quarta-feira, 22 de agosto de 2018

RUAS DE LISBOA COM NOMES DE REIS E INFANTES DE PORTUGAL [ VIII ]

«PRAÇA DOM PEDRO IV (VULGO ROSSIO)( 1 )»
 Praça Dom Pedro IV(Vulgo Rossio) - (1830)- Pintura  - (Esta retrato pintado por Simplício Rodrigues de Sá de "DOM PEDRO IV"-O Rei Soldado- primeiro do BRASIL, encontra-se no Museu Imperial de Petrópolis (BRASIL)  in  WIKIPÉDIA
 Praça Dom Pedro IV (Vulgo Rossio) - (início do século XX) Foto de autor não identificado ( A "PRAÇA DOM PEDRO IV" (VULGO ROSSIO) com o sei primeiro empedramento na forma de ondas do Rio Tejo - Litografia existente no MUSEU DA CIDADE)  in  RUAS DOS DIAS QUE VOAM
 Praça Dom Pedro IV (vulgo Rossio) - (2005)  -  Foto de APS  - A "PRAÇA DOM PEDRO IV"-Vulgo Rossio- o monumento a Dom Pedro no centro e o Teatro Nacional ao fundo)   in    ARQUIVO/APS
Praça Dom Pedro IV (Vulgo Rossio) - Foto de APS - (A parte sul da Praça Dom Pedro IV, no lado esquerdo a "TENDINHA" ao centro a "RUA DOS SAPATEIROS"(antiga RUA DO ARCO DO BANDEIRA)  in   ARQUIVO/APS


(CONTINUAÇÃO)-RUAS DE LISBOA COM NOMES DE REIS E INFANTES DE PORTUGAL [VIII].

«PRAÇA DOM PEDRO IV-VULGO ROSSIO) ( 1 )»

A "PRAÇA DOM PEDRO IX" (VULGO ROSSIO) pertencia a duas freguesias, "SÃO NICOLAU" e "SANTA JUSTA", hoje pela REFORMA ADMINISTRATIVA DE LISBOA DE 2012, passou a pertencer à freguesia de «SANTA MARIA MAIOR».Esta PRAÇA fica entre as RUAS; da BETESGA, AUGUSTA, DOS SAPATEIROS.(antiga Rua do Arco do Bandeira), ÁUREA(Vulgo OURO), PRIMEIRO DE DEZEMBRO(antiga Rua do Príncipe), CALÇADA DO CARMO, PRAÇA DOM JOÃO DA CÂMARA(antigo LARGO CAMÕES), LARGO DE SÃO DOMINGOS e RUA DO AMPARO.
Em séculos passados apareceu uma designação de "ROSSIO", numa postura em que os "CORREGEDORES", "VEREADORES, "PROCURADORES" e os homens bons da cidade de LISBOA, proibindo o lançamento de esterco, terras e outras "bodeguices" no ROSSIO DA CIDADE.

No século XVIII o espaço já aparece denominado como "PRAÇA DO ROSSIO", até que há pouco mais de 180 anos, por DECRETO DO GOVERNO" de 08.11.1836, passou a designar-se "PRAÇA DE DOM PEDRO". Em 26.03.1971 um EDITAL MUNICIPAL alterou para «PRAÇA DOM PEDRO IV», retirando a preposição "de"  e acrescentando "IV".
"Diz-nos quem sabe... que existiam letreiros já ali afixados há longo tempo e ainda porque dessa forma melhor se identificava a figura histórica homenageada".
O nosso propósito é "neste episódio", destacar a pessoa REAL que o nome representa e não todos os pormenores do nosso "ROSSIO". Para isso já publicámos em 2009 de 14.06.2009[ I ] a 19 de Agosto de 2009 [ XX ] a "PRAÇA DOM PEDRO IV(ROSSIO) (Ver mais aqui.....), falámos dos rios que provinham do sítio de ANDALUZ e ARROIOS que vinham juntar-se no ROSSIO e finalizavam no RIO TEJO, seguindo o percurso da actual rua"ÁUREA" (vulgo RUA DO OURO"). Os rios foram sendo assoreados, a sua água secando perdendo assim a importância inicial, mas passando a terrenos inicialmente agrícolas, depois para construção de edifícios. No entanto ficou o PRAÇA DO ROSSIO onde o povo se reunia.
Numa das faces da "PRAÇA"  "DOM JOÃO II e DOM MANUEL I, mandaram erguer o "HOSPITAL REAL DE TODOS-OS-SANTOS" (Ver mais aqui...).
No aspecto físico, teve o "ROSSIO" algumas alterações significativas entre a reconstrução pombalina e os nossos dias, sendo talvez as mais notáveis na época, o desaparecimento de edifício da "INQUISIÇÃO" e a construção do "DONA MARIA II. Vem a propósito uma publicação recente no "CORREIO DA MANHÃ" de 28.06.2018 página 48. " Em causa estão as obras realizadas pela "SOC. IMOBILIÁRIA espanhola "MABELCAPITAL", da qual o tenista "RAFA NADAL" é o investidor. A "SOC," comprou o quarteirão do "ROSSIO" no passado mês de Fevereiro por 62 milhões de euros(...) O quarteirão é composto por quatro edifícios com uma área total de 12 mil metros quadrados, distribuídos por sete pisos".
Desaparecendo assim alguns estabelecimentos comerciais da nossa presença quotidiana, uns que ainda funcionavam; (caso da PASTELARIA SUIÇA), outros que os recordamos por naquele local terem existido.
-- // --

"PEDRO DE ALCÂNTARA FRANCISCO ANTÓNIO JOÃO CARDOSO XAVIER DE PAULO MIGUEL RAFAEL JOAQUIM JOSÉ GONZAGA PASCOAL SERAFIM DE BRAGANÇA E BOURBON",  nasceu em QUELUZ a 12.10.1798 e faleceu a 14.09.1834 também em QUELUZ. 2.º filho varão de DOM JOÃO VI e de sua esposa DONA CARLOTA JOAQUINA (o primogénito - DOM ANTÓNIO - morreria ainda criança, em 1801). Tendo a COROA PORTUGUESA fugido para o BRASIL a 29 de Novembro de 1807 das INVASÕES FRANCESAS, residiu entre 1807 e 1831."DOM PEDRO" durante a sua permanência no BRASIL,  não pode a sua educação ser muito esmerada, mas sabe-se que revelou para a música, fazendo estudos e compondo hinos.


(CONTINUA)-(PRÓXIMO)«RUAS DE LISBOA COM NOMES DE REIS E INFANTES DE PORTUGAL[ IX ]-PRAÇA DOM PEDRO IV(VULGO ROSSIO) ( 2 )»

Sem comentários: