sábado, 21 de janeiro de 2017

RUA PORTUGAL DURÃO [ II ]

«GRUPO AMIGOS DE LISBOA e JOAQUIM DURÃO (MESTRE DE XADREZ)»
 Rua Portugal Durão - (2016) - (Um troço da "RUA PORTUGAL DURÃO" de Sul para Norte)  in  GOOGLE EARTH
 Rua Portugal Durão - (Anos 30 do século XX) - Desenho de Almada Negreiros - ("Emblema" do "GRUPO AMIGOS DE LISBOA" desenhado pelo Artista Almada Negreiros para este Grupo, presentemente nesta Rua de Lisboa)  in  AMIGOS DE LISBOA 
 Rua Portugal Durão - ( 2015 ) - Foto de autor não identificado (O MESTRE "JOAQUIM DURÃO" durante uma partida de Xadrez, representando o nosso país)  in ZAP
 Rua Portugal Durão - ( 2016 ) - (Início da "RUA PORTUGAL DURÃO" na actual freguesia das "AVENIDAS NOVAS"   in   GOOGLE EARTH
 Rua Portugal Durão - ( 2016 ) - (Vista da "Rua Filipe da Mata" o início da "RUA PORTUGAL DURÃO" no BAIRRO DA BÉLGICA)  in  GOOGLE EARTH
Rua Portugal Durão - (1977) - Foto de autor não identificado - (Pavilhão da "COMISSÃO DE MORADORES" ma "RUA PORTUGAL DURÃO" nos anos setenta do século passado)  in  AML 

(CONTINUAÇÃO) - «RUA PORTUGAL DURÃO [ II ]

«"GRUPO AMIGOS DE LISBOA" E 
JOAQUIM DURÃO(MESTRE DE XADREZ)»

SINOPSE DO GRUPO AMIGOS DE LISBOA
Esta instituição de utilidade pública tem a sue Sede na "RUA PORTUGAL DURÃO" desde ABRIL de 2003. Tem por objectivo a defesa do património artístico, Monumental e Documental OLISIPONENSE.
Faziam parte da primeira Comissão organizadora alguns vultos da nossa Olisipografia, tais como: AUGUSTO VIEIRA DA SILVA, EDUARDO NEVES, GUSTAVO DE MATOS SEQUEIRA, JOÃO PINTO DE CARVALHO (Tinop), LEITÃO DE BARROS, LUÍS PASTOR DE MACEDO, NORBERTO DE ARAÚJO e ROCHA MARTINS, entre outros. Em 18 de Abril de 1936 realizou-se a primeira Assembleia Geral dos «AMIGOS DE LISBOA» tendo sido aprovado os seus ESTATUTOS, confirmados oficialmente por alvará de 22 de Julho do mesmo ano.
Como Presidente da Junta Directiva ficou o Engº AUGUSTO VIEIRA DA SILVA e no cargo de SECRETÁRIA-GERAL  "LUÍS PASTOR DE MACEDO", que foi o dinamizador e organizador do GRUPO, para o qual ALMADA NEGREIROS, (um dos seus fundadores), desenharia o EMBLEMA.
Na Presidência das sucessivas JUNTAS DIRECTIVAS foram passando figuras eminentes da vida lisboeta como Professores Doutores; REINALDO DOS SANTOS, CELESTINO DA COSTA, FERNANDO DE FREITAS SIMÕES,  Dr. EDUARDO NEVES e Professor Doutor JOÃO CÂNDIDO DE OLIVEIRA.
Em Janeiro de 1938 saía o BOLETIM oficial da nova instituição com o título «OLISIPO».
Sediados provisoriamente nas instalações da SOCIEDADE DE PROPAGANDA DE PORTUGAL, os AMIGOS DE LISBOA tiveram a sua própria sede, primeiro na "RUA GARRETT, 66-2º (Palácio Marquês de Nisa), transitando em Junho de 1953 para o LARGO TRINDADE COELHO, 9-1º, e em Julho de 1975 para o PALÁCIO DA MITRA, na RUA DO AÇUCAR no BEATO, passando em Abril de 2003 para a RUA PORTUGAL DURÃO, 58-A, onde funciona actualmente.

«JOAQUIM DURÃO (MESTRE DE XADREZ)»
Poderá, eventualmente parecer caricato incluir esta personagem fora do contexto a que nos temos pautado, mas existe uma explicação:
Quando pesquisava a "RUA PORTUGAL DURÃO" apareceu-me o nome de JOAQUIM DURÃO, falecido em 2015 (e sem Rua atribuída), quis prestar-lhe a minha homenagem. 
"JOAQUIM DURÃO" foi um campeão de XADREZ, tive o privilégio de jogar uma simultânea (empatando) em 1963 nas antigas instalações da FNAT na Rua Vítor Cordon. Eu e meu cunhado (já falecido) convivemos bastante com "JOAQUIM DURÃO", porém, com a nossa ida para a ÁFRICA DO SUL perdeu-se o contacto. 
"JOAQUIM DURÃO" nasceu em LISBOA a 25 de Outubro de 1930 e faleceu também em LISBOA a 21 de Maio de 2015.
Em 1951 passou a integrar a SECÇÃO DE LISBOA e em 1958 chefiou a equipa portuguesa que participou no Campeonato do Mundo de Xadrez (MUNIQUE).
CAMPEÃO NACIONAL  individual em 1955, conservando o título até 1974. Dedicado ao XADREZ, além de jogador, dirigente, organizador e divulgador desta modalidade. Fundou e dirigiu a revista "XEQUE-MATE" (1954-1956), tendo colaborado em diversas publicações da especialidade tanto nacionais como estrangeiras. Diz-nos a Wikipédia que "JOAQUIM DURÃO" foi 13 vezes CAMPEÃO NACIONAL e representou PORTUGAL em 10 OLIMPÍADAS DE XADREZ, incluindo uma partida com "BOBBY FISCHER" (Campeão do Mundo na época). Foi Presidente da Federação Portuguesa de Xadrez, alguns anos.

BIBLIOGRAFIA

- MARQUES, A. H. Oliveira - Guia de História da 1ª República Portuguesa - Imprensa Universitária Editorial Estampa - 1981 - LISBOA.
- MARQUES. A. H. Oliveira - Parlamentares e Ministros da 1ª República, Edicções Afrontamento - 2000 - LISBOA.
- NOVA ENCICLOPÉDIA LAROUSSE - Círculo de Leitores - 1994 - LISBOA.

INTERNET


(PRÓXIMA)«RUA DA PALMA [ I ] A RUA DA PALMA E SEU ENVOLVENTE»

Sem comentários: