tag:blogger.com,1999:blog-2653860858284950370.post9137727547276975196..comments2024-02-19T19:24:56.251+00:00Comments on RUAS DE LISBOA COM ALGUMA HISTÓRIA: RUA DA BICA DE DUARTE BELO [ VIII ]APShttp://www.blogger.com/profile/05243427277154194603noreply@blogger.comBlogger4125tag:blogger.com,1999:blog-2653860858284950370.post-37124110865599650252009-11-26T20:20:33.318+00:002009-11-26T20:20:33.318+00:00Cara Márcia Faria
Gostei muito da sua dissertação...Cara Márcia Faria<br /><br />Gostei muito da sua dissertação histórica em relação ao viaduto.<br /><br />Nós por cá, também levámos muitos anos para finalizar a nossa obra.<br /><br />Assim, a Obra das Águas Livres, enquanto tal, arrastar-se-ia até 1799, isto para percorrer em troços subterrâneos e sobre arcos.<br /><br />Este aqueduto atinge um comprimento linear de cerca de 48 Km, a que se devem juntar cerca de 12 Km de rede urbana de distribuição.<br /><br />Ao todo são 60Km e 109 arcos, 137 clarabóias, enfim talvez a maior obra do género de sempre.<br /><br />Um abraço<br />APSAPShttps://www.blogger.com/profile/05243427277154194603noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2653860858284950370.post-10402438822489575932009-11-25T01:09:31.370+00:002009-11-25T01:09:31.370+00:00Segundo o que consta, cada novo governador acresce...Segundo o que consta, cada novo governador acrescentava uma parte à obra sem entretanto terminá-la.<br /><br />Em 1720 houve uma mudança no<br />projeto original feita pelo então governador Aires de Saldanha de Albuquerque Coutinho Matos e Noronha que se inspirou no aqueduto<br />que então começava a se erguer em Lisboa.<br /><br />O término aconteceu em 1723 <br />mas em 1744 ele foi reconstruido<br />e inaugurado em 1750.<br /><br />O aqueduto, a partir de 1896 passou a ser utilizado como viaduto para os novos bondes de ferro da Companhia de Carris Urbanos, principal meio de acesso do centro aos altos do bairro de Santa Teresa, até os dias de hoje.<br /><br />A estrutura, em pedra argamassada, apresentava originalmente 270 metros de comprimento por 17,6 metros de altura. <br /><br />Em estilo românico, caiada, possui 42 arcos duplos e óculos na parte superior. Em sua construção foi empregada a mão-de-obra de escravos indígenas e africanos.<br /><br /><br />A coisa pública aqui no Brasil desde então, anda à passo de tartaruga, é dinheiro desviado<br />para o bolso dos políticos, são obras super faturados e o povo<br />que espere.<br />Um abraço!!!Marcia Farianoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2653860858284950370.post-87286710443578151772009-11-23T19:50:29.680+00:002009-11-23T19:50:29.680+00:00Cara Marcia Faria
Parece-me que já sei a que carr...Cara Marcia Faria<br /><br />Parece-me que já sei a que carro se refere. Deve ser um carro eléctrico amarelo que passa sobre um aqueduto. Observamo-lo aqui em Portugal, nas telenovelas filmadas no Rio de Janeiro. Só não sabia que o aqueduto era de (1602).<br /><br />Pelas datas que consegui comparar, o Aqueduto das Águas Livres de Lisboa a determinação para a sua construção, deu-se por alvará de 12de Maio de 1731 no reinado de D. João V.<br />É o Aqueduto mais importante no vale de Alcântara, com a sua monumental arcaria de 35 arcos, sendo 21 arcos externos de volta perfeita e os 14 centrais em ogiva.<br />A sua construção compreende os anos de 1732-1748 uma determinada fase. <br />O Aqueduto das Águas Livres de Lisboa conseguiu resistir ao terramoto de 1755.<br /><br />Um abraço<br />APSAPShttps://www.blogger.com/profile/05243427277154194603noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2653860858284950370.post-10036646435756297362009-11-19T19:47:19.876+00:002009-11-19T19:47:19.876+00:00No centro da cidade do Rio, no bairro de Santa Ter...No centro da cidade do Rio, no bairro de Santa Teresa,que fica em uma região mais alta chega-se lá de automóvel e também de ¨BONDE¨. <br /><br />Idêntico ao de Lisboa,esse carro é o único existente aqui no Rio.<br /><br />Em um trecho antes de chegar à Santa Teresa, ele passa sobre um aqueduto(1602)inspirado no Aqueduto das Águas Livres de Lisboa.<br /><br /><br />Um abraço!!!Marcia Farianoreply@blogger.com