Rua Vítor Cordon - (2010) Foto de autor não identificado (Antigo lugar da "CASA DO TESOURO" dos "DUQUES DE BRAGANÇA", foi o grandioso "HOTEL BRAGANÇA" e instalações comerciais da "C.R.G.E.") in SKYSCRAPERCITY
Rua Vítor Cordon - (196_) Foto de Armando Serôdio (Prédio da antiga "CASA DO TESOURO" e instalações da "C.R.G.E.") in AFML
Rua Vítor Cordon - (1949-04) Foto de Eduardo Portugal ("Cerca Fernandina" entre a "RUA VÍTOR CORDON" e a "RUA DO FERRAGIAL") in AFML
Rua Vítor Cordon - (início do séc. XX) Foto de autor não identificado (Fachada sul do "HOTEL BRAGANÇA" antiga "Casa do Tesouro" dos "Duques de Bragança") in TERESA MARQUES
Rua Vítor Cordon - (1889) ("HOTEL BRAGANÇA" na "RUA VÍTOR CORDON" número 45, antigo lugar da "CASA DO TESOURO" dos "DUQUES DE BRAGANÇA") in DELITO DE OPINIÃO
Rua Vítor Cordon - (1856) Foto de C.P.Symends (O "LARGO DO CORPO SANTO" no cimo vê-se a fachada do "HOTEL BRAGANÇA" que deitava para este Largo. Publicado no livro de Júlio Castilho-Volume VIII) in LISBOA ANTIGA - JÚLIO CASTILHO
(CONTINUAÇÃO) - RUA VÍTOR CORDON [ XII ]
«CASA DO TESOURO E HOTEL BRAGANÇA»
Na parte poente da actual «RUA VÍTOR CORDON»(antiga Rua do Ferragial de Cima), existiu no século XVIII um edifício chamado de «CASA DO TESOURO» pertença da «CASA DUCAL DE BRAGANÇA» que servia de arrecadação das preciosidades dos «DUQUES DE BRAGANÇA».
Esse edifício foi destruído juntamente com o "PAÇO DOS DUQUES" pelo terramoto de 1755. Toda a área envolvente ao "PAÇO" ficou bastante danificada, dando azo que na zona fossem aparecendo construídas algumas barracas de pessoas oriundas de diversos lugares, dando ao sítio um aspecto deprimente. No segundo quartel do século XIX, declarava a Câmara Municipal de Lisboa ter "empregado em vão todos os meios que estavam ao seu alcance, para se destruírem as ruínas do "TESOURO VELHO" e se estabelecer ali uma edificação regular" ( 1 ).
A «CASA DO TESOURO» ficava separada para sul dos "PAÇOS", quase à beira do escarpado do outeiro. No local que ocupava a «CASA DO TESOURO», foi construída em meados do século XIX, (depois do grande incêndio de 1 de Agosto de 1841 que ocorreu no "PALÁCIO DUCAL"), uma hospedaria de nome «HOSPEDARIA BRAGANÇA» e, mais tarde, daria lugar ao famoso «HOTEL BRAGANÇA».
Diz-nos o olisipógrafo «A.VIEIRA DA SILVA» quando se refere à «CERCA FERNANDINA DE LISBOA» que: "Parece que a muralha atravessava o chão do edifício do "TESOURO"(depois "HOTEL BRAGANÇA"), à beira do barrocal; mas é possível até em consequência da altura e disposição do terreno, que tivesse sido dispensada a construção do troço da muralha da cerca desde o "Postigo do Duque" até à esquina da "CASA DO TESOURO", ou que se tivesse aí levantado simplesmente um muro de vedação(...). O antigo "HOTEL BRAGANÇA" não assenta senão o seu cunhal sueste sobre a muralha; as suas paredes devem estar fundadas sobre o banco de rocha que constitui o outeiro. E acrescenta. Ao nascente do edifício do "HOTEL BRAGANÇA" existe um pequeno largo, no qual começa inferiormente a "Rua da Luta" (actual "RUA DOS DUQUES DE BRAGANÇA"), e a ele fica contíguo, da banda sul e ao mesmo nível, o terraço de cobertura do prédio que tem os números 22 e 24 da "RUA DO FERRAGIAL DE BAIXO" (actual "RUA DO FERRAGIAL)".
HOTEL BRAGANÇA
Falemos agora do «HOTEL BRAGANÇA» um dos melhores hotéis na época, privilegiado com uma vista para o TEJO e grande parte de LISBOA. O prédio na face meridional tem dois andares, com doze janelas em cada um, e varandas corridas. Por cima, outro andar de mezanimos ( 2 ) quadrados, e por cima os sótãos com uma espécie de terraço em volta, praticável, donde se goza o mais espantoso panorama. Para a antiga "RUA DO FERRAGIAL DE CIMA"(hoje RUA VÍTOR CORDON) (lado norte), tem os mesmos andares com onze janelas de peitos. A cada uma das suas fachadas, ocidental e oriental, dois andares com quatro e cinco janelas. A entrada é ao poente, pelo pátio gradeado junto ao jardim e topo da «RUA ANTÓNIO MARIA CARDOSO» (antiga "RUA DO TESOURO VELHO), tendo aí dois portões.
Pelo «HOTEL BRAGANÇA» passaram figuras da vida elegante de Portugal, bem assim como estrangeiros ilustres que visitaram LISBOA. Cabeças coroadas, príncipes, sábios, diplomatas, tudo se hospedou neste «HOTEL BRAGANÇA» durante o século XIX.
A rainha da Suécia, irmã de sua majestade imperial e duquesa de Bragança, também habitou este hotel, nos quartos dos Imperadores do Brasil. Também, S.A. o Sultão de Zanzibar, «SAID-BARGASH». A actriz francesa «SARAH BERNHARDT» em Abril de 1882, o rei «KALAKAWA»(Agosto de 1881) e toda a sua comitiva; os embaixadores do JAPÃO; «KRUGER», ex-presidente da República do Transvaal (África do Sul) em Abril de 1884 e outros destacados hospedes que tiveram a honra de neste hotel serem hospedados.
Desde 1915 neste edifício existiram os escritórios das «COMPANHIAS REUNIDAS DE GÁS E ELECTRICIDADE» (depois EDP), que sucederam ao famoso «HOTEL BRAGANÇA», na «RUA VÍTOR CORDON» número 45.
( 1 ) - Sinopse dos principais actos administrativos da C.M.L., em 1835, pág.12.
( 2 ) - Andar pouco elevado entre dois andares altos.
(CONTINUA) - (PRÓXIMO) -»RUA VÍTOR CORDON [ XIII ] -CONDES DE VILA FRANCA depois CONDES DE RIBEIRA GRANDE ( 1 ).
Caro Agostinho
ResponderEliminarO nome original deste hotel foi "Braganza Hotel".
Tomei a liberdade de lhe enviar um anúncio de 1903 e duas fotos para o seu e-mail.
Mais um excelente e aturado trabalho a que já nos habituou.
Um abraço
José Leite
Caro José Leite
ResponderEliminarAgradeço as suas palavras bem como as fotos enviadas.
Achei muito divertido o anúncio do "HOTEL" aos "preços moderados".
Quanto à originalidade do nome não consegui confirmar, atendendo que dois escritores, no século XIX o referenciaram como "HOTEL BRAGANÇA" ou "HOTEL DE BRAGANÇA". Um foi "EÇA DE QUEIROZ" em "OS MAIAS" o outro é "JÚLIO DE CASTILHO" na sua "LISBOIA ANTIGA-BAIRROS ORIENTAIS" Livro VIII.
Um abraço
APS
Olá, boa tarde!!
ResponderEliminarAntes de mais deixe-me dizer que gosto imenso do seu blog.
Venho cá muitas vezes porque acho muito interessante ficar a saber mais sobre a história das ruas que percorremos todos os dias, é muito informativo e didáctico.
E agora que estou a fazer um trabalho sobre este mesmo edifício, lembrei-me de vir aqui pesquisar alguma informação e gostei muito do que descobri.
O atelier onde trabalho está a fazer o projecto de recuperação e já temos muitos dados históricos e arqueológicos mas gostava de ter mais imagens antigas para juntarmos à história do edifício. Por isso, se tivesse mais alguma e se fosse possível dispensar, eu agradecia imenso.
Desde já muito obrigada!
Cara Carolina
ResponderEliminarAgradeço as suas amáveis palavras a este blogue.
Depreendi que o edifício se tratava do antigo "HOTEL BRAGANÇA".
Infelizmente não tenho mais fotos para a poder ajudar, o que lamento.
Muitas felicidades para o seu trabalho.
Despeço-me com amizade.
APS
Muito obrigada de qualquer maneira.
ResponderEliminarO próprio blog já é uma grande ajuda com a diversa informação que disponibiliza.
É sempre uma mais valia passar por cá.
Olá Carolina,
ResponderEliminarEstava a pesquisar sobre este Hotel, a propósito dos Maias, e lí que trabalha no atelier que está a recuperar o prédio. Vai voltar a ser hotel? Para quando o projecto? Obrigada!