terça-feira, 28 de julho de 2009

PRAÇA D. PEDRO IV (ROSSIO) [XIV]

Praça D. Pedro IV (ROSSIO) - (2009) -(A esplanada da Pastelaria Suíça) - Foto gentilmente cedida por Rafael Santos do Blog «DIÁRIO DO TRIPULANTE»
Praça D. Pedro IV (ROSSIO) - (2009) (A PÉROLA DO ROSSIO, Chás e Cafés na actualidade) Foto gentilmente cedida por Rafael Santos do Blog «DIÁRIO DO TRIPULANTE»

Praça D. Pedro IV (ROSSIO) - (2005) - Foto de APS (Pastelaria Suíça, no primeiro andar funcionou as Sociedades Reunidas Reis, Lda.) ARQUIVO/APS


Praça D. Pedro IV (ROSSIO) - (1967) foto de Garcia Nunes (Pastelaria Suíça) in AFML



Praça D. Pedro IV (ROSSIO) - (1961) - Foto de Armando Serôdio (Pastelaria Suíça no quarteirão à direita. Em cima dos edifícios os magníficos reclames luminosos do Rossio) in AFML
(CONTINUAÇÃO)
PRAÇA D. PEDRO IV (ROSSIO) [XIV]
«ALGUNS ESTABELECIMENTOS DO ROSSIO (3)»
No último bloco do quarteirão no lado Oriental do Rossio, dos números 96 a 101 funciona a «PASTELARIA SUÍÇA» desde o século passado. O seu nome foi adoptado de uma «CASA SUISSA» datada de 1910. O nome inicial desta pastelaria em escrita antiga era representado por «SUISSA». Diz-se que a «PASTELARIA SUÍÇA» como local de convívio, viria a tirar vantagem aos cafés do lado oposto da Praça.
No início estava instalada só nos números 96 e 98, os restantes números foram adquiridos a uma casa de lanifícios.
Na porta com o número 102 no primeiro andar existiu uma firma com o nome «SOCIEDADES REUNIDAS REIS, LDA.» que se dedicava ao comércio de adubos.
Os números 103 e 104 pertencem à «GELADARIA» da qual a proprietária é a «PASTELARIA SUÍÇA». Anteriormente no número 103 existia uma loja para venda de artigos Militares ligado à firma «JORGE & SANTOS».
No número 105 temos a «PÉROLA DO ROSSIO», chás e cafés, desde os anos 20 do século passado.
Nos números 108 a 112 encontramos a «CAMISARIA MODERNA» do Rossio 110, fundada no ano de 1932 por ANTÓNIO REGOJO RODRIGUEZ. Começou por ocupar os dois primeiros números, os restantes pertenciam à família «GUISADO», com o seu célebre restaurante «IRMÃOS UNIDOS», onde se reunia o grupo do «ORPHEU» o restaurante durou até finais dos anos sessenta do século passado e funcionava nos números 111 e 112, hoje pertença da loja dos pássaros. A «CAMISARIA MODERNA» tinha um "slongan" muito usado na época, em anúncios publicitários: «Entre como cliente e saia como amigo pela atenção prestada».
Faltou-nos falar do «MAISON LOUVRE» de roupas de criança, da «TABACARIA LUSITÂNIA», do «HOTEL FRANCFORT» da «CAMISARIA PRIMAZ» à esquina da Betesga, da «CASA DA SORTE», «SUCURSAL DE O SÉCULO», da «TABACARIA PHOENIX» da cutelaria «TOLEDANA» e outros estabelecimentos que certamente ficaram por referenciar.
(CONTINUA) - (PRÓXIMO) -«PRAÇA D. PEDRO IV (ROSSIO) [XV] - O CAFÉ CHAVE DE OURO»
Enviar um comentário