sábado, 10 de novembro de 2018

RUAS COM NOMES DE JORNALISTAS (5.ª SÉRIE) [ XI ]

«RUA CORONEL LUNA OLIVEIRA»

 Rua Coronel Luna de Oliveira  - (2014)  ( Um troço da "RUA CORONEL LUNA DE OLIVEIRA" na Freguesia da "PENHA DE FRANÇA"   in   GOOGLE EARTH

Rua Coronel Luna de Oliveira  -  (2014 ) Foto de Sérgio Dias  -   (A "RUA CORONEL LUNA DE OLIVEIRA", próximo da nova "ESCOLA ANTÓNIO ARROIO")  IN  TOPONÍMIA DE LISBOA
Rua Coronel Luna de Oliveira - ( 1970 )  -   (Placa Tipo II indicando a "RUA CORONEL LUNA DE OLIVEIRA" situada na freguesia da "PENHA DE FRANÇA")  in  TOPONÍMIA DE LISBOA

Rua Coronel Luna de Oliveira -  (2018)  - (Panorâmica da "RUA CORONEL LUNA DE OLIVEIRA" na freguesia da "PENHA DE FRANÇA" antiga freguesia de "SÃO JOÃO"  in  GOOGLE EARTH

(CONTINUAÇÃO) - RUAS COM NOMES DE JORNALISTAS (5.ª SÉRIE) [ XI ]

«RUA CORONEL LUNA DE OLIVEIRA»

A "RUA CORONEL LUNA DE OLIVEIRA" pertencia à freguesia de "SÃO JOÃO". Pela REFORMA ADMINISTRATIVA DE LISBOA DE LISBOA EM 2012, passou a pertencer à freguesia da "PENHA DE FRANÇA"
No dia 31 de Março de 1970, um EDITAL CAMARÁRIO mandava dar novo nome a uma RUA da (antiga freguesia  SÃO JOÃO) no local onde existiam arruamentos determinados pelas letras "A" e "C", (perto da "RUA BARÃO SABROSA e da "RUA SABINO DE SOUSA"), passando a consagrar a "RUA CORONEL LUNA DE OLIVEIRA".  Tem o seu início na RUA CORONEL FERREIRA DO AMARAL", 17-A e termina por arco na "RUA SABINO DE SOUSA". Existe no seu lado esquerdo a convergência da "RUA ÁLVARO DE SANTA RITA VAZ".
O homenageado era, por certo, mais conhecido como oficial do Exército e como Escritor, do que como Jornalista. Mas a verdade é que foi Redactor do Jornal "O SÉCULO", existindo também colaboração sua no "DIÁRIO DE NOTÍCIAS, e na revista humorística " A SÁTIRA". 
«HUMBERTO DE LUNA DA COSTA FREIRE E OLIVEIRA» nasceu em LISBOA no dia 19 de Maio de 1888 e faleceu, também em LISBOA a 28 de NOVEMBRO de 1952.

Propagandista republicano, veio a desenvolver no Norte do país nos anos de 1910 e 1911, veio depois a ser partidário de "SIDÓNIO PAIS" e, mais tarde, a abraçar por inteiro os princípios da REVOLUÇÃO DE 28 DE MAIO DE 1926, sendo portanto, por inteiro, um defensor entusiasta do ESTADO.

Novo, na CARREIRA MILITAR, veio a assentar praça em 1906, chegou ao posto de Coronel em 1946, tendo comandado nomeadamente o REGIMENTO lisboeta de "CAVALARIA Nº. 7" a partir do ano de 1941.
Nas letras, estreou-se com um livro de "SONETOS" em 1915, com prefácio de "GOMES LEAL". 
Dedicou-se depois ao estudos de figuras históricas como o "INFANTE SANTO" ou "VIRIATO". Escreveu ainda para Teatro, vendo algumas das suas peças representadas no "TEATRO NACIONAL DONA MARIA II" em 1923, em 1925 subia ao palco do "TEATRO DA TRINDADE" a comédia dramática "INTRUSA".

Da sua obra se salientam "POEMETOS" (1918), "HORAS INQUIETAS" (1934), "RATO DE HOTEL", "PRIMA INGLESA", "MORENINHA" e "AMOR DE PAJEM".

Nos jornais, foi sobretudo um homem de "O SÉCULO", talvez porque tanto "LUNA DE OLIVEIRA" como o "jornal" tinham começos republicanos.

Na ACTA N.º 03 de 17 de Maio de 1969 da "COMISSÃO CONSULTIVA MUNICIPAL DE TOPONÍMIA", página 304, diz-nos: "Carta de "DEOLINDA LUNA DE OLIVEIRA" sugerindo o nome de seu marido, "CORONEL LUNA DE OLIVEIRA". para denominar um arruamento de LISBOA. A COMISSÃO foi de perecer que deverá aguardar oportunidade".  Certo é que, um ano depois, (1970) tinha o seu nome numa RUA DE LISBOA.

(CONTINUAÇÃO)-(PRÓXIMO)«RUAS COM NOMES DE JORNALISTAS (5.ª SÉRIE)-RUA DR. ANTÓNIO GRANJO» 

Sem comentários: