«PALÁCIO DOS CONDES DE ÓBIDOS - CRUZ VERMELHA PORTUGUESA(1)»
O «PALÁCIO DOS CONDES DE ÓBIDOS» foi mandado construir no segundo quartel do século XVII, por «D. VASCO DE MASCARENHAS» 1º Conde de ÓBIDOS. Exerceu funções como «GOVERNADOR-GERAL DO BRASIL», «VICE-REI DO BRASIL» e «ALCAIDE-MOR DE ÓBIDOS».
Regressado ao reino em 1667 foi nomeado «ESTRIBEIRO-MOR» da Rainha «D. MARIA FRANCISCA ISABEL DE SABÓIA» (duas vezes rainha da Portugal), cargo que desempenhou até à sua morte em 1678.
Este Palácio foi construído sobre uma «ROCHA» ou «ROCHEDO» sobranceiro ao Rio TEJO, motivo pelo qual o sítio é chamado de «ROCHA CONDE DE ÓBIDOS». Hoje o Palácio fica a "olhar" lá de cima, para a «AVENIDA 24 DE JULHO».
A «SOCIEDADE PORTUGUESA DA CRUZ VERMELHA» adquiriu o Palácio em 1919 (por 65 contos), ao último proprietário do imóvel «D. PEDRO DE MELO D'ASSIS MASCARENHAS», 11º Conde de ÓBIDOS, 12º Conde de PALMA e 11º Conde do SABUGAL, nasceu a 05.08.1874 e faleceu solteiro a 10.09.1947.
Conforme a existência de uma escritura celebrada em 30 de Junho de 1919, feita no notário (ao tempo Tabelião) «ALFREDO MAY D'OLIVEIRA», na «RUA DOS SAPATEIROS» (Arco do Bandeira) número 104-1º em Lisboa, entre «D. PEDRO DE MELO» e o general «JOAQUIM JOSÉ MACHADO» como 8º Presidente da «CRUZ VERMELHA PORTUGUESA» em representação da Sociedade.
Transcrevemos do original a seguinte passagem: "Prédio urbano sito na Rua de S. Francisco de Paula, número 1 a 9, tornejando para o «JARDIM DAS ALBERTAS» para onde tem os números 1 a 3, freguesia de «SANTOS-O-VELHO», que constitui o «PALÁCIO DOS CONDES DE ÓBIDOS». Consta de casas nobres formando cave, rés-do-chão e em parte primeiro andar ao lado Sul, e rés-do-chão e em parte primeiro andar também ao lado Norte, pertencendo àquele lado o terreno da dita «ROCHA» e a Este um prédio com gradeamento e portões de ferro, (...) a Poente existe um edifício abarracado de garagem e quartos anexos com janelas que deitam para o pequeno logradouro ao Sul dele".
(CONTINUA) - (PRÓXIMO) - «AVENIDA 24 DE JULHO [ X ] - PALÁCIO DOS CONDES DE ÓBIDOS - CRUZ VERMELHA PORTUGUESA(2)»
Sem comentários:
Enviar um comentário
QUE OS ANJOS ME AJUDEM