Largo da Ajuda - (2016) - ( O "LARGO DA AJUDA", ao fundo, o "PALÁCIO NACIONAL DA AJUDA" e no lado esquerdo a estátua do REI DOM CARLOS I) in GOOGLE EARTH
Largo da Ajuda - (2012) Foto gentilmente cedida por GLÓRIA ISHIZAKA - "SALA DE BILHAR" do PALÁCIO DA AJUDA. O Rei D. Luís era grande frequentador desta sala, instalada no andar superior) in CLIC PORTUGAL
Largo da Ajuda - ( 2012 ) - Foto gentilmente cedida por GLÓRIA ISHIZAKA - (A "SALINHA CHINESA" do Palácio da Ajuda, era a primeira Sala por onde passavam os convidados. Aspecto de um BIOMBO Chinês) in CLIC PORTUGAL
Largo da Ajuda - (2012) - Foto gentilmente cedida por GLÓRIA ISHIZAKA - (Pormenor do "Contador Chinês" e "jarras Chinesas na "SALINHA CHINESA" do "PALÁCIO NACIONAL DA AJUDA") in CLIC PORTUGAL
Largo da Ajuda - (2012) - Foto gentilmente cedida por GLÓRIA ISHJZAKA - (Palácio da Ajuda " SALA DE JANTAR" onde desde 1886, a Rainha " DONA MARIA PIA DE SABÓIA"gostava de jantar) in CLIC PORTUGAL
Largo da Ajuda - (c. 1952) Foto de António Passaporte - "PALÁCIO NACIONAL DA AJUDA", "SALA DO CORPO DIPLOMÁTICO" (Postal). in AML
(CONTINUAÇÃO)- LARGO DA AJUDA [ X I ]
«PALÁCIO DA AJUDA SUA ARQUITECTURA E DECORAÇÃO(3)»
No vestíbulo, situam-se os acessos ao PALÁCIO, à BIBLIOTECA e à GALERIA DE EXPOSIÇÕES, através de escadas de cantaria e de arcos de volta perfeita. O pátio, bastante amplo e com pavimento em calçada portuguesa, tem duas alas (NORTE e SUL) regulares com quatro pisos. O inferior e o mezanino revestido a silharia fendida, surgindo os demais divididos em 13 panos por pilastras toscano-jónicas. No piso inferior, rasga-se um portal central em arco de volta perfeita, flanqueado por amplas janelas rectilíneas, encimadas por janelas quadrangulares; nos pisos superiores, janelas de varandim com moldura simples e remate em cornija, com guarda balaustrada, encimada por janelas de peitoril com molduras recortadas.
A ala SUL possuí, no lado direito, uma segunda porta de verga recta, de acesso a serviços da Direcção Geral.
INTERIOR composto por alas de salas intercomunicantes, com corredor central, onde se situam as escadas e elevadores.
Na zona do PALÁCIO, surge, um piso inferior, uma sucessão de salas museulizadas, iniciando-se por um lanço de escadas ladeadas por dois nichos, onde surgem duas esculturas a representar a JUSTIÇA e a PRUDÊNCIA, que ligam à SALA DOS ARCHEIROS.
Sucede-se a pequena SALA DO PORTEIRO DA CANA, a SALA DAS TAPEÇARIAS ESPANHOLAS, ANTE CÂMARA DA SALA DO DESPACHO também denominada, SALA DO RETRATO DE DOM CARLOS ou SALA DE DOM SEBASTIÃO. A SALA DO DESPACHO, a SALA DOS CONTADORES, também denominada, SALA DA TALHA ou SALA DAS CÓMODAS. A SALA DE MÚSICA, possui tecto rectilínio pintado em tons de sépia, Branco Dourado, com oito medalhões a representar as armas de PORTUGAL, as dos DUQUES DE BRAGANÇA e as cruzes das ORDENS MILITARES.
O QUARTO DO REI DOM LUÍS, é percorrido por lambrim de madeira almofadada, pintada de branco e dourado. A ANTECÂMARA DO QUARTO REAL apresenta lambrim pintado, encimado por friso ornado por elementos fitomórficos enrolados, que centram vasos da flores. A SALA AZUL, o GABINETE DE CARVALHO é a sala anexa, que serve de sala de fumo. O JARDIM DE INVERNO, a SALA SAXE que tem as paredes forradas a seda. A SALA VERDE revestida a seda verde, com tecto pintado de branco. A SALA COR DE ROSA, o QUARTO DA RAINHA, a CASA DE JANTAR DA RAINHA encontra-se totalmente revestida a talha em branco. A SALA DE BILHAR, ATELIER DE PINTURA DO REI, com várias obras do Rei DOM CARLOS I.
A BIBLIOTECA, SALA DE TRABALHO DO REI, a SALA DAS INICIAIS L.M. de "LUIS I e de MARIA PIA". A SALA CHINESA, SALA IMPÉRIO, SALA DO RETRATO DA RAINHA, SALA DOS GOBELINS, SALA DO CORPO DIPLOMÁTICO, a SALA DO TRONO, a SALA DE BAILE está anexa à anterior com as paredes forradas a seda vermelha. A SALA DA SEIA apresenta uma cena alegórica que presta tributo a DOM JOÃO VI.
Este edifício neoclássico da primeira metade do século XIX, foi residência oficial da família real portuguesa e de uma forma continuada a partir do reinado de DOM LUÍS (1861-1889) ao final da Monarquia, em 1910.
Após 1862 com a rainha DONA MARIA PIA DE SABÓIA (1847-1911), o PALÁCIO terá ganho mais vida renovada.
A disposição e decoração das SALAS que ainda hoje se mantém, a cargo do Arquitecto JOAQUIM POSSIDÓNIO DA SILVA(1806-1936), acompanhou as normas de conforto e higiene características da segunda metade de oitocentos.
Em 1910, instalada a REPÚBLICA e exilada a família Real, encerrou-se o PALÁCIO.
Aberto ao público como MUSEU em 1968, o PALÁCIO conserva ainda hoje a disposição e decoração dos aposentos tipicamente oitocentistas.
(CONTINUA)-(PRÓXIMO)«LARGO DA AJUDA [ XII ] EPISÓDIOS DE BASTIDORES NO PALÁCIO DA AJUDA».
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