Rua Luz Soriano - (2006) - Foto de Brian J. McMorrow (Um troço da Rua Luz Soriano) in BRIAN McMORROW
Rua Luz Soriano - (Século XIX) - (Simão José de Luz Soriano, sensivelmente na década de 80) in MOÇÂMEDES
(CONTINUAÇÃO)
RUA LUZ SORIANO [ III ]
«SIMÃO JOSÉ DE LUZ SORIANO (3)»
De facto, depois de se notabilizar na colonização de «MOÇÂMEDES», foi deputado por Angola e vogal do Conselho Ultramarino.
A acção de «LUZ SORIANO» em «MOÇÂMEDES» foi preponderante. Embora a sua simples condição de chefe duma Repartição do Estado, expôs ao Ministro «VISCONDE DE CASTRO» a necessidade de se fundar em «MOÇÂMEDES», no Sul de ANGOLA, uma colónia agrícola. O seu empenho junto do Ministro foi tanto, que este colocou a seu cargo a colonização do Distrito.
Foi «LUZ SORIANO» que indicou ao Ministro o nome do capitão-tenente «ANTÓNIO SÉRGIO DE SOUSA» para primeiro Governador de «MOÇÂMEDES», tendo coordenado e redigido as instruções por que se havia de regular o Governador.
Mas, entretanto, muito escreveu este homem! Aproveitou excelentemente a longa vida que Deus lhe deu (morreu à beira dos 90 anos) e, especialmente depois de se reformar, deixou em múltiplos volumes a documentação hoje indispensável à reconstituição do período da guerra civil em Portugal.
Para se ter uma ideia do empreendimento, bastará dizer que a «HISTÓRIA DA GUERRA CIVIL», (1866-1890) e do estabelecimento do Governo Parlamentar em Portugal, encheu ele 17 Volumes.
Escreveu também sobre «O CERCO DO PORTO» 2 Volumes (1846-1849); a «VIDA DO MARQUÊS DE SÁ DA BANDEIRA» 2 Volumes (1887-1888) e uma «HISTÓRIA DO REINADO DE D. JOSÉ» e da administração do seu Ministro o «MARQUÊS DE POMBAL» em 2 Volumes (1867), entrou em polémicas, dissertou sobre teorias políticas, foi memorialista... Sozinho, enche uma biblioteca.
Um outro aspecto raro deste homem multifacetado foi a maneira como amealhou grande fortuna. Vivendo com economia rígida ele, que nascera pobre, acabou por juntar vastos capitais, dos quais fez legados importantes.
(CONTINUA) - (PRÓXIMO) - «RUA LUZ SORIANO [IV] - SIMÃO JOSÉ DE LUZ SORIANO (4)»
Como é possível passar em claro este homem nas aulas que se dão na escola? Eu nunca tinha ouvido falar dele, uma pena sem dúvida.
ResponderEliminarCaro Duende
ResponderEliminarÉ verdade!
Existem na nossa história mais homens como este, que não são divulgados.
Na próxima publicação vai ficar mais admirado quanto à generosidade de LUZ SORIANO.
Um abraço
APS