quarta-feira, 21 de outubro de 2009

CAMPO DOS MÁRTIRES DA PÁTRIA [ XII]

Campo dos Mártires da Pátria - (2009) Foto de APS ( Feira da Ladra no Campo de Santa Clara) Arquivo/APS


Campo dos Mártires da Pátria - (2009) - Foto de APS (Feira da Ladra no Campo de Santa Clara) Arquivo/APS

Campo dos Mártires da Pátria - (1940) Foto de Eduardo Portugal (Panorâmica sobre o Campo dos Mártires da Pátria) in AFML


Campo dos Mártires da Pátria (Segundo quartel do século XIX) Gravura de Alberto (Júlio de Castilho) (A feira da Ladra na Praça da Alegria) in DIAS QUE VOAM
(CONTINUAÇÃO)
CAMPO DOS MÁRTIRES DA PÁTRIA [ XII ]
«A FEIRA DA LADRA NO CAMPO DE SANTANA»
Explica-nos o Mestre António Vieira da Silva no seu livro «DISPERSOS» o significado de FEIRA DA LADRA.
"A nós, alfacinhas e moradores em Lisboa, a designação «FEIRA DA LADRA» não nos causa surpresa alguma, tão acostumados estamos a ouvi-la pronunciar desde crianças. Mas os habitantes do resto do país, e os estrangeiros, muitas vezes lhes terão ocorrido a interrogação: o que será a «FEIRA DA LADRA»? A esses diremos que a Feira da Ladra é uma feira ou mercado lisboeta, cuja origem remonta ou é porventura anterior à constituição da Monarquia Portuguesa, e se tem mantido seguidamente até à actualidade".
A origem deste mercado desaparece no obscuro do passado muito distante: em épocas bem longínquas fazia-se num pequeno Largo junto do Castelo de São Jorge, denominado «CHÃO DA FEIRA».
Documentos antigos contém referencias a uma feira que se realizava já nos tempos de D. Afonso II (1185-1223) e Norberto de Araújo, nas suas Peregrinações por Lisboa valida, afirmando: "A «FEIRA DA LADRA» (ou da LADA?), é um mercado lisboeta que remonta do século XII, e cuja avó foi aquela que se realizou, um dia por semana, no «CHÃO DA FEIRA», ao Castelo, com carácter muito diverso do que oferece hoje" (1).
A «FEIRA DA LADRA» andou pela «RIBEIRA VELHA», nas proximidades de «ALCÁÇOVA» ao Castelo, passou pelo «ROSSIO» pelos anos de 1552. Em 1610 existe a primeira postura oficial em que aparece o nome de «FEIRA DA LADRA», passa para a «PRAÇA DA ALEGRIA DE CIMA» (Cotovia de Baixo), de 1823 a 1835 de onde saiu para o «CAMPO DE SANTANA» (também conhecido pelo Alto da Caganita) onde permaneceu de 1835 a 1882. Existiu anteriormente uma deliberação em 18 de Março de 1823 para o funcionamento da «FEIRA DA LADRA» se efectuar no «CAMPO DE SANTANA». Porém em 10 de Junho do mesmo ano (três meses depois) era instalada na «PRAÇA DA ALEGRIA».
No ano de 1882 a Câmara mandou fixar a «FEIRA DA LADRA» (ver mais aqui) no «CAMPO DE SANTA CLARA» anteriormente chamado «CAMPO DA FORCA» e «LARGO DA FUNDIÇÃO DE CIMA» onde presentemente se encontra. Até 1903, a feira realizou-se neste lugar só às terças-feiras, aos sábados, tinha uma "sucursal" no Mercado de S. Bento.
Hoje realiza-se no «CAMPO DE SANTA CLARA» todas as semanas, às terças-feiras e sábados.
--//--
Publicado no "JORNAL DO COMÉRCIO" da autoria de Augusto Pinto Leal (Autor de Portugal Antigo e Moderno) no ano de 1874, indica a feira da Ribeira como possível antecessora da «FEIRA DA LADRA», por se realizar na margem «LADA» do Tejo.
Esta posição seria refutada por «ALBERTO PIMENTEL», que indica como origem da designação o facto de se venderem na Feira objectos roubados, conforme já tinha sido indicado na postura de 1610, sendo esta portanto, a etimologia mais provável, não existindo indicações de que a Feira tenha passado pela zona Ribeirinha de Lisboa.
A Bibliografia sobre a «FEIRA DA LADRA» é muito vasta.
Aconselho a quem necessite de mais desenvolvimento à cerca deste assunto, consultar o livro «A FEIRA DA LADRA»-Guias de Lisboa colecção dirigida por «MARINA TAVARES DIAS» IBIS-Editora, Lda. ano 1990, uma edição com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e do seu pelouro Cultural.
(1) - Peregrinações em Lisboa - Livro VIII, página 72.
--//--
BIBLIOGRAFIA
- Atlas da Carta Topográfica de Lisboa - sob a direcção de Filipe Folque: 1856-1858-CML - Departamento de Património Cultural - Arquivo Municipal de Lisboa - 2000.
- Lisboa de Ontem e de Hoje - Rocha Martins da Academia das Ciências - Edição da Empresa Nacional de Publicidade - 1945 - Lisboa.
- Dispersos de António Vieira da Silva - Volume II - Biblioteca de Estudos Olisiponenses - Publicações Culturais da Câmara Municipal de Lisboa - 1985.
- Peregrinações em Lisboa- de Norberto de Araújo - Livro IV e VIII - 1992 - Vega - Lisboa
- Estátuas Portuguesas - Olhares de Pedra - Edição de Prosafeita, Lda. - 2004 - Lisboa.
- Dicionário da História de Lisboa - Direcção de Francisco Santana e Eduardo Sucena - 1994 - Lisboa.
- Dicionário Ilustrado da História de Portugal - Coordenação de José Costa Pereira - Publicações Alfa - I e II Volumes 1985 - Lisboa.
(PRÓXIMO) - «RUA DA BICA DUARTE BELO [ I ] - O BAIRRO DA BICA (1)»




Sem comentários: