sábado, 15 de outubro de 2016

LARGO TRINDADE COELHO [ XI ]

«A SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE LISBOA  ( 1 )»
 Largo Trindade Coelho - (2016) - (O "LARGO TRINDADE COELHO" na direita a "SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE LISBOA" Foto obtida da "RUA NOVA DA TRINDADE")  in  GOOGLE EARTH
Largo Trindade Coelho - (2013) - (Foto quando a "SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE LISBOA" completava 515 anos de existência, instalada na parte Nascente do "LARGO TRINDADE COELHO")  in   GOOGLE EARTH 
 Largo Trindade Coelho - (1949) Foto de  Eduardo Portugal - ( Frente da "IGREJA DE S. ROQUE" com o seu gradeamento de protecção avançado, no "Largo Trindade Coelho". Ao fundo ainda funcionava a "COMPANHIA DE CARRUAGENS LISBONENSE", mais tarde as instalações de "Santa Casa da Misericórdia de Lisboa") (ABRE EM TAMANHO GRANDE) in   AML 
 Largo Trindade Coelho - (1920) Foto de Joshua Benoliel - (LOTARIA DE NATAL no "LARGO TRINDADE COELHO" (antigo LARGO DE SÃO ROQUE), frente ao edifício da "COMPANHIA DE CARRUAGENS LISBONENSE", de pois sede da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa)  (ABRE EM TAMANHO GRANDE)  in   AML 
 Largo Trindade Coelho - (1908) Foto de Joshua Benoliel - (O povo à porta de SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE LISBOA - CASA DAS LOTARIAS - no dia de Lotaria)  (ABRE EM TAMANHO GRANDE)  in   AML 
 
Largo Trindade Coelho - ( 19--) Foto de Paulo Guedes - (Obras da Santa Casa da Misericórdia na "CASA DAS LOTARIAS" no "LARGO DE SÃO ROQUE" na antiga casa dos "JESUÍTAS", a "Palmatória" e o chafariz que já foi retirado)  (ABRE EM TAMANHO GRANDE)  in    AML 

(CONTINUAÇÃO) - LARGO TRINDADE COELHO [ XI ]

«A SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE LISBOA ( 1 )»


A «SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE LISBOA» teve o seu começo em 15 de Agosto de 1498 na "SÉ" de LISBOA, numa das Capelas do claustro ogival de "D. DINIS", tendo sido fundada pela "RAINHA DONA LEONOR", (então regente do Reino por ausência de D. MANUEL I a CASTELA), por inspiração de frei MIGUEL CONTREIRAS (existe um Blogue "SANTA CASA DA MISERICÓRDIA" que nos fala mais detalhadamente sobre este Frei Miguel Contreiras, que a CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA em 1955 lhe atribuiu uma AVENIDA com seu nome, na freguesia de ALVALADE. Mas continuemos com a história da "MISERICÓRDIA".

No tempo de DOM MANUEL I começou a construir-se para a "MISERICÓRDIA DE LISBOA" um grandioso edifício próprio, com uma IGREJA em terrenos situados próximos da "SÉ" de LISBOA, a Sueste da velha "JUDIARIA GRANDE". Para nos posicionármos melhor, seria sensivelmente onde hoje se encontra a IGREJA DA CONCEIÇÃO VELHA na "RUA DE ALFANDEGA".
A obra estava concluída em 1534, reinava DOM JOÃO III, e em 25 de Maio desse ano foi entregue à "MISERICÓRDIA". Tornou-se rica a instituição, um verdadeiro potentado financeiro, que chegou a auxiliar a organização de exércitos e frotas.
Em 1564 recebia o cargo administrativo de gerir os "HOSPITAIS DE LISBOA", e dos "EXPOSTOS" e "DESAMPARADOS".
Casa e templo da "MISERICÓRDIA" foram pelo Terramoto reduzidos a escombros, escapando somente o precioso portal Manuelino, que era o da porta travessa na "RUA DEBAIXO DA MISERICÓRDIA", hoje "RUA DE ALFANDEGA".

Andou depois a "MESA DA MISERICÓRDIA", assim como as suas órfãs recolhidas, por casas de empréstimo, até à publicação da carta régia de DOM JOSÉ I, datada de 6 de Fevereiro de 1768, que fez à "SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE LISBOA", «pura, perpétua e irrevogável doação do edifício, IGREJA, terrenos e bens da CASA PROFESSA DE SÃO ROQUE». (A "COMPANHIA DE JESUS" havia sido expulsa de PORTUGAL em 17 de Janeiro de 1753).
Em 1768, recebeu ainda a SANTA CASA  - que sempre ostentou armas e estandartes Nobres, apesar de popular até à raiz - o encargo administrativo da «MESA DOS ENJEITADOS», continuando a ser a instituição dirigida por uma Irmandade, à frente da qual estava um Provedor.
Tinha seus bens, legados e fundos, na independência jurídica, nem sempre respeitada. Em 1783, por carta régia de 18 de Novembro, a SANTA CASA começou a explorar as lotarias.
Conheceu a MISERICÓRDIA, depois, longos períodos de decadência, que as invasões francesas e as Guerras Civis mais acentuaram. 

Em 1834, com o triunfo das ideias liberais, a SANTA CASA voltou a ser objecto de atenção do ESTADO, que a reorganizou. A 11 de Agosto  a IRMANDADE OU CONFRARIA foi dissolvida (era já secular), e os administradores passaram a ser da nomeação do GOVERNO; em 1851, o PROVEDOR era o ARCEBISPO DE PALMIRA, a manter a tradição religiosa da Instituição.
Em 1926, a MISERICÓRDIA adquiriu ao capitalista "DINIS M. DE ALMEIDA" o edifício da face nascente do "LARGO TRINDADE COELHO", anteriormente sede da "COMPANHIA DE CARRUAGENS LISBONENSE" ali instalada em 1863, adaptando para seus fins as cocheiras e, mais tarde de garagens de automóveis na respectiva parte do "PALÁCIO DOS MARQUESES DE NISA, arruinado pelo Terramoto. 

Com o objectivo de fazer face às despesas relacionadas com a Saúde e a Assistência Social.
(CONTINUA)-(PRÓXIMO)«LARGO TRINDADE COELHO[ XII ]-A SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE LISBOA ( 2 )».

Sem comentários: