Travessa André Valente - (2009) -Foto de BARRAGON ("Calçada do Combro" à direita a entrada para a "TRAVESSA ANDRÉ VALENTE" e para o "PARQUE DE ESTACIONAMENTO da C.C.", no antigo local do "PALÁCIO DE ANDRÉ VALENTE") in PANORAMIO
Travessa André Valente - (2007) (Panorama da "Travessa André Valente" e o "Parque de Estacionamento da Calçada do Combro", antigo local do "Palácio de André Valente") in GOOGLE EARTH
Travessa André Valente - (2005) - (Projecto da "APPLETON e DOMINGOS ARQUITECTOS, LDA.", corte transversal à fachada principal do "SILO AUTOMÓVEL DO COMBRO" in ESTACIONAMENTO INTENSIVO EM MALHAS HISTÓRICAS CONSOLIDADAS Travessa André Valente - (2005) (Projecto da "APPLETON e Domingos Arquitectos, LDA.", alçado sul do "SILO AUTOMÓVEL DO COMBRO" e "Capela da Ascensão de Cristo") in ESTACIONAMENTO INTENSIVO EM MALHAS HISTÓRICAS CONSOLIDADAS
(CONTINUAÇÃO) - TRAVESSA ANDRÉ VALENTE [ IV ]
«O SILO AUTOMÓVEL DA CALÇADA DO COMBRO (2)»
«O SILO AUTOMÓVEL DA CALÇADA DO COMBRO (2)»
Este «SILO AUTOMÓVEL» foi construído para a «EMEL-Empresa Pública Municipal de Estacionamento de Lisboa, S.A.», tendo inicio em Dezembro de 2003, com uma provisão final para Janeiro de 2005. A designação da obra representa a concepção e construção de um "PARQUE DE ESTACIONAMENTO EM ALTURA" na «CALÇADA DO COMBRO» esquina para a «TRAVESSA ANDRÉ VALENTE». A construção do estacionamento em altura representa cinco pisos enterrados e sete acima do solo. A sua estrutura em betão armado, com paredes tipo "muro de Berlim", laje contínua tipo helicoide. Com instalações eléctricas e de segurança, detecção e combate a incêndios, sistemas de pagamento automático, elevador e posto de transformação. O valor desta obra estava orçado para cerca de três milhões e setecentos mil Euros. Contíguo a este "SILO" no sentido da «CALÇADA DO COMBRO», encontramos a «ERMIDA DA ASCENSÃO DE CRISTO», (reconstruída no século XVII) e um pouco mais abaixo a «IGREJA DOS PAULISTAS ou de SANTA CATARINA», que já nos referimos em Janeiro de 2008.
Retomando a dissertação da senhora «D. MARTA DE ABREU FREIRE PACHECO BANDEIRA», sobre o tema «ESTACIONAMENTO INTENSIVO EM MALHAS HISTÓRICAS CONSOLIDADAS», podemos acrescentar: "(...) A fachada do "SILO" orientada para a movimentada «CALÇADA DO COMBRO» é constituída por um alinhamento de elementos verticais (lâminas), de largura variável e profundidade constante, cuja frente é revestida a azulejo artesanal azul e brilhante. A variação de ritmo e a espessura das lâminas fazem com que a fachada opaca, quando vista de lado se torne transparente de frente e no centro, permitindo a visão na rampa helicoidal.(...) De manhã a ao entardecer torna-se acobreado e reverberante. À noite é quase branca. Em dias de chuva é cinzenta e em dias de sol é azul ( 1 ). As restantes fachadas secundarizam-se perante tal diversidade. É o caso da fachada orientada para a «TRAVESSA ANDRÉ VALENTE» que por questões de segurança relativas à distância aos edifícios próximos, é intencionalmente cega.(...) O piso tipo abaixo do solo é totalmente ocupado com estacionamento semelhante ao acima do solo, com lugares e dimensões identicas.(...) A exaustão e admissão de ar são feitas através de condutas ligadas respectivamente à cobertura e à fachada da «TRAVESSA ANDRÉ VALENTE». (...) Algumas ideias iniciais da proposta acabaram por não se concretizar. É o caso da colocação de trepadeiras na cobertura, responsáveis por cobrir a fachada da «TRAVESSA ANDRÉ VALENTE», (...) também a construção do café/bar no último piso nunca chegou a ser realizada. Outras intenções projectuais, alguns meses após a inauguração, acabariam também por não vingar. A entrada de veículos pela «CALÇADA DO COMBRO» para além de congestionar o transito de entrada, dificultava a saída de veículos que só acontecia neste local. Assim sendo passou a funcionar unicamente a entrada pela «TRAVESSA ANDRÉ VALENTE». (...) Esta decisão diminuiu o número total de lugares disponíveis, passando de 250 para 233 onde 173 dos quais são reservados a residentes e comerciantes das freguesias de «SANTA CATARINA», «ENCARNAÇÃO», «S. PAULO» e «MERCÊS», e 60 para estacionamento de rotação. (...) Sendo o primeiro SILO automóvel a construir no «CENTRO HISTÓRICO DE LISBOA», (...) destaca-se pela discreta concepção de uma fachada que desvendada parcialmente a sua utilidade, vai adaptando-se suavemente à envolvente.
- ( 1 ) - APPLETON, João, Domingos, Isabel - op.cit.p.44
(CONTINUA) - (PRÓXIMO) -«TRAVESSA ANDRÉ VALENTE [ V ] - CASA ONDE FALECEU BOCAGE».
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