quarta-feira, 20 de julho de 2016

RUA DE SANTOS-O-VELHO [ V ]

«"PALÁCIO DE SANTOS" OU "PALÁCIO DE ABRANTES"»
 Rua de Santos-o-Velho - (2016) - (Um aspecto da "RUA DE SANTOS-O-VELHO" no seu final e junto da Igreja Paroquial)  in  GOOGLE EARTH
 Rua de Santos-o-Velho - (2016) - (Início da "RUA DE SANTOS-O-VELHO" na sua frente a "CALÇADA MARQUÊS DE ABRANTES"  e, um pouco mais para a esquerda, o final da "RUA DA ESPERANÇA" e mais à esquerda o início da "RUA DAS TRINAS")  in  GOOGLE EARTH
 Rua de Santos-o-Velho - (2016) - ( A "RUA DE SANTOS-O-VELHO" quase no final, ladeada na esquerda pela vedação da sua Paroquia)  in  GOOGLE EARTH
 Rua de Santos-o-Velho - (1969) Foto de João Hermes Cordeiro Goulart - (A "RUA DE SANTOS-O-VELHO", esquina da "TRAVESSA DE SANTOS" nos anos sessenta do século passado)  in  AML
Rua de Santos-o-Velho - (2004) - (O Painel de Azulejos que pertenceu ao antigo Palácio dos Condes de Tentugal, no Largo de Santiago em Lisboa. Foi adquirido pelo Marquês de Sousa Holstein, para a Real Academia de Belas Artes. Esteve exposto desde 1903 na entrada principal do MUSEU NACIONAL DE ARTE ANTIGA. Hoje encontra-se no MUSEU NACIONAL DO AZULEJO na zona de (XABREGAS). (A imagem que reproduzimos podemos ver a zona de Santos e nomeadamente a Igreja de Santos-o-Velho nessa época) in   LISBOA ANTES DO TERRAMOTO


(CONTINUAÇÃO) - RUA DE SANTOS-O-VELHO [ V ]

«"PALÁCIO DE SANTOS" OU "PALÁCIO DE ABRANTES»

Será durante a segunda metade do século XVII e a primeira do século XVIII que os "LENCASTRES", primeiro "JOSÉ LUÍS" (1639-1687), neto de "FRANCISCO LUÍS" e depois o seu irmão LUÍS (1644-1704) e o seu filho, PEDRO(1697-1752) que confiaram a "JOÃO ANTUNES" o cuidado de dotar o "PALÁCIO" dos mais notáveis embelezamentos (Capela e Sacristia, Sala das Porcelanas).
Este período coincide também com o aumento do "PALÁCIO", os Salões grandes que se abrem a Leste para um pequeno Jardim e a fachada para a RUA. É no período em que habita "DOM JOSÉ LUÍS", possuidor de uma das grandes fortunas portuguesas, que o PALÁCIO deve a iniciativa destas grandes obras.
Não é por acaso que os "BRASÕES DOS LENCASTRES" e dos "VILHENA" estão representados na capela, por cima das duas portas, de um lado e do outro do altar e as que se encontram, lado a lado, sobre a "ESTELA FUNERÁRIA" do casal na "IGREJA DE SANTOS-O-VELHO", (as grandes obras desta Igreja, foram realizadas na mesma época por "JOÃO ANTUNES").
Os "LENCASTRES" eram também grandes apreciadores de obras de arte. O Inventário elaborado em 1704, por ocasião da morte de "LUÍS", dá uma ideia da riqueza das suas colecções pela descrição de inúmeras porcelanas da CHINA ( de cujo  tecto da sala das porcelanas é o derradeiro testemunho), as tapeçarias, as pinturas de numerosos mestres.

"PEDRO DE LENCASTRE" casa com "MARIA SOFIA DE LORENA" no ano de 1711. "LORENA", filha do primeiro "MARQUÊS DE ABRANTES", "RODRIGO DE SÁ MENEZES", homem de ESTADO, Embaixador reputado e também Arquitecto e desenhador de talento. Apreciador de ARTE, protege numerosos artistas, como "FRANCISCO PAES", pintor ornamentista que contribuiu, assim, para a decoração do PALÁCIO do genro do seu protector.

Entretanto a 1 de NOVEMBRO de 1755 deu-se o terrível Terramoto, seguido de uma tempestade que destruiu a baixa de LISBOA. Não se sabe exactamente quais foram os prejuízos causados no PALÁCIO mas esta parte da cidade que, naquela época estava afastada do centro de LISBOA, foi relativamente poupada.  Os arquivos deixam entender que um grande número de familiares dos "LENCASTRES" foram, naquela altura, acolhidos no PALÁCIO.
Com a morte da 2ª DUQUESA DE ABRANTES, o título passa definitivamente para os "LENCASTRES" no ano de 1780: "PEDRO" (1762-1828) torna-se o 3.º MARQUÊS DE ABRANTES. É a razão pela qual o "PALÁCIO DE SANTOS" passa também a ser conhecido pelo "PALÁCIO DE ABRANTES".
"PEDRO DE LENCASTRE" empreendeu grandes obras, particularmente as da decoração dos dois salões pelo pintor "PEDRO ALEXANDRINO DE CARVALHO".

(CONTINUA)-(PRÓXIMO)«RUA DE SANTOS-O-VELHO[ VI ]-PALÁCIO ABRANTES A EMBAIXADA DE FRANÇA»    

Sem comentários:

Enviar um comentário

QUE OS ANJOS ME AJUDEM