sábado, 8 de outubro de 2016

LARGO TRINDADE COELHO [ IX ]

«O PALÁCIO BRITO FREIRE-TOMAR( 1 )»
 Largo Trindade Coelho - (2009) - Foto de autor não identificado - (O PALÁCIO BRITO FREIRE-TOMAR" no "LARGO TRINDADE COELHO")  in    CIDADANIA LX
 Largo Trindade Coelho - (2014) - ("LARGO TRINDADE COELHO" , esquina da "TRAVESSA DA QUEIMADA" e o edifício do antigo «PALÁCIO BRITO FREIRE-TOMAR», hoje pertence à SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE LISBOA)   in    GOOGLE EARTH
 Largo Trindade Coelho - (2015) - Foto de autor não identificado - (O Restaurante do "CAFÉ LUSO", no espaço das antigas Adegas e cocheiras do Palácio, com entrada pela Travessa da Queimada número dez)  in    CAFÉ LUSO
Largo Trindade Coelho - (Início do século XX? - Foto de autor não identificado) - ( O "LARGO DE SÃO ROQUE" depois "LARGO TRINDADE COELHO", local onde funciona hoje a "SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE LISBOA") (ABRE EM TAMANHO GRANDE)  in   AML  

(CONTINUAÇÃO)-LARGO TRINDADE COELHO  [ IX ]

«O PALÁCIO BRITO FREIRE-TOMAR ( 1 )»

O "PALÁCIO BRITO FREIRE-TOMAR", um prédio grande a Nordeste do "LARGO TRINDADE COELHO", fazendo esquina com a "TRAVESSA DA QUEIMADA", terá sido erguido na segunda metade do século XVII, por um riquíssimo armador  Marítimo ligado ao comércio das ÍNDIAS, "GASPAR DE BRITO FREIRE" ( 1 ).  Poucos anos habitou este  PALÁCIO.  Seu filho "FRANCISCO", vamos encontrar ainda no século XVII a habitar na praia da BOAVISTA. O local perto da RIBEIRA DAS NAUS, adaptava-se talvez melhor às suas actividades marítimas destes ricos Armadores.
Terá eventualmente também pertencido ou habitado pelo ALCAIDE "D. JOÃO DE ALARCÃO".

Entretanto o PALÁCIO do "LARGO DE SÃO ROQUE" foi vendido a outro capitalista da nossa praça; "BARTOLOMEU DOS MÁRTIRES DIAS DE SOUSA, sogro de um "MARQUÊS DE TOMAR" ( 2 ).
Recebeu beneficiações em várias épocas, mas conserva no átrio, na escadaria e num ou noutro pormenor, um traço nobre moderno.
Na primeira metade do século XVIII o PALÁCIO sofreu grandes transformações, sendo dividido em duas propriedades que mantêm ainda hoje uma certa afinidade do conjunto.

A fachada que faz frente para a "TRAVESSA DA QUEIMADA", foi transformada em edifício de rendimento, tipologia que vemos desenvolver-se nesta época, profundamente dependente da arquitectura aristocrática.
Era este o corpo principal do PALÁCIO SEISCENTISTA que, ao incrementar uma extrema fachada com andar nobre no último piso, desfrutava duma magnifica vista sobre LISBOA e a barra do TEJO.
A adaptação a edifício concentrou-se sobretudo na fachada sobre o "LARGO" e na criação dum novo núcleo de entrada, escadarias e alojamento para animais cavalares. Pela análise das estruturas do edifício, estas funções localizavam-se na zona norte do antigo PALÁCIO seiscentista, que pela sua escada e tipologia teria entrada por pátio e grandes edifícios de cavalariças.

O RESTAURANTE e CAFÉ LUSO está a funcionar desde 18 de Janeiro de 1941, num espaço eventualmente dedicado às antigas Adegas e cocheiras do PALÁCIO, cuja estrutura arqueada lhe confere uma acústica singular para as  vozes dos fadistas tendo a sua entrada pela "TRAVESSA DA QUEIMADA" Nº. 10.

- ( 1 ) - (Cuja memória se recorda através do apelido do capitão da Nau que se recusou a conduzir "D. AFONSO VI" a "ANGRA").

- ( 2 ) - Ali residiu o 2.º "CONDE DE TOMAR", "ANTÓNIO BERNARDO DA COSTA CABRAL" de 23.05.1835 a 19.03.1905, filho do notável estadista do mesmo nome que foi o 1.º CONDE E MARQUÊS DE TOMAR (09.05.1803-01.09.1889). Tendo seu filho casado em 03.10.1866 com "D. SOFIA ADELAIDE DIAS SOUSA", filha do CONSELHEIRO BARTOLOMEU DOS MÁRTIRES DIAS DE SOUSA e de sua esposa "D. MARIA FORTUNATA DE OLIVEIRA", foi ocupar o PALÁCIO pertença daquela família por aquisição dos descendentes dos "BRITO FREIRE" ou seus herdeiros.

(CONTINUA)-(PRÓXIMO)«LARGO TRINDADE COELHO [ X ] O PALÁCIO BRITO FREIRE-TOMAR ( 2 )».

6 comentários:

José Leite disse...

Caro Agostinho Sobreira

Permita-me uma pequena correcção. A "Cervejaria Luso" (nova designação para o "Café Luso") ou simplesmente "Luso" abriu as suas portas na Travessa da Queimada em 18 de Janeiro de 1941.

Um abraço

José Leite

APS disse...

Caro amigo José Leite

É com muito gosto que registo a sua presença no meu blougue.

Não estou no meu local de "trabalho", (onde me posso movimentar com mais facilidade), encontro-me a passar férias em Coimbra, depois de uma intervenção cirúrgica a uma vista, devendo regressar na próxima semana. No entanto consultei o site do "Restaurante Café Luso" e, quanto à morada estamos de acordo, só não acertamos na data da fixação na Travessa da Queimada. Eu aponto para o ano de 1939, eles dizem que foi em 1937 e o amigo assiná-la que foi em 1941. Realmente isto de data é bastante complexo.

Os meus agradecimentos pela rectificação, despeço-me com amizade.
Um abraço

Agostinho Paiva Sobreira-APS

José Leite disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
José Leite disse...

Caro Agostinho Sobreira

Realmente quanto a datas é sempre um problema, mas existe sempre , quando possível, uma forma de confirmar datas exactas. Consultar o "Diario de Lisboa" online na "Fundação Mário Soares", ou outros jornais na Biblioteca Digital Nacional.

Como lhe transmiti, a "Cervejaria Luso" foi inaugurada na Travessa da Queimada em 18 de Janeiro de 1941, conforme anúncios publicitários no "Diário de Lisboa" que poderá consultar ou no artigo acerca do "Café Luso" que escrevi no meu blog, no seguinte link:

http://restosdecoleccao.blogspot.pt/2016/01/cafe-luso.html

Ou para confirmação dos mesmos no "Diário de Lisboa" nos seguintes links:

http://www.fundacao-mario-soares.pt/aeb_online/visualizador.php?bd=IMPRENSA&nome_da_pasta=05767.031.07951&numero_da_pagina=5

http://www.fundacao-mario-soares.pt/aeb_online/visualizador.php?bd=IMPRENSA&nome_da_pasta=05767.031.07955&numero_da_pagina=3

Um abraço

José Leite

José Leite disse...

Caro Agostinho Sobreira

Com isto das datas, esqueci-me de lhe desejar um rápido restabelecimento e as melhoras.

Espero que a partir de agora só não veja aquilo que não quiser, ou que que não valha a pena ... :-)

Um abraço do seu amigo

José Leite

APS disse...

Caro José Leite

Como se deve ter apercebido eu estava a escrever sobre o «PALÁCIO BRITO FREIRE-TOMAR" e por simpatia fiz um ligeiro apontamento ao "CAFÉ LUSO" porque ocupavam parte das cocheiras desse PALÁCIO.
Realmente não fui ao seu blogue confirmar, nem inclui nenhuma foto que publicou... pena minha, já devia ter a produção delineada, mas se o fizesse tinha-me apercebido da data.
Reparo que os proprietários do espaço na época publicitavam; (talvez fosse mais fácil na altura a identificação) PALÁCIO DE S. ROQUE, em vez de «PALÁCIO BRITO FREIRE-TOMAR» e, os actuais proprietários não saibam exactamente qual o ano da sua abertura na "TRAVESSA DA QUEIMADA".

Penalizo-me e agradeço a sua boa vontade por querer ( e assim deve ser ) "o seu a seu dono".
Já abri os LINKS que me enviou e não tenho qualquer dúvida quanto à data da abertura do "LUSO" na TRAVESSA DA QUEIMADA, num dia de Inverno , em 18 de Janeiro de 1941. Embora já tivesse existido o "CAFÉ LUSO" em 1935 mas, na AVENIDA DA LIBERDADE, 31.

Despeço-me com amizade
Um abraço
Agostinho Paiva Sobreira-APS