sábado, 1 de dezembro de 2018

O 1.º DE DEZEMBRO

«PRIMEIRO DE DEZEMBRO DE 2018»
 Primeiro de Maio de 2018 - Foto Fernando Martins  - (O dia da Restauração da nossa Independência)       in    PELA POSITIVA

 Primeiro de Dezembro de 2018 - ( 2016)  -  (RESTAURAÇÃO DA INDEPENDÊNCIA DE PORTUGAL-(Coroação de DOM JOÃO IV)- Quadro de VELOSO SALGADO (1864-1945) - Óleo sobre tela - MUSEU MILITAR DE LISBOA (SALA RESTAURAÇÃO)   in   WIKIPÉDIA

UM POUCO DE HISTÓRIA

1.º de DEZEMBRO de 1640 
O feriado deste dia, que celebra a "RESTAURAÇÃO DA INDEPENDÊNCIA DE PORTUGAL", é uma data simbólica no calendário nacional desde 1640. Em 1910, a Monarquia deu lugar à República e todos os feriados foram interrompidos menos este, que é celebrado desde então, exceptuando entre 2013 e 2015, suspenso pelo GOVERNO de "PASSOS COELHO". Reposto em 2016 pelo GOVERNO de "ANTÓNIO COSTA".

No primeiro de Dezembro de 1640, uma revolta bem sucedida da Nobreza Portuguesa, expulsa o Governo Espanhol  de LISBOA.
É restituída a COROA PORTUGUESA ao seu legítimo herdeiro, "DOM JOÃO IV", DUQUE DE BRAGANÇA sendo aclamado REI DE PORTUGAL.
Diversas foram as condições que proporcionaram a insurreição aristocrática, entre elas , o profundo descontentamento do país pelos excessivos impostos e o repúdio pela política que pretendia simplesmente anexar PORTUGAL à ESPANHA, como província.

Embora o  êxito do empreendimento não se explique apenas pelo patriotismo dos seus conjurados no levantamento armado, é necessário compreender as circunstâncias internacionais então favoráveis à nossa parte. A ESPANHA estava envolvida na "GUERRA DOS TRINTA ANOS", como  Estado membro da CASA DA ÁUSTRIA, razão pela qual terá  diminuído a vigilância militar em PORTUGAL.

  
(PRÓXIMO)«ÍNDICE DE PUBLICAÇÕES TRATADAS NO ANO DE 2018»