sábado, 10 de dezembro de 2016

BOAS FESTAS

«BOAS FESTAS»
 - Pensamentos positivos para 2017...


 - Recheadas de boas surpresas...
- Que DEUS ilumine as nossas vidas...

- Desejamos a todos os "BLOGUISTAS", amigos, visitantes e familiares, FELIZ NATAL e um BOM ANO NOVO de 2017.

- Aproxima-se o NATAL e, como sempre, fazemos uma pausa para meditar.

- Esperamos voltar no próximo ANO ( se DEUS quiser e nos der saúde).

- Voltaremos se a tanto nos ajudar o engenho e arte, na iluminação dos nossos propósitos.

- Entretanto vivamos esta feliz quadra com o verdadeiro espírito NATALÍCIO.

APS

sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

ÍNDICE DE ARTÉRIAS EDITADAS NESTE BLOGUE DURANTE O ANO DE 2016

«ÍNDICE DE RUAS EM 2016»
 ARTÉRIAS



ÍNDICE DE:AVENIDAS - LARGOS - PÁTIO - PRAÇA - RUAS e GENTE DE LISBOAALFACINHAS - GALEGOS - NEGROS AFRICANOS - SALOIOS e VARINAS

-- // --

FREGUESIAS

 FREGUESIAS
 FREGUESIAS
ÍNDICE POR FREGUESIAS: - AJUDA - AVENIDAS NOVAS - AREEIRO - ARROIOS - BENFICA - ESTRELA - LUMIAR - MARVILA - MISERICÓRDIA - PENHA DE FRANÇA - SANTA MARIA MAIOR - SANTO ANTÓNIO - SÃO DOMINGOS DE BENFICA.

Os ÍNDICES estão representados por ordem alfabética, em ARTÉRIAS e FREGUESIAS.

Foram tratados este ano - 2 AVENIDAS - 3 LARGOS - 1 PÁTIO - 1 PRAÇA e 18 RUAS, num TOTAL DE  96 publicações referentes a ARTÉRIAS DE LISBOA.


(PRÓXIMO) - «BOAS FESTAS».


quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

RUA LUÍS PIÇARRA [ II ]

«A RUA LUÍS PIÇARRA ( 2 )»
 Rua Luís Piçarra - (2016) - (A "RUA LUÍS PIÇARRA" vista na sua totalidade, estando em primeiro plano a  "RUA HELENA VAZ DA SILVA")  in   GOOGLE EARTH
 Rua Luís Piçarra - ( 1950 ) - ("LUÍS PIÇARRA" cantando "AMOR É LUME" com Orquestra de JOÃO NOBRE. Uma "romanza" da Ópera "SALUQUIA" de João Camilo, com musica de SILVA TAVARES.  Esta verdadeira área de ópera já na partitura original tão aguda, foi ainda subida dois tons, para a voz do grande tenor "Luís Piçarra", que a terminou com um magnifico agudo)  in  YOU TUBE
 Rua Luís Piçarra - (1949) (Compilação de 1996) - (Pertence ao disco da "CANÇÃO DO RIBATEJO" cantado por "LUÍS PIÇARRA" com letra do próprio e música de "JOÃO NOBRE". Foi lançada uma compilação da série "CARAVELA" da VALENTIM DE CARVALHO)  in    CUSTO JUSTO 
Rua Luís Piçarra - ( 1945) - Em SÃO PAULO durante uma "tournée" pelo BRASIL, ao lado de "LUÍS PIÇARRA" está CELESTE RODRIGUES e AMÁLIA RODRIGUES, que participaram no espectáculo e outros elementos da Companhia   in   PORTUGAL ATRAVÉS DO MUNDO


(CONTINUAÇÃO) - RUA LUÍS PIÇARRA [ II ]

«A RUA LUÍS PIÇARRA ( 2 )»


Sem ter abandonado a Rádio, estreou-se no TEATRO popular com a opereta "A LENDA DOS SER CRAVOS" de "WENCESLAU PINTO", no TEATRO DA TRINDADE,  depois em grandes êxitos como "O ZÉ DO TELHADO", "COVA DA MOURA", "CHAVE DO PARAÍSO" e "FIDALGO DA ROSA".
Desempenhou também os principais papeis em reposições de "JOÃO RATÃO" e "A ROSA CANTADEIRA", e várias operetas do reportório VIENENSE, como "A VIÚVA ALEGRE" de FRANZ LEHÁR e "OS SINOS DE CORNEVILLE" de ROBERT PLANQUETTE.

O público fixou-o e acarinhou-o, devido às suas interpretações radiofónicas que a Emissora Nacional difundia diariamente com bastante agrado.
No final da segunda grande guerra Mundial, em 1945, "LUÍS PIÇARRA" vai ao BRASIL, onde permanece durante cerca de dois anos, cantando nos principais teatros do RIO DE JANEIRO e de SÃO PAULO, bem como nas capitais de outros estados brasileiros e interpretando as mais diversas óperas e operetas. Teve particular brilho a representação de "A ROSA CANTADEIRA" (que permaneceu longos meses), ao lado de "AMÁLIA RODRIGUES", foi nesse período que conheceu vedetas como LANA TURNER e ORSON WELLES. Depois, encetou uma digressão pelos restantes países latino-americanos, que culminou no MÉXICO. 
Regressa depois ao BRASIL e daí a PORTUGAL.  Na EUROPA, realizou então uma segunda digressão a  ITÁLIA, SUIÇA, ALEMANHA OCIDENTAL, INGLATERRA (com diversas actuações para a BBC), BÉLGICA e HOLANDA. Dez dias após ter regressado a PORTUGAL, foi contratado para a primeira figura de uma COMPANHIA DE ÓPERA ITALIANA ( o TEATRO DI S. CARLO, di NÁPOLES, sendo o mais antigo Teatro da Europa  ano de 1737) e com ele partiu para uma temporada de representações na cidade do CAIRO (EGIPTO) a que se seguiu um ano de contracto como cantor exclusivo no "PALÁCIO REAL DO REI FARUK", (que falava português sem sotaque), concedeu-lhe o título de "BEY" ( o  equivalente a CONDE). 
É nessa época que RAUL FERRÃO lhe envia uma partitura que lhe chamou «COIMBRA» e que ele a transformou num sucesso mundial com o nome de "AVRIL AU PORTUGAL"
Do CAIRO partiu em digressão pelo MÉDIO ORIENTE, que incluíam representações  no CHIPRE, LÍBANO e SÍRIA. Regressou depois pela TURQUIA, GRÉCIA e ITÁLIA, até chegar de novo a PORTUGAL. Com a sua reputação já bastante cimentada no início de 1951, estreou-se em PARIS como protagonista da opereta "COLORADO", ao lado da actriz franco-portuguesa (IRENE COSTA), após ter sido seleccionado para tal lugar pela empresária alemã "GERMAINE ROGER MONTJOIE", que no ano anterior tinha assistido a uma representação sua a «SINFONIA PORTUGUESA».
A opereta esteve em cena mais de 10 anos e a IMPRENSA local colocava o seu nome com ("LOU PIZARRA") ao lado de "TINO ROSSI", "ANDRÉ DASSARY", "GEORGE GUETARY" e "LUÍS MARIANO".
"LUÍS PIÇARRA" passou a actuar duas vezes por dia na "RADIO DIFUSION FRANÇAISE", além de ser requisitado pelos melhores teatros da capital, (com um dos melhores salários do país, recebia cerca de 300 contos por mês, acrescidos de 10% sobre a receita da bilheteira).

(CONTINUA) - (PRÓXIMO-11.01.2017)«RUA LUÍS PIÇARRA[ III ]-A RUA LUÍS PIÇARRA( 3 )».

sábado, 3 de dezembro de 2016

RUA LUÍS PIÇARRA [ I ]

«A RUA LUÍS PIÇARRA( 1 )»
 Rua Luís Piçarra - (2016)  - (Panorama de parte da freguesia do "LUMIAR" onde se insere a "RUA LUÍS PIÇARRA", antiga Quinta da MUSGUEIRA)  in   GOOGLE EARTH
 Rua Luís Piçarra - (2016) - (A "RUA LUÍS PIÇARRA" vista de cima, na freguesia do LUMIAR no sítio do "ALTO DO LUMIAR")  in  GOOGLE EARTH
 Rua Luís Piçarra - (1945) - (Em 1945 LUÍS PIÇARRA parte para o BRASIL, onde inicia uma ascensão magnifica. Actua igualmente no famoso COLON de BUENOS AIRES. Interpretando várias Óperas e diversas Operetas)  in  PORTUGAL ATRAVÉS DO MUNDO 
Rua Luís Piçarra - ( 1940 ) - ("LUÍS PIÇARRA" é o interprete do HINO do "SPORT LISBOA e BENFICA", que  no seu Estádio quando a equipa entra, pode ouvir-se no sistema sonoro. A letra pertence a Manuel Paulino Gomes) (ABRE EM TAMANHO GRANDE)  in  BLOGUETOMAR


RUA LUÍS PIÇARRA [ I ]

«A RUA LUÍS PIÇARRA ( 1 )»

A «RUA LUÍS PIÇARRA" pertence à freguesia do «LUMIAR».
Começa na "RUA JOSÉ CARDOSO PIRES" e termina na "RUA HELENA VAZ DA SILVA", sendo-lhe convergente a "ALAMEDA DA MÚSICA" no seu lado esquerdo.


Por "EDITAL" Nº. 77/2003 fez saber que, por deliberação da C.M.L. foi aprovado por unanimidade na sua reunião de 26.11.2003, o arruamento acima indicado, sendo atribuído à "RUA 3.1" da MALHA 15 do ALTO DO LUMIAR, antes era o espaço da "QUINTA DA MUSGUEIRA", o topónimo de "RUA LUÍS PIÇARRA" - CANTOR - (1917-1999). Foi inaugurada no dia 1 de Outubro de 2004, juntamente com mais seis arruamentos com nomes de maestros, instrumentistas e cantores.
De seu nome completo; "LUÍS RAUL JANEIRO CAEIRO BARBOSA PIÇARRA VALDETERRAZO e RIBADANAYRA" nasceu em MOURA, no ALENTEJO a 23 de Junho de 1917, tendo falecido em LISBOA a 23 de Setembro de 1999. Embora mais conhecido por "LUÍS PIÇARRA". Filho de "LUIZ DA COSTA DE AGUILAR BARBOSA PIÇARRA e de D. LUÍSA MARIA CAEIRO, seu pai terá sido um grande proprietário, possuindo terras em MOURA e em CARCAVELOS. Seu avô materno "MANUEL CAEIRO GONZALES" descendia do irmão do 1.º MARQUÊS DE VALDETERRAZO, 1.º MINISTRO DE ESPANHA no período de (1840-1841).
Sua mãe era pianista, o avô tocava guitarra, talvez esta influencia terá atraído o jovem LUÍS para a música e em particular para o canto.
Ainda estudante de LICEU, frequentava os "COROS DA ÓPERA NACIONAL" e certo dia foi notado pelo maestro italiano "ALFREDO PODOVANI" que o terá aconselhado a seguir a arte do "BELO CANTO". No entanto, frequentou as faculdades de DIREITO (em COIMBRA) e de LETRAS, bem como a ESCOLA NACIONAL DE BELAS-ARTES (onde cursou ARQUITECTURA e ESCULTURA até ao 3º ano), fazendo esporadicamente algumas apresentações na "CASA DO ALENTEJO", com o igualmente jovem "NOBREGA E SOUSA" ao piano, antes de se decidir a envergar profissionalmente pelo canto, tendo já frequentado aulas de música na escola de "FERNANDO DE ALMEIDA" e aulas de canto com a professora "HERMÍNIA ALAGARIM" ( que no seu tempo havia conseguido tornar-se vedeta do TEATRO SCALA, em MILÃO). "LUÍS PIÇARRA" mais tarde seria discípulo do grande tenor "TITO SCHIPPA".

Possuidor de uma voz ímpar, com um timbre bastante melodioso, acrescido de boa extensão de agudos e de incontornáveis pianíssimos que o caracterizavam.
A sua estreia em público ocorreu numa récita do "BARBEIRO DE SEVILHA" de ROSSINI, dirigida pelo maestro "PEDRO BLANCH".
Numa crónica publicada no jornal "O SÉCULO", a propósito da estreia de "O BARBEIRO DE SEVILHA" escrevia "LUÍS DE FREITAS BRANCO" que: "temos em LUÍS PIÇARRA o interprete ideal  do "CONDE DE ALMAVIVA". ROSSINI teria encontrado no nosso compatriota a voz modelada e maleável com que sonhou ao escrever a difícil partitura".

Tinha começado então as suas actuações em festivais e saraus artísticos. Actuou em todas as estações de rádio existentes na época, e, mais tarde a EMISSORA NACIONAL contrata-o por três anos como tenor oficial, tendo nesse espaço de tempo efectuado cerca de 350 emissões em directo, acompanhado por todas as orquestras, e sob a direcção dos principais maestros portugueses da altura.

(CONTINUA)-(PRÓXIMO)«RUA LUÍS PIÇARRA [ II ] -A RUA LUÍS PIÇARRA ( 2 )».

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

O 1.º DE DEZEMBRO

«PRIMEIRO DE DEZEMBRO DE 2016»
 1.º de Dezembro de 2016 -  ( 2012) - Foto de  Graciano Coutinho ( Praça do Comércio anterior Terreiro do Paço, onde se desenrolou sensivelmente neste sítio os conflitos no Paço da Ribeira). in O POVO

A comemoração do 1.º de DEZEMBRO de 2016 ( dia que assinala a (RESTAURAÇÃO DA INDEPENDÊNCIA DE PORTUGAL). Destituindo o representante dos "HOBSBUGOS" e proclamando um REI português ( D. JOÃO IV ). Com a preciosa ajuda de cinquenta homens, 40 da Nobreza e os restantes do Clero e Militares. Quanto aos Nobres são também conhecidos por "OS QUARENTA CONJURADOS", por estarem envolvidos quarenta Brasões.

                                                                       --//--

Quero agradecer ao NOVO GOVERNO por atender às reivindicações dos anos transactos, e repor o feriado. 

                                                                              --//--

(PRÓXIMO)«RUA LUÍS PIÇARRA [ I ] A RUA LUÍS PIÇARRA( 1 )»