quarta-feira, 29 de agosto de 2012

PRAÇA DO CHILE [ I ]

 Praça do Chile - (2012) - (Desenho adaptado da "Praça do Chile" e seu envolvente sem escala)-APS -LEGENDA - 1)-Colégio do Noviciado da Companhia de Jesus (Jesuítas) - 2)-Convento de Nossa Senhora da Imaculada Conceição - 3)-Hospital de Arroios - 4)-Antiga "Estrada de Sacavém (que iniciava no "Largo de Arroios" e seguia para Norte) - 5)-Praça do Chile - 6)-Igreja de São Jorge de Arroios - 7)-Palácio dos Senhores de PANCAS - 8)-Largo de Arroios - 9)-Cruzeiro de Arroios - 10)-Chafariz de Arroios - 11)-Palácio do Conde da Guarda - 12)-Mercado de Arroios.  
 Praça do Chile - (2011) - Foto de Maria Antónia (Estátua de "Fernão de Magalhães" uma obra oferecida a Portugal pelo Governo do CHILE) in AMOR ÚNICO
 Praça do Chile - (ant. a 1950) Foto de Judah Benoliel (A "Praça do Chile" já com o "NEPTUNO". A estátua é de 1771, anteriormente fazia parte do chafariz no "Largo do Chiado", esteve neste local até 1950 e foi nesse ano transferido para o "Largo da Estefânia", é uma obra do grande escultor "Machado de Castro" 1731-1822). in AFML
 Praça do Chile - (ant. 1950) Foto de Judah Benoliel (Estátua do "Neptuno" na "Praça do Chile" anterior a 1950) in AFML
Praça do Chile - (1942) Foto de autor não identificado (A modernização da "Praça do Chile" com o seu Lago (ainda não existia o Neptuno). Em frente na parte de cima, podemos ver a "Penha de França" com a sua Igreja). in SKYSCRAPERCITY

PRAÇA DO CHILE [ I ]

«A PRAÇA DO CHILE»

A «PRAÇA DO CHILE» pertence à freguesia de «SÃO JORGE DE ARROIOS». Está situada entre a «RUA MORAIS SOARES» e «RUA ANTÓNIO PEREIRA CARRILHO» (ambas, um troço da antiga Estrada da Circunvalação) e cortando na parte mais a norte a «AVENIDA ALMIRANTE REIS» (antiga Avenida Dona Amélia).
Foi atribuído o nome a esta "PRAÇA" em Sessão de Câmara de 25 de Outubro de 1928 por proposta do então vereador senhor «QUIRINO DA FONSECA», conforme consta das actas da edilidade. "Senhor Presidente apresento a seguinte proposta: Estando a ultimar-se a "ROTUNDA" onde actualmente chega a «AVENIDA ALMIRANTE REIS», tenho a honra de propor que, em homenagem à República Sul Americana do CHILE, essa Rotunda seja denominada "PRAÇA DO CHILE". Lida na mesa, foi admitida e aprovada a proposta do sr. "QUIRINO DA FONSECA" (...) sendo aprovada por unanimidade. [Paula Machado].
A «RUA MORAIS SOARES» anteriormente (1916) "RUA DO CONSELHEIRO MORAIS SOARES" representa um troço da antiga «ESTRADA DA CIRCUNVALAÇÃO DE LISBOA» que percorria a cintura exterior de LISBOA da «CRUZ DA PEDRA» até «ALCÂNTARA», atravessando também, o sítio onde mais tarde a nossa «PRAÇA DO CHILE» iria aparecer, e continuava o seu caminho pela «RUA ANTÓNIO PEREIRA CARRILHO» em direcção a "Alcântara".
A «PRAÇA DO CHILE» foi estruturada em "ROTUNDA" num cruzamento de ruas, no centro da «AVENIDA ALMIRANTE REIS» mas não lhe cortando a sua passagem para o «AREEIRO». As outras duas ruas faziam parte do troço da «ESTRADA DA CIRCUNVALAÇÃO» de 1852 (que já nos referimos). Nessa ligação com a «PRAÇA DO CHILE» as duas ruas tinham inicialmente no seu topónimo o nome de "Conselheiro", o que terá caído porque no início da 1ª República o nome de "Conselheiro" fazia lembrar os senhores da Monarquia. Por essa razão, não gostavam deste atributo representado nas novas ruas de Lisboa.
A estátua de «NEPTUNO» que inicialmente preencheu o "LAGO" da «PRAÇA DO CHILE» até 1950, é uma obra do mestre escultor «MACHADO CASTRO», foi muito viajada pela cidade de LISBOA. Sem pretender esgotar os locais da sua permanência, diga-se que este "senhor das águas" já esteve no «LARGO DO CHIADO», na «MÃE DE ÁGUA», no «MUSEU DO CARMO», no «DEPÓSITO DE ÁGUA DOS BARBADINHOS», na «PRAÇA DO CHILE», encontrando-se actualmente no «LARGO DE DONA ESTEFÂNIA».
Presentemente no centro desta "PRAÇA" (embora já não apresente a sua configuração inicial de "Lago") encontra-se erigido a Estátua de «FERNÃO DE MAGALHÃES», oferecida pela «REPÚBLICA DO CHILE», sendo idêntica à estátua que se encontra em «PUNTA ARENAS», na «REPÚBLICA DO CHILE», tendo o monumento sido inaugurado no ano de 1951.
No passado a «PRAÇA DO CHILE» foi um terminal das ligações de carros eléctricos da carris, (chapa 17-Belém-Praça do Chile).   Uns descendo a «MORAIS SOARES» ou a caminho do «ALTO DE S. JOÃO», dirigindo-se até ao «POÇO DO BISPO» (a chapa 27-Campolide-Poço do Bispo). Da «RUA ANTÓNIO PEREIRA CARRILHO» seguiam os eléctricos para o «ARCO DO CEGO» e na parte Norte da «AVENIDA ALMIRANTE REIS» passavam por esta PRAÇA os eléctricos vindos do «AREEIRO»(A chapa 8-Martim Moniz-Areeiro). Uns continuaram, muitos foram suprimidos, outros substituídos pelos autocarros.
Presentemente esta PRAÇA DO CHILE é servida pela estação de METROPOLITANO de «ARROIOS», designadamente pela sua linha VERDE.

(CONTINUA» - (PRÓXIMO) - «PRAÇA DO CHILE [ II ] - O SÍTIO DE ARROIOS»

4 comentários:

  1. Já agora, completo a lista de carreiras de eléctricos que passaram pela Praça do Chile (de forma reduzida, no que toca às suas variadas versões):
    1 - Praça do Chile-Benfica (de 1960 a 1973)
    8 - M.Moniz-Areeiro (até cerca de 1970, quando se iniciaram as obras de prolongamento do ML até Alvalade)
    13 - Praça do Chile-Carnide (de 1960 a 1973)
    17 - Belém-Praça do Chile (mas com bandeira A.REIS), prolongada em 1973 ao Alto de São João
    17A - Pr. Comércio-Alto de São João, renumerada como 6, em meados nos anos 1960 e extinta em 1973 por fusão com a 17
    21 (anteriormente 24A) - S.Sebastião - Rua da Alfândega (até 1974, ano em que se fundiu com a 24)
    23 - Rua da Alfândega - P. Chile (entre 1991 e 1992)
    24 - Carmo-P.Chile até 1974, depois até à Rua da Alfândega e a partir de 1991 apenas até ao Alto S. João
    27 - Campolide - P. Bispo

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  2. Caro Ricardo Moreira
    Obrigado pelo complemento, é sempre uma mais-valia ao artigo.
    Sei que o amigo é especialista em transportes rodoviários, e faz sempre sentido, tornar o trabalho mais esclarecedor. Eu tenho um pequeno livro de "João de Azevedo"-Lisboa 125 anos sobre carris, que por vezes me tira algumas dúvidas.
    Um abraço
    APS

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  3. Agradeço as suas palavras, mas não sou nenhum especialista nesta área, apenas sou um curioso que vai lendo algumas coisas aqui e ali, tal como esse livro de que fala.
    Aproveito para deixar dois links de outros tantos sites/blogs dedicados a este tema dos transportes lisboetas, ambos da autoria de Luís Cruz-Filipe e que são, a meu ver, o mais completo tratado sobre a História das carreiras da Carris:

    http://historiaccfl.webatu.com/
    http://historiaccfl.blogspot.pt/

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