Rua Luz Soriano - (2009)- (Panorama do sítio do «BAIRRO ALTO» onde destacamos a localização da «RUA LUZ SORIANO) in WIKIMAPIA
Rua Luz Soriano - (1846-1849) - (Luz Soriano escreveu a "HISTÓRIA DO CERCO DO PORTO" em 2 volumes de 1846 a 1849) in ALMANAQUE REPUBLICANO
(CONTINUAÇÃO)
RUA LUZ SORIANO [ IV ]
«SIMÃO JOSÉ DE LUZ SORIANO (4)»
Dos legados que «LUZ SORIANO» fez, podemos destacar a casa onde viveu largos anos na antiga «RUA DO CARVALHO», no BAIRRO ALTO que ficou para a CÂMARA MUNICIPAL, a fim de aí ser instalada uma «aula pública de instrução primária».
Ao legado, juntou a quantia de oito contos de réis para assegurar o seu funcionamento. Como agradecimento, a Câmara, então presidida por «FERNANDO PALHA», alterou a designação da rua, passando para «RUA LUZ SORIANO», através da resolução de 12 de Abril de 1887.
O benemérito foi pois consagrado em vida: faleceria em 1891.
Mas não se fica por aqui as doações do historiador: para os túmulos de «CAMÕES» e de «VASCO DA GAMA», nos Jerónimos, entregou cerca de quatro contos, quantia que previamente ajustou com a oficina de canteiro dos irmãos «CORREIA», situado no «CORPO SANTO». A «CASA PIA DE LISBOA», onde, como se disse, começara a sua vida de estudo, não foi esquecida no testamento de «LUZ SORIANO». O «CASA PIA ATLÉTICO CLUBE» não se esqueceu do benemérito, dando o seu nome a uma biblioteca-museu, onde não faltam os livros e as obras de arte.
A maior e mais conhecida oferta de «LUZ SORIANO» será, porém, a que se encontra mais à vista: deve-se a «SIMÃO JOSÉ DA LUZ SORIANO» a iniciativa de ter sido erigido um monumento a «AFONSO DE ALBUQUERQUE», localizado em «BELÉM» na «PRAÇA AFONSO DE ALBUQUERQUE». Para tanto, deixou em testamento, a quantia então enorme de 35 contos de réis. O escultor «COSTA MOTA» (tio) e o arquitecto «SILVA PINTO», foram encarregados do projecto. O monumento completa no próximo dia 3 de Outubro (107) anos, data em que foi inaugurado.
E foi assim «LUZ SORIANO»: uma vida inteira a amealhar, trabalhando em quantidade e qualidade, para depois espalhar os seus bens em obras meritórias.
Cabe ainda uma breve referência a uma outra casa que foi pertença do historiador: a que se situava na actual «RUA PENA MONTEIRO», antiga «TRAVESSA DO PRIOR», e que «LUZ SORIANO» tomou como "casa de verão". Hoje situa-se numa freguesia plenamente lisboeta, a do «LUMIAR». Como curiosidade maior: esta residência de «LUZ SORIANO» ficava exactamente ao lado da casa onde morou o "pai" da olisipografia: o mestre «JÚLIO DE CASTILHO».
BIBLIOGRAFIA
- Enciclopédia Luso-Brasileira de Cultura 17º Volume, Editorial Verbo
- História de Portugal - Dicionário de Personalidades, Volume XX-QUIDNOVI-2004-página 19
- Almanaque Republicano (Blogue)
- Mossamedes do Antigamente (Blogue)
(PRÓXIMO) - «RUA DOS CORREEIROS [ I ]»
4 comentários:
nEM FAZIA IDEIA DE EXISTIR UMA RUA COM ESTE NOME. este blog é um poço de sabedoria. Continue assim.
Caro APS
Após a leitura atenta desta excelente resenha sobre a vida de Luz Soriano, algumas notas soltas:
Que sorte que ele teve em poder presenciar a homenagem da Câmara, atribuindo o seu nome à rua. Normalmente, neste país, este tipo de iniciativas são sempre póstumas, como se em vivos os visados não tivessem valor...
A pobre estátua de Afonso de Albuquerque sobrevive num jardim outrora bonito mas hoje entregue à lixeira pública, em degradante espectáculo a que urge pôr termo.
Rua Luz Soriano... a do "Diário de Lisboa" e do "Popular", repleta de ardinas com as suas sacolas, ao início da tarde...E havia ainda "A Capital" e o "República", falando apenas de vespertinos. E eram lidos.
Obrigado pelo belo texto.
Um abraço
Caro Rafael Santos
Já sei o porquê de não saber a existência desta rua.
É porque nessa rua não circulam carreiras da Carris!
Mas pode crer, é um sítio pitoresco (CALHARIZ) quase em frente ao elevador da BICA. Meu antigo local onde trabalhava.
Quem me dera que ele fosse um "POÇO"!
Um abraço
APS
Caro José Quintela Soares
A título de caricatura.
Sorte teve o antigo Ministro de Economia (MANUEL PINHO) que já tem uma Avenida na cidade do Porto, e não teve de deixar nenhum legado financeiro.
Obrigado pelo comentário e conte sempre com a minha amizade.
Um abraço
APS
Enviar um comentário