( 1 )».

Sem comentários: