quarta-feira, 2 de setembro de 2009

RUA LUZ SORIANO [ IV ]

Rua Luz Soriano - (s/d) - (Ilustração de Onofre Varela) (O benemérito SIMÃO JOSÉ DE LUZ SORIANO) in História de Portugal-Dicionário de personalidades-Volume XX
Rua Luz Soriano - (2009)- (Panorama do sítio do «BAIRRO ALTO» onde destacamos a localização da «RUA LUZ SORIANO) in WIKIMAPIA

Rua Luz Soriano - (1846-1849) - (Luz Soriano escreveu a "HISTÓRIA DO CERCO DO PORTO" em 2 volumes de 1846 a 1849) in ALMANAQUE REPUBLICANO
(CONTINUAÇÃO)
RUA LUZ SORIANO [ IV ]
«SIMÃO JOSÉ DE LUZ SORIANO (4)»
Dos legados que «LUZ SORIANO» fez, podemos destacar a casa onde viveu largos anos na antiga «RUA DO CARVALHO», no BAIRRO ALTO que ficou para a CÂMARA MUNICIPAL, a fim de aí ser instalada uma «aula pública de instrução primária».
Ao legado, juntou a quantia de oito contos de réis para assegurar o seu funcionamento. Como agradecimento, a Câmara, então presidida por «FERNANDO PALHA», alterou a designação da rua, passando para «RUA LUZ SORIANO», através da resolução de 12 de Abril de 1887.
O benemérito foi pois consagrado em vida: faleceria em 1891.
Mas não se fica por aqui as doações do historiador: para os túmulos de «CAMÕES» e de «VASCO DA GAMA», nos Jerónimos, entregou cerca de quatro contos, quantia que previamente ajustou com a oficina de canteiro dos irmãos «CORREIA», situado no «CORPO SANTO». A «CASA PIA DE LISBOA», onde, como se disse, começara a sua vida de estudo, não foi esquecida no testamento de «LUZ SORIANO». O «CASA PIA ATLÉTICO CLUBE» não se esqueceu do benemérito, dando o seu nome a uma biblioteca-museu, onde não faltam os livros e as obras de arte.
A maior e mais conhecida oferta de «LUZ SORIANO» será, porém, a que se encontra mais à vista: deve-se a «SIMÃO JOSÉ DA LUZ SORIANO» a iniciativa de ter sido erigido um monumento a «AFONSO DE ALBUQUERQUE», localizado em «BELÉM» na «PRAÇA AFONSO DE ALBUQUERQUE». Para tanto, deixou em testamento, a quantia então enorme de 35 contos de réis. O escultor «COSTA MOTA» (tio) e o arquitecto «SILVA PINTO», foram encarregados do projecto. O monumento completa no próximo dia 3 de Outubro (107) anos, data em que foi inaugurado.
E foi assim «LUZ SORIANO»: uma vida inteira a amealhar, trabalhando em quantidade e qualidade, para depois espalhar os seus bens em obras meritórias.
Cabe ainda uma breve referência a uma outra casa que foi pertença do historiador: a que se situava na actual «RUA PENA MONTEIRO», antiga «TRAVESSA DO PRIOR», e que «LUZ SORIANO» tomou como "casa de verão". Hoje situa-se numa freguesia plenamente lisboeta, a do «LUMIAR». Como curiosidade maior: esta residência de «LUZ SORIANO» ficava exactamente ao lado da casa onde morou o "pai" da olisipografia: o mestre «JÚLIO DE CASTILHO».
BIBLIOGRAFIA
- Enciclopédia Luso-Brasileira de Cultura 17º Volume, Editorial Verbo
- História de Portugal - Dicionário de Personalidades, Volume XX-QUIDNOVI-2004-página 19
(PRÓXIMO) - «RUA DOS CORREEIROS [ I ]»

4 comentários:

Rafael Santos disse...

nEM FAZIA IDEIA DE EXISTIR UMA RUA COM ESTE NOME. este blog é um poço de sabedoria. Continue assim.

José Quintela Soares disse...

Caro APS

Após a leitura atenta desta excelente resenha sobre a vida de Luz Soriano, algumas notas soltas:

Que sorte que ele teve em poder presenciar a homenagem da Câmara, atribuindo o seu nome à rua. Normalmente, neste país, este tipo de iniciativas são sempre póstumas, como se em vivos os visados não tivessem valor...

A pobre estátua de Afonso de Albuquerque sobrevive num jardim outrora bonito mas hoje entregue à lixeira pública, em degradante espectáculo a que urge pôr termo.

Rua Luz Soriano... a do "Diário de Lisboa" e do "Popular", repleta de ardinas com as suas sacolas, ao início da tarde...E havia ainda "A Capital" e o "República", falando apenas de vespertinos. E eram lidos.

Obrigado pelo belo texto.

Um abraço

APS disse...

Caro Rafael Santos

Já sei o porquê de não saber a existência desta rua.

É porque nessa rua não circulam carreiras da Carris!

Mas pode crer, é um sítio pitoresco (CALHARIZ) quase em frente ao elevador da BICA. Meu antigo local onde trabalhava.

Quem me dera que ele fosse um "POÇO"!

Um abraço
APS

APS disse...

Caro José Quintela Soares

A título de caricatura.
Sorte teve o antigo Ministro de Economia (MANUEL PINHO) que já tem uma Avenida na cidade do Porto, e não teve de deixar nenhum legado financeiro.

Obrigado pelo comentário e conte sempre com a minha amizade.

Um abraço
APS