Travessa das Mercês, 36-38 - (1968) Foto Armando Serôdio (Palácio Perry de Linde) in AFML
Travessa das Mercês - (1959) Foto Arnaldo Madureira (Junta de Freguesia das Mercês) in AFML
Travessa das Mercês - (Início do século XX) Foto Joshua Benoliel (Capela das Mercês ou Nossa Senhora das Mercês - onde estava o túmulo do Marquês de Pombal) in AFML
Travessa das Mercês - [ s.d.] Foto Augusto de Jesus Fernandes in Arquivo Fotográfico Municipal de Lisboa
A TRAVESSA DAS MERCÊS pertence a duas freguesias. À freguesia da ENCARNAÇÃO os números 1 a 3 e 2 a 10, à freguesia de SANTA CATARINA dos números ímpares a partir do 5 e pares do 12 em diante.
Começa no número 1 da Rua da Atalaia e acaba no número 22 da Rua do Século.
Na Rua do Século abre-se à esquerda, a Travessa das Mercês, em cuja esquina existia a Ermida das Mercês.
Nessa Ermida foi baptizado, em 6 de Junho de 1699, Sebastião José de Carvalho e Melo, o célebre Marquês de Pombal, e aí estiveram os seus ossos, num túmulo completamente abandonado, durante perto de um século, até que os republicanos em 1923 fizeram a sua transladação para a Igreja da Memória, no Alto da Ajuda.
Sabemos que já no século XX, a Ermida das Mercês foi desmantelada, e no seu local foi erguido um belíssimo prédio onde está instalado no r/c um posto da polícia de Segurança Pública(PSP).
Do Palácio Perry de Linde temos conhecimento que a sua construção foi no século XVII, e a sua reconstrução no século XIX.
Na esquina para a rua Luz Soriano ficava nessa mesma Travessa o antigo cemitério das Mercês, onde foram sepultados Bocage (talentoso escritor e poeta, com direito a figurar no altar dos poetas portugueses) e Nicolau Tolentino. Aquando de umas obras que aí se fizeram em 1897, foram removidas todas as ossadas para os dois cemitérios da cidade.
Poderia por favor compartilhar fotos novas da travessa das Mercês no prédio que viveu o Marquês de Pombal?!
ResponderEliminarVamos para lá em abril mas as fotos do satélite são muitas antigas.
É o que podemos encontrar de bom neste lugar cheio de histórias.
Obrigada, Vania
Cara Vania Oliveira
ResponderEliminarObrigado pelas simpáticas palavras a este Blogue.
A informação que lhe foi prestada não corresponde à realidade.
Efectivamente na "TRAVESSA DAS MERCÊS" existia uma ERMIDA (hoje demolida) que fazia esquina com a RUA DO SÉCULO (antiga RUA FORMOSA), onde foi baptizado "SEBASTIÃO JOSÉ DE CARVALHO E MELO. Mais tarde aparecem registos de que as suas ossadas se encontravam depositadas nessa Ermida, num túmulo descoberto um século depois.
O "PALÁCIO DOS CARVALHOS" na "Rua do Século foi efectivamente a casa onde nasceu e residiu bastantes anos. A confirmar esta afirmação, existe uma placa na fachada do Palácio a indicar: que o futuro MARQUÊS, nasceu em 13 de Maio de 1699.
A ERMIDA foi demolida e no espaço foi construído um prédio de rendimento. Se lhe disseram que era a residência do "MARQUÊS" em tempos passados, não corresponde à verdade. As fotos da "TRAVESSA das Mercês" podem ser adquiridas na Google "STREET VIEW" que são as mais actualizadas.
Despeço-me com amizade
APS