sábado, 13 de outubro de 2018

RUAS COM NOMES DE JORNALISTAS (5.ª SÉRIE) [ III ]

«RUA ALBERTO OSÓRIO DE CASTRO»
 Rua Alberto Osório de Castro - (actual) Foto de Autor não identificado -  (Um troço da "RUA "ALBERTO OSÓRIO DE CASTRO" - sem saída - na Freguesia de ALVALADE)  in SKYSCRAPERCITY
 Rua Alberto Osório de Castro - (Postada em:17 de Fevereiro de 2014) Foto de autor de identidade não identificado)  - (Nasceu em COIMBRA, formou-se em DIREITO aos 21 anos, foi Juiz nas antigas Províncias Ultramarinas)   in   WIKIPÉDIA
Rua Alberto Osório de Castro - (1968-10) Foto de João Hermes Cordeiro Goulart  -  (A "RUA ALBERTO OSÓRIO DE CASTRO na freguesia de ALVALADE)   in   AML 


(CONTINUAÇÃO)-RUAS COM NOMES DE JORNALISTAS (5.ª SÉRIE) [ III ]

«RUA ALBERTO OSÓRIO DE CASTRO»

A "RUA ALBERTO OSÓRIO DE CASTRO" ( e continuando pelo sítio de ALVALADE) pertencia à freguesia de "SÃO JOÃO DE BRITO", com a REFORMA ADMINISTRATIVA DE LISBOA DE 2012, pertence hoje à freguesia de «ALVALADE».
A ACTA Nº. 25 de 19 de Janeiro de 1950 a COMISSÃO CONSULTIVA MUNICIPAL DE TOPONÍMIA dá parecer favorável à sugestão do Exmo. VICE-PRESIDENTE da CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA. Por sua vez, a CÂMARA por EDITAL de 25 de Janeiro de 1950, delibera que a Rua com o número "VINTE E QUATRO", passe a designar-se "RUA ALBERTO OSÓRIO DE CASTRO". Esta RUA começa na "RUA MARIA AMÁLIA VAZ DE CARVALHO" e não tem saída. A NORTE sem ter ligação está a "AVENIDA DA IGREJA" a SUL (com ligação) fica a "RUA MARIA AMÁLIA VAZ DE CARVALHO", ficando-lhe paralelas a "RUA JOSÉ DURO" e a "AVENIDA DO RIO DE JANEIRO".
"ALBERTO OSÓRIO DE CASTRO" nasceu em COIMBRA a 01 de Março de 1868 e faleceu em LISBOA em 01 de Janeiro de 1946 (com 77 anos de idade), filho de "JOÃO BAPTISTA DE CASTRO"(1845-1920) que foi notário em "MANGUALDE".
"ALBERTO OSÓRIO" formado em DIREITO na Universidade de COIMBRA, veio a ingressar na Magistratura tendo sido JUIZ muitos anos no então "ULTRAMAR PORTUGUÊS".  Ao regressar ao Continente chegou a CONSELHEIRO do "SUPREMO TRIBUNAL DE JUSTIÇA" e foi Presidente do CONSELHO SUPERIOR DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, sendo ainda "MINISTRO DA JUSTIÇA" no GOVERNO  de  "SIDÓNIO PAIS".
Desde muito cedo tinha ganho o interesse pela literatura, este escritor Político e Jornalista. 
A poesia era, porém, o seu jardim secreto. Colaborando também com "ANTÓNIO NOBRE" na revista  " BOÉMIA NOVA", terá pertencido ao movimento do decadentismo-simbolismo. Foi amigo de "CAMILO PESSANHA"(1867-1926). (hoje seu vizinho de "freguesia").
Fundou o jornal "NOVO TEMPO", que publicou os primeiros poemas de CAMILO PESSANHA. Como magistrado, viajou pelo oriente - daí a influência oriental na sua poesia - tendo ocupado cargos em ANGOLA, TIMOR e ÍNDIA.
Da sua obra literária fazem parte "EXILADOS"(1846), " A CINZA DOS MISTOS" ( 1 ) (1907), "O SINAL DA SOMBRA" (1023), "A ILHA VERDE E VERMELHA DE TIMOR" (1943) e (CRISTAIS DE NOVE) e ainda "FLORES DE CORAL". 
o "bichinho" dos jornais mordeu-o em MANGUALDE onde fundou e dirigiu o jornal "NOVO TEMPO", e durante  sua permanência na ÍNDIA, onde  com "ALVES ROÇADAS" fundou a publicação "O ORIENTE PORTUGUÊS". 

- ( 1 ) - MIRTO - (Botânica) O mesmo que MURTA - Árvore-de-Vénus.
         - MURTA - Género de planta. tipo das mirtáceas, de folhagem sempre verde, que produzem florinhas brancas de cheiro agradável. ARRAIÃO; BUXO-ANÃO; MIRTO; MURTEIRA; MURTEIRO e MURTINHEIRA.


(CONTINUA)-(PRÓXIMO)«RUAS COM NOMES DE JORNALISTAS(5.ª SÉRIE)[ IV ] RUA ALEXANDRE HERCULANO». 

Sem comentários: