



(CONTINUAÇÃO) - (RUAS COM NOMES DE PRESIDENTES DA REPÚBLICA [ V ] - «AVENIDA MARECHAL SPÍNOLA»
ANTÓNIO SPÍNOLA (1974)
A «AVENIDA MARECHAL ANTÓNIO SPÍNOLA» pertence a duas freguesias. Às freguesias de: «MARVILA» e «SÃO JOÃO DE BRITO». Tem início na «AVENIDA DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA» na confluência com a «AVENIDA ALMIRANTE GAGO COUTINHO» e finaliza na «AVENIDA INFANTE D. HENRIQUE». Por edital de 23.04.2004 este topónimo fica a perpetuar na nossa cidade de LISBOA o «MARECHAL ANTÓNIO SPÍNOLA».
«ANTÓNIO SEBASTIÃO RIBEIRO SPÍNOLA» filho de «ANTÓNIO SEBASTIÃO SPÍNOLA» e «MARIA GABRIELA ALVES RIBEIRO DE SPÍNOLA» ambos naturais da «MADEIRA». «ANTÓNIO SPÍNOLA» nasce a 11 de Abril de 1910 (no ano da implantação da República) na cidade de ESTREMOZ.
Entra no COLÉGIO MILITAR em 1920, no ano de 1928 segue a ESCOLA DO EXÉRCITO onde escolhe a arma de cavalaria. Em 1937, o então TENENTE SPÍNOLA faz a sua primeira passagem pela G.N.R.. Com cinquenta e um anos «SPÍNOLA» ocupa o posto de TENENTE-CORONEL à frente do «BATALHÃO DE CAVALARIA 345», constituído por cerca de 600 homens, SPÍNOLA parte para LUANDA em finais de Novembro de 1961.
No ano de 1968 toma posse como GOVERNADOR e COMANDANTE DAS FORÇAS ARMADAS DA GUINÉ e parte para BISSAU a 24 de Maio. A sua estratégica rapidamente dá os seus proveitos e, pouco mais de seis meses já se podia falar de pacificação em quase todo o território da GUINÉ.
Rejeitada uma terceira recondução no cargo, SPÍNOLA regressa à Metrópole no verão de 1973. Publica em Fevereiro de 1974 o seu livro «PORTUGAL E O FUTURO» onde defende que a solução para a guerra é política e não militar.
Em 24 de Abril de 1974 aparece o golpe de Militar, em que os capitães derrubam a "velha ditadura portuguesa". Assim, de 25 para 26 de Abril SPÍNOLA consegue reverter os acontecimentos a seu favor fazendo-se nomear presidente da recém constituída «JUNTA DE SALVAÇÃO NACIONAL». Ele é considerado, incontestavelmente, o homem forte do grupo. Cerca da uma hora e trinta minutos da madrugada, é SPÍNOLA quem, em voz pausada e profunda, lê na RTP a proclamação da JSN e anuncia o início de uma nova época. Estava a apenas um passo de se transformar no primeiro Presidente da República do período de transição.
«ANTÓNIO SPÍNOLA» toma posse como «PRESIDENTE DA REPÚBLICA» a 15 de Maio de 1974. O seu curto mandato presidencial de apenas cinco meses, é agitado e tenso. Morre com 86 anos a 13 de Agosto de 1996.
(CONTINUA) - (PRÓXIMO) - «RUAS COM NOMES DE PRESIDENTES DA REPÚBLICA [ VI ] - AVENIDA MARECHAL FRANCISCO COSTA GOMES».
Passo todos os dias nesta avenida, pelo menos duas vezes. Quando abriu, era conhecida como «prolongamento da estados unidos». Ainda não tinha dado por já ter direito a nome próprio, ainda por cima de marechal. :)
ResponderEliminarCaro Paulu
ResponderEliminarBem-vindo a este Blogue.
Em qualquer ocasião uma artéria poderá mudar a sua denominação, parcial ou total. A «AVENIDA DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA» (num tempo recuado) só chegava junto da «AVENIDA GAGO COUTINHO» (antiga AVENIDA DO AEROPORTO), o resto era paisagem. O seu prolongamento até à «AVENIDA INFANTE D. HENRIQUE» era longo, e em 2004 a «AV. DOS E.U.A.» foi reduzida, mas não desvalorizada.
Um abraço
APS