sábado, 9 de junho de 2018

JARDIM FERNANDO PESSA [ I ]

«FERNANDO PESSA MERECEU UM JARDIM COM SEU NOME, EM LISBOA ( 1 )
 Jardim Fernando Pessa - (2012) - (Nesta ano de 2012 faria 112 anos; recordando Fernando Pessa, foi o 1.º  locutor da ex-EN, fez o 1.º directo a partir da FEIRA POPULAR DE LISBOA para a RTP, foi repórter de guerra, a partir da BBC, em Londres)  in   SIMÃO, ESCUTA
 Jardim Fernando Pessa - (2015) Foto de Meeseeks -  (Algumas esculturas no Jardim Fernando Pessa) ( ABRE EM TAMANHO GRANDE)   in   WIKIPÉDIA
Jardim Fernando Pessa -  (2011)  Foto de João Carvalho - (Um aspecto do Jardim FERNANDO PESSA, junto do parque infantil)  (ABRE EM TAMANHO GRANDE)  in  WIKIMÉDIA


(INÍCIO) - JARDIM FERNANDO PESSA [ I ]

FERNANDO PESSA MERECEU UM JARDIM COM SEU NOME, EM LISBOA ( 1 )

O "JARDIM FERNANDO PESSA", pertence à freguesia do AREEIRO, fica entre a AVENIDA DE ROMA e as traseiras dos prédios da AVENIDA MADRID e da AVENIDA JOÃO XXI, com entrada pela AVENIDA DE ROMA (Junto ao FÓRUM LISBOA, antigo CINEMA ROMA) e por túnel na RUA CERVANTES
 Foi aprovado pelo EDITAL MUNICIPAL de 16 de Dezembro de 2004, que crismou o "JARDIM FERNANDO PESSA", adjacente ao FÓRUM LISBOA.
"FERNANDO PESSA" nasceu no dia 15 de Abril de 1902 e faleceu em LISBOA a 29 de ABRIL de 2002 com a bonita idade de 100 anos. Filho de um médico militar, concluiu o ensino secundário e tentou ingressar na carreira militar, como oficial de Cavalaria.
Rebentou a I GRANDE GUERRA MUNDIAL ( 1914-1918). Existia nessa altura oficiais em excesso e só era admitido quem frequentasse o COLÉGIO MILITAR DE LISBOA.
"FERNANDO PESSA" foi um dos maiores comunicadores deste País, homem cuja voz começou a ser conhecida muito antes do dono e dava pelo nome de "FERNANDO PESSA", registou-se um caso raro: em frente da  casa onde viveu durante longos anos, mesmo ao lado do agora "FÓRUM LISBOA", perto da "AVENIDA DE ROMA", foi plantado um JARDIM. Não tinha nome próprio era apenas o "JARDIM AO LADO DO FÓRUM".
O próprio pessoa tinha transformado aquele espaço numa espécie de ginásio de uso pessoal: lá se exercitava na bicicleta até bastante para além dos 90; por lá gostar de andar a pé, na sua marcha ritmada. Tudo se conjugou pois para que LISBOA pudesse ter um gesto de gentileza para com a memória do homem a quem , para ser alfacinha, só faltou ter nascido em LISBOA.
Na realidade o seu nome completo é «FERNANDO LUÍS DE OLIVEIRA PESSA», nasceu na actual freguesia de VERA CRUZ,  no CONCELHO DE AVEIRO. O JARDIM ganhou assim o nome do locutor e jornalista ( que tanto popularizou a expressão  "E ESTA HEI!?), para tudo estava em conformidade, a baptizado teve lugar numa sexta feira, 15 de Abril de 2005, dia em que teria completado 103 anos, marca que não atingiu por pouco.

Não nos podemos alhear nem haverá qualquer exagero em dizer que a comunicação. no século, foi, em PORTUGAL, marcada por FERNANDO PESSA.
Na verdade, começou por ser um dos primeiros locutores da rádio nos anos 30, na então nascente EMISSORA NACIONAL.  Tendo seguido para LONDRES, com destino à BBC, em 1938, lá apanhou todo o período da II GRANDE GUERRA MUNDIAL, notabilizou-se então com a voz que no meio do bombardeamento e toques de alarme, conseguia transmitir mensagens de esperança recheada do optimismo possível.

Regressado a PORTUGAL, fez de tudo um pouco, trabalhando essencialmente em rádios privados, já que não lhe foi aberta a porta da E.N:   

(CONTINUA)-(PRÓXIMO)«JARDIM FERNANDO PESSA[ II ]-FERNANDO PESSA MERECEU UM JARDIM COM SEU NOME EM LISBOA ( 2 )».
Enviar um comentário