Rua da Triste Feia, 8 a 22 [s.d.] Foto Augusto de Jesus Fernandes in Arquivo Fotográfico Municipal de Lisboa
A RUA DA TRISTE FEIA , pertence à freguesia dos PRAZERES. Começa no Largo junto à Estação de Alcântara-Terra e termina na Rua da Costa.
Não temos conhecimento da data de atribuição do nome desta rua.
Diz a tradição que ali moravam três irmãs. Duas normais, enquanto que a terceira tinha feições tão pouco agradáveis à vista dos rapazes que os que passavam fugiam comentando: «que focinho de porca», ou ainda «que medonha seresma».
A simpatia não correspondia à beleza e a moça, apesar de ter ficado sozinha na vida, travou amizades. Estava sempre sentada à porta, numa melancolia doente.
Depois de morrer, ninguém a esqueceu e o sítio ficou conhecido pelos seus atributos.
Agora pode ir lá ao restaurante 10 d'alcântara com cozinha tradicional portuguesa e massas. Quem lá foi recomenda vieiras de entrada e tarte de maça à sobremesa.
ResponderEliminarE assim fiquei a conhecer mais uma rua de Lisboa...
Ainda bem que existe actualmente o «10 d'ALCÂNTARA», faz decerto a RUA mais alegre!
ResponderEliminarUm abraço
APS
Eu devo ser a "reencarnação" dessa pessoa. Quando vi o nome dessa rua revi-me nela... :(
ResponderEliminarA beleza não anda de mãos dadas com a atitude!
ResponderEliminarCumpts
APS
Hoje parece uma rua quase abandonada, há setenta e tal anos era bem divertida, muitas crianças que nos santos populares faziam fogueiras, marchas, sei lá mais o quê, jogávamos na rua,brincávamos todos juntos, era uma maravilha.A tia Claudina, já bem velhinha, ainda dizia que tinha conhecido as irmãs.
ResponderEliminarFico satisfeito em saber que esta RUA era alegre nos anos 30 do século passado.
ResponderEliminarFinalmente não é uma lenda a "TRISTE FEIA", ela existiu mesmo e a "D. Claudina" bem o podia testemunhar.
Obrigado!
APS
Para além do restaurante mencionado em cima existem mais dois "Flor de Alcântara" do Zé e o "Nosso Amigo" do Toni. Come-se bem e barato.
ResponderEliminar