sábado, 14 de janeiro de 2017

RUA LUÍS PIÇARRA [ V ]

«A RUA LUÍS PIÇARRA ( 5 )»
 Rua Luís Piçarra - (2015) - (A "RUA LUÍS PIÇARRA" vista da "RUA HELENA VAZ DA SILVA" na direcção a Oriente)  in   GOOGLE EARTH
 Rua Luís Piçarra - (Depois de 1975) - (Livro de Luís Piçarra "Instantâneos da minha vida" edição do autor com 245 páginas)  in  IÉ - IÉ:
 Rua Luís Piçarra - (Anterior a 1986)- (Uma publicação na capa da Revista "PLATEIA", LUÍS PIÇARRA e LIGIA TELES" juntos na "fotonovela" "O AUTOR")  in    ISTO É ESPECTÁCULO
 
Rua Luís Piçarra - (2013) - «Hino do "BENFICA" da autoria de MANUEL PAULINO GOMES e cantado por "LUÍS PIÇARRA" (principalmente no início e final de jogos no seu campo)»  in  YOUTUBE

(CONTINUAÇÃO) RUA LUÍS PIÇARRA [ V ]

«A RUA LUÍS PIÇARRA ( 5 )»

Relatamos aqui uma parte da Biografia de Luís Piçarra, contada por um dos seus filhos:
Nos períodos em que LUÍS PIÇARRA estava em Portugal, embora tivesse a sua casa no PRÍNCIPE REAL (LISBOA), passava largas temporadas com a família, em casa dos sogros na RUA MANUEL DE ARRIAGA, 46 que pertence já à freguesia da PAREDE, embora fique teoricamente em CARCAVELOS. Aí viveram com os avós maternos os seus dois filhos, quando os pais se ausentavam para o estrangeiro, excepto durante o período em que a família viveu na casa de PARIS. Nos finais da década de 50, "LUÍS PIÇARRA" mandou construir uma casa em CARCAVELOS, projecto seu, situava-se nos LOMBOS - RUA EDUARDO MARIA RODRIGUES, onde a família passou a residir. Em 1968, numa altura em que cumpria um contracto em LUANDA, faleceu MASITÁ, que ficara dessa vez em CARCAVELOS, de doença súbita, apenas com 48 anos. 

Em 1972 LUÍS PIÇARRA casa com MARIA BEATRIZ NAVARRO Y ROSA. Em 1975 regressa a PORTUGAL doente, acaba por perder a voz. Entretanto ainda publica um livro de memórias e escreve e compõe uma opereta, inspirada no "MÁRIO" de SILVA GAIO, que nunca chegou a ser posta em cena.
Em 1985, recebe a COMENDA DA ORDEM DO INFANTE DOM HENRIQUE, tendo falecido em 1999 em LISBOA de cancro. 
Seus filhos, netos e um bisneto, bem como os familiares mais chegados da sua mulher ainda residem em CARCAVELOS.
Em 2004, foi dado também o seu nome a uma RUA da QUINTA DO BARÃO em CARCAVELOS.

Apesar dos êxitos que LUÍS PIÇARRA alcançou pelo  Mundo inteiro, não esquecia PORTUGAL, nem o  BENFICA o clube do seu coração, sócio Nº. 635. 

O HINO DO BENFICA da autoria de MANUEL PAULINO GOMES, director do Jornal do CLUBE, é cantado no ESTÁDIO sempre que a equipa entra em campo e conta-se que, para os mais supersticiosos, não era de bom agoiro esquecerem-se da "ALMA IMENSA DAS PAPOILAS SALTITANTES"... isto  será "AS CAMISOLAS BERRANTES/ QUE NOS CAMPOS A VIBRAR /  SÃO PAPOILAS SALTITANTES".
O HINO DO BENFICA EM TODO O SEU ESPLENDOR...

SOU DO BENFICA /  E ISSO ME ENVAIDECE / TENHO A GENICA / QUE A QUALQUER ENGRANDECE / SOU DE UM CLUBE LUTADOR / QUE NA LUTA COM FERVOR / NUNCA ENCONTROU RIVAL / NESTE NOSSO PORTUGAL. (Refrão repete uma vez).
SER BENFIQUISTA / É TER NA ALMA A CHAMA IMENSA / QUE NOS CONQUISTA / E LEVA À PALMA A LUZ INTENSA / DO SOL QUE LÁ NO CÉU / RISONHO VEM BEIJAR / COM ORGULHO MUITO SEU / AS CAMISOLAS BERRANTES / QUE NOS CAMPOS A VIBRAR / SÃO PAPOILAS SALTITANTES. 

( Para os mais aficionados, devo dizer que sou apenas simpatizante do SLB, o meu clube do coração é o C.O.L.- CLUBE ORIENTAL DE LISBOA, que milita (infelizmente) em outro escalão mais baixo).  [ FINAL ]

BIBLIOGRAFIA

- Enciclopédia da Música Ligeira Portuguesa - Direcção de Luís Pinheiro de Almeida e João Pinheiro de Almeida - Círculo de Leitores - 1998 - LISBOA .
- Fotobiografias do Século XX - Amália Rodrigues - Cristina  Faria - Circulo de Leitores - Agosto de 2008 - LISBOA.
- LISBOA ROTEIRO PROFISSIONAL - CLIPARTE - 2005 - LISBOA.

INTERNET

- SLBENFICA CRÓNICAS & IMAGENS
- TOPONÍMIA DE LISBOA
- WIKIPÉDIA

(PRÓXIMO)«RUA PORTUGAL DURÃO [ I ]-A RUA PORTUGAL DURÃO E SEU ENVOLVENTE»

Sem comentários: