sábado, 28 de abril de 2018

RUA DO ALECRIM-QUINTELA-FARROBO [ V ]

«O PALÁCIO DOS BARÕES DE QUINTELA ( 5 )»
 Rua do Alecrim -Quintela-Farrobo - (2016) Foto de Luís Varela de Almeida  - (Fachada do antigo "PALÁCIO QUINTA", hoje "PALÁCIO CHIADO")   in     OITAVA COLINA
 Rua do Alecrim-Quintela-Farrobo- (2016) Foto de autor não identificado  -  (Interior do antigo Palácio Quintela, hoje Palácio Chiado, na Rua do Alecrim)   in   PALÁCIO CHIADO
 Rua do Alecrim-Quintela-Farrobo - (2016)  -  (Escadaria principal do Palácio Quintela, hoje Palácio Chiado)  in    LISBON LUX
Rua do Alecrim-Quintela-Farrobo - (2016) -foto de Joana Balaguer -  (Interior do antigo Palácio Quintela parte da escadaria que dá acesso ao andar nobre, hoje PALÁCIO CHIADO)   in  CIDADES DE PORTUGAL 

(CONTINUAÇÃO)-RUA DO ALECRIM-QUINTELA-FARROBO  [ V ]

«O PALÁCIO DOS BARÕES DE QUINTELA ( 5 )

A partir de meados da década de 30 do século XIX, o "2.º BARÃO DE QUINTELA E l.º CONDE DE FARROBO" fez do PALÁCIO sua sede, lá tendo morrido em 1869. Foi nesses anos que o Edifício e os Jardins conheceram a fase áurea a que já fiz referencia. 
Quando o "CONDE DE FARROBO" expirou, já a sua fortuna estava moribunda e o esplendor de outrora já se tinha apagado. Assim, a casa próxima do CHIADO esteve alugada ao GRÉMIO LITERÁRIO por um tempo e acabou por ser adquirida por outro Milionário "MENDES MONTEIRO", o «MONTEIRO DOS MILHÕES», comprara em 1870 a casa que fora de outros ricaços.
Por herança, o PALÁCIO foi parar à família "DAUN e LORENA" (POMBAL), pelo que alguns começaram a chamar «PALÁCIO POMBAL» ao edifício. O nome de "QUINTELA" (até pela vizinhança do LARGO) ou o de "FARROBO" tinha, no entanto, ficado muito vincado ao sítio.

Por volta de 1937, foi o palacete alugado a uma casa de leilões, a "CASA LIQUIDADORA"( 1 ), que começou com o nome de BAZAR CATÓLICO e que teve sede na "AVENIDA DA LIBERDADE, (esquina com a RUA DO SALITRE). Já em tempos mais próximos, esteve ali a funcionar um "INSTITUTO DE ARTES VISUAIS - DISIGN E MARRKETING", fundado pelo escritor "ANTÓNIO QUADROS" e continuado por "ANTÓNIO FERRO"(neto).

O "PALÁCIO QUINTELA" no coração da cidade, que a partir do meio de Fevereiro de 2016, este palácio da RUA DO ALECRIM conhecia novos inquilinos e outro título na fachada... "PALÁCIO CHIADO".
No seu interior vamos encontrar um conceito novo de Restaurante, dividido pelos seus antigos (mas bonitos) aposentos, dizendo os promotores: "Onde se come como NOBRE E SENHOR". Nasceu no CHIADO um novo espaço gastronómico. O qual dispõe de sete Restaurantes no seu interior e de um bar que promete fazer recuar os clientes até ao século XVIII: são envolvidos por vitrais, escadarias e frescos. Podendo lá degustar, Sushi, Ostras, Carne Wagyu ( 2 ), Cockteils e petiscos tradicionais portugueses"[Fonte:PIECES OF MOMENTS].

- ( 1 ) - A "CASA LIQUIDADORA" foi um famoso antiquário e Leiloeiro de LISBOA, situada na AVENIDA DA LIBERDADE. Tem a sua origem no BAZAR CATÓLICO, inicialmente estabelecido em CASCAIS por "JOSÉ PEDRO DA CRUZ LEIRIA" e mais tarde transferido para a RUA DE SÃO BENTO, depois para a RUA DA ESCOLA POLITÉCNICA. Em finais de 1892, correspondendo ao sucesso obtido, muda-se para a Av. da Liberdade, 31, onde fazia leilões todas as noites.[Fonte: A FOLHA DE LISBOA, 31.12.1893]. Tendo em 1937 também conhecido este "PALÁCIO QUINTELA".

- ( 2 ) - CARNE WAGYU - (A CARNE MAIS TENRA DO MUNDO) - O termo significa "VACA JAPONESA" criada na província de "HYOGO", JAPÃO. Diz-se que os animais recebem massagens diariamente, dadas pelos seus criadores, para que a gordura se possa distribuir por toda a carne de forma harmoniosa e uniforme, que também lhes dão cerveja e vinho de arroz para beber e que ouvem MOZART nos seus estábulos.

(CONTINUA)-(PRÓXIMO)«RUA DO ALECRIM-QUINTELA-FARROBO[ VI ]-O CONDE DE FARROBO E AS LARANJEIRAS ( 1 )».

Enviar um comentário