Jardim Guerra Junqueiro - (2011) Foto de Filipe Amorim (Uma vista do interior do "JARDIM DA ESTRELA" para a sua entrada principal, ao fundo podemos ver a "BASÍLICA DA ESTRELA"). in PASSEIOS (cá dentro)
Jardim Guerra Junqueiro - (2007) (Vista Panorâmica do "JARDIM DA ESTRELA", na freguesia da "ESTRELA") in GOOGLE EARTH
Jardim Guerra Junqueiro - (2014) - (Entrada principal do "JARDIM DA ESTRELA" vista da "PRAÇA DA ESTRELA" já ao entardecer) in GOOGLE EARTH
Jardim Guerra Junqueiro - (1938) - Foto de Eduardo Portugal (Lago do "JARDIM DA ESTRELA" e estátua da "A GUARDADORA DE PATOS" de COSTA MOTA-SOBRINHO e FRANCISCO SANTOS inaugurada em 1914) in AML
Jardim Guerra Junqueiro - ( 1961 ) Foto de Armando Serôdio (Biblioteca Municipal do "JARDIM DA ESTRELA", ao lado direito podemos ver um baixo relevo de "JOÃO DE DEUS", escritor e pedagogo) in AML
- JARDIM GUERRA JUNQUEIRO [ I ]
«(VULGO) "JARDIM DA ESTRELA" ( 1 )»
O «JARDIM GUERRA JUNQUEIRO» (Vulgo) "JARDIM DA ESTRELA" tem a sua entrada principal localizada na "PRAÇA DA ESTRELA", pertencia à freguesia da «LAPA», hoje com a "REFORMA ADMINISTRATIVA DE LISBOA" e com a integração das freguesias de "SANTOS-o-VELHO" e " PRAZERES", passou a designar-se freguesia da «ESTRELA».
O "JARDIM DA ESTRELA" está rodeado de artérias: a SUL (entrada principal) a "PRAÇA DA ESTRELA" que liga com a "CALÇADA DA ESTRELA", a NORTE "AVENIDA ÁLVARES CABRAL", RUA DE SÃO JORGE e RUA JOÃO ANASTÁCIO ROSA, a NASCENTE "RUA DE SÃO BERNARDO" e a POENTE a "RUA DA ESTRELA"
O "JARDIM GUERRA JUNQUEIRO" mais conhecido por "JARDIM DA ESTRELA" é um dos mais formosos da cidade de LISBOA.
Jardins, sempre terão existido. Mas, na cidade , os que havia ficavam atrás de muros, constituindo propriedade privada e ciosamente guardado pelos seus donos, para seu recreio pessoal.
As primeiras tentativas de trazer até ao povo o convívio com flores e demais plantas, foram feitas na AJUDA (com o respectivo "JARDIM BOTÂNICO", em 1768 e com o "PASSEIO PÚBLICO" (actual "AVENIDA DA LIBERDADE"), mais ou menos na mesma época, ou seja ambos no tempo do "MARQUÊS DE POMBAL".
Depois, foram surgindo tímidas diligências de fazer crescer e multiplicar esses espaços serenos de liberdade.
Estávamos no ano de 1842, era presidente da CÂMARA DE LISBOA o médico "LAUREANO DA LUZ GOMES", professor da "ESCOLA MÉDICA", grande incrementador dos preceitos de higiene e reformador dos cemitérios. E, por essa altura, apareceu à venda um bom pedaço de terra de cultivo, que tinha pertencido à cerca do antigo "CONVENTO DA ESTRELINHA" (Situado onde hoje está o HOSPITAL MILITAR DA ESTRELA).
As ORDENS RELIGIOSAS tinham sido extintas em PORTUGAL em 1834 e o terreno referido tinha-se transformado em local de semeadura, pertença de um tal "ANTÓNIO JOSÉ RODRIGUES". Este, porém, ou não sabia o suficiente de agricultura ou não deu grande importância à propriedade rústica, o certo é que faliu e as terras foram postas em PRAÇA PÚBLICA.
O presidente da Câmara anteviu ali um excelente local para um novo "PASSEIO PÚBLICO", um Jardim que fosse local preferido pela população de LISBOA para os seus lazeres. O presidente da edilidade era amigo do então MINISTRO DO REINO, o CONDE DE TOMAR, "ANTÓNIO BERNARDO DA COSTA CABRAL" que logo se interessou na sua aquisição. Refira-se que, muitas vezes, aparece apontado o "CONDE DE TOMAR" como o autor da ideia do JARDIM, tanto mais que tinha casa perto. Fosse dele ou do médico Dr. LAUREANO, tanto faz... o certo é que ambos colaboraram, embora, como se verá, o êxito viesse a caber a outros.
(CONTINUA)-(PRÓXIMO)«JARDIM GUERRA JUNQUEIRO [ II ] O JARDIM DA ESTRELA (2)»
Sem comentários:
Enviar um comentário
QUE OS ANJOS ME AJUDEM