quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

RUA LUÍS PIÇARRA [ II ]

«A RUA LUÍS PIÇARRA ( 2 )»
 Rua Luís Piçarra - (2016) - (A "RUA LUÍS PIÇARRA" vista na sua totalidade, estando em primeiro plano a  "RUA HELENA VAZ DA SILVA")  in   GOOGLE EARTH
 Rua Luís Piçarra - ( 1950 ) - ("LUÍS PIÇARRA" cantando "AMOR É LUME" com Orquestra de JOÃO NOBRE. Uma "romanza" da Ópera "SALUQUIA" de João Camilo, com musica de SILVA TAVARES.  Esta verdadeira área de ópera já na partitura original tão aguda, foi ainda subida dois tons, para a voz do grande tenor "Luís Piçarra", que a terminou com um magnifico agudo)  in  YOU TUBE
 Rua Luís Piçarra - (1949) (Compilação de 1996) - (Pertence ao disco da "CANÇÃO DO RIBATEJO" cantado por "LUÍS PIÇARRA" com letra do próprio e música de "JOÃO NOBRE". Foi lançada uma compilação da série "CARAVELA" da VALENTIM DE CARVALHO)  in    CUSTO JUSTO 
Rua Luís Piçarra - ( 1945) - Em SÃO PAULO durante uma "tournée" pelo BRASIL, ao lado de "LUÍS PIÇARRA" está CELESTE RODRIGUES e AMÁLIA RODRIGUES, que participaram no espectáculo e outros elementos da Companhia   in   PORTUGAL ATRAVÉS DO MUNDO


(CONTINUAÇÃO) - RUA LUÍS PIÇARRA [ II ]

«A RUA LUÍS PIÇARRA ( 2 )»


Sem ter abandonado a Rádio, estreou-se no TEATRO popular com a opereta "A LENDA DOS SER CRAVOS" de "WENCESLAU PINTO", no TEATRO DA TRINDADE,  depois em grandes êxitos como "O ZÉ DO TELHADO", "COVA DA MOURA", "CHAVE DO PARAÍSO" e "FIDALGO DA ROSA".
Desempenhou também os principais papeis em reposições de "JOÃO RATÃO" e "A ROSA CANTADEIRA", e várias operetas do reportório VIENENSE, como "A VIÚVA ALEGRE" de FRANZ LEHÁR e "OS SINOS DE CORNEVILLE" de ROBERT PLANQUETTE.

O público fixou-o e acarinhou-o, devido às suas interpretações radiofónicas que a Emissora Nacional difundia diariamente com bastante agrado.
No final da segunda grande guerra Mundial, em 1945, "LUÍS PIÇARRA" vai ao BRASIL, onde permanece durante cerca de dois anos, cantando nos principais teatros do RIO DE JANEIRO e de SÃO PAULO, bem como nas capitais de outros estados brasileiros e interpretando as mais diversas óperas e operetas. Teve particular brilho a representação de "A ROSA CANTADEIRA" (que permaneceu longos meses), ao lado de "AMÁLIA RODRIGUES", foi nesse período que conheceu vedetas como LANA TURNER e ORSON WELLES. Depois, encetou uma digressão pelos restantes países latino-americanos, que culminou no MÉXICO. 
Regressa depois ao BRASIL e daí a PORTUGAL.  Na EUROPA, realizou então uma segunda digressão a  ITÁLIA, SUIÇA, ALEMANHA OCIDENTAL, INGLATERRA (com diversas actuações para a BBC), BÉLGICA e HOLANDA. Dez dias após ter regressado a PORTUGAL, foi contratado para a primeira figura de uma COMPANHIA DE ÓPERA ITALIANA ( o TEATRO DI S. CARLO, di NÁPOLES, sendo o mais antigo Teatro da Europa  ano de 1737) e com ele partiu para uma temporada de representações na cidade do CAIRO (EGIPTO) a que se seguiu um ano de contracto como cantor exclusivo no "PALÁCIO REAL DO REI FARUK", (que falava português sem sotaque), concedeu-lhe o título de "BEY" ( o  equivalente a CONDE). 
É nessa época que RAUL FERRÃO lhe envia uma partitura que lhe chamou «COIMBRA» e que ele a transformou num sucesso mundial com o nome de "AVRIL AU PORTUGAL"
Do CAIRO partiu em digressão pelo MÉDIO ORIENTE, que incluíam representações  no CHIPRE, LÍBANO e SÍRIA. Regressou depois pela TURQUIA, GRÉCIA e ITÁLIA, até chegar de novo a PORTUGAL. Com a sua reputação já bastante cimentada no início de 1951, estreou-se em PARIS como protagonista da opereta "COLORADO", ao lado da actriz franco-portuguesa (IRENE COSTA), após ter sido seleccionado para tal lugar pela empresária alemã "GERMAINE ROGER MONTJOIE", que no ano anterior tinha assistido a uma representação sua a «SINFONIA PORTUGUESA».
A opereta esteve em cena mais de 10 anos e a IMPRENSA local colocava o seu nome com ("LOU PIZARRA") ao lado de "TINO ROSSI", "ANDRÉ DASSARY", "GEORGE GUETARY" e "LUÍS MARIANO".
"LUÍS PIÇARRA" passou a actuar duas vezes por dia na "RADIO DIFUSION FRANÇAISE", além de ser requisitado pelos melhores teatros da capital, (com um dos melhores salários do país, recebia cerca de 300 contos por mês, acrescidos de 10% sobre a receita da bilheteira).

(CONTINUA) - (PRÓXIMO-11.01.2017)«RUA LUÍS PIÇARRA[ III ]-A RUA LUÍS PIÇARRA( 3 )».

Sem comentários: