quarta-feira, 14 de outubro de 2009

CAMPO DOS MÁRTIRES DA PÁTRIA [X]

Campo dos Mártires da Pátria - (2008) Foto de Dias dos Reis (Jardim de Braancamp Freire no Campo dos Mártires da Pátria) in DIAS DOS REIS
Campo dos Mártires da Pátria - (Post. 1907) Foto de Paulo Guedes ( Ajardinamento do Campo dos Mártires da Pátria) in AFML

Campo dos Mártires da Pátria - (Post. 1907) Foto de Paulo Guedes (Ajardinamento do Campo dos Mártires da Pátria) in AFML
(CONTINUAÇÃO)
CAMPO DOS MÁRTIRES DA PÁTRIA [ X ]
«JARDIM BRAANCAMP FREIRE»
O «JARDIM BRAANCAMP FREIRE» ou «JARDIM DO CAMPO DOS MÁRTIRES DA PÁTRIA », inicialmente conhecido pelo «CAMPO DE SANTANA», evoca o nome do cidadão liberal, «ANSELMO BRAANCAMP FREIRE», existindo desde 1833.
É um jardim de praça, ocupa o «CAMPO DOS MÁRTIRES DA PÁTRIA», no centro de Lisboa. Jardim abrigado, com abundante sombra, dominado por árvores, algumas classificadas como exemplares de interesse público, distribuídas por 52 famílias, as espécies que constituem o Jardim são originárias dos sete reinos fitogeográficos e de treze regiões, sendo as mais numerosas provenientes da região mediterrânica e da Ásia Oriental (China, Coreia, Japão e Formosa).
O Jardim possui uma superfície de 22.6oo metros quadrados, situado no centro Oriental de Lisboa, no topo de uma colina, interflúvio dos vales onde se encontram as avenidas da Liberdade, a Ocidente, e Almirante Reis, a Oriente.
Actualmente ocupa o centro da Praça que, segundo o Guia de Portugal (1924): "foi matadouro de Gado (desde o século XVI), Campo de morte dos conjurados aliados do General Gomes Freire (1817), Praça de touros (até ao fim do século XIX) e depois, jardim de traçado romântico, com canteiros, relvados e lagos com peixes, patos diversos, galinhas, pavões e pombos, emprestando ao jardim a mobilidade que a vida vegetal não tem".
Encontra-se equipado com a casa de apoio aos jardineiros, bancos e mesas, bebedouro, um restaurante com esplanada, parque infantil e Campo desportivo recentemente criado no sector a norte da «ALAMEDA DOS CAPUCHOS» que atravessa transversalmente o JARDIM.
É um Jardim não muito rico em estatuária. Destaca-se o busto de bronze, com pedestal em pedra de «GARCILASO DE LA VEGA» conhecido como «O INCA».
Esta obra foi executada por «M. BACA ROSSI», em 1980. O Monumento foi oferecido pela República do Peru à cidade de Lisboa em homenagem da Nação Peruana a Portugal, inaugurada em 8 de Fevereiro de 1984.
Escritor, Poeta e historiador peruano nascido em «CUZCO», em 1539, «GARCILASO DE LA VEGA», é autor de diversas obras épicas que lhe granjearam muito prestígio, faleceu em 1616.
Além deste busto vamos encontrar na entrada noroeste do Jardim, uma placa comemorativa em memória do «GENERAL GOMES FREIRE» e dos seus conjurados.
--//--
«ANSELMO BRAANCAMP FREIRE», arqueólogo, historiador e político português descende de família com origem na HOLANDA. Nasceu em Lisboa no ano de 1849 e faleceu também em Lisboa no ano de 1921 (1).
- (1) - INFOPÉDIA
(CONTINUA) - (PRÓXIMO) - «CAMPO DOS MÁRTIRES DA PÁTRIA [XI] - GOMES FREIRE DE ANDRADE (1757-1817)»

5 comentários:

Presépio no Canal disse...

Gosto muito desse jardim :) cheguei a passear la diversas vezes...O A.B. F. descende de holandeses...interessante...vou explorar isso melhor...Obrigada pela dica :)
Beijinhos e continuo a adorar as fotos antigas que consegue arranjar...

APS disse...

Cara Presépio no Canal

Quando estava a escrever que este senhor descendia de Holandeses, lembrei-me do «PRESÉPIO», que gostaria desta referencia... e não me enganei.

GROET EN ONTMOET VAN MENSE
(Isto é holandês do século XVII - AFRIKAANS)
-APS

Presépio no Canal disse...

:-) Nao e muito diferente de agora...prazer em conhecer as pessoas...groet e saudacoes ontmoet e encontrar mensen pessoas...

desde ontem que ando zangada com a lingua...da-me cabo da cabeca...meu rico frances e meu rico ingles...ai...

o meu professor e muito exigente e ainda bem...mas ele proprio assume que e uma lingua dificil sobretudo para os latinos...e sao tantos trabalhos de casa, nem imagina...

Mirna disse...

É incrível ver fotos de diferentes épocas. A cidade é modernizado muito e também os restaurantes e ruas. Há alguns meses atrás eu fui a uma exposição em um restaurante em jardins que tinha fotos de diferentes épocas da cidade. As imagens foram chocantes.

APS disse...

É nosso propósito tentar mostrar fotos de RUAS dos tempos antigos, e a Rua na actualidade.
No nosso país, também acontece o que se pode chamar de "chocante".
Onde antigamente floresciam risonhas hortas, cultivadas de bonitas variedades hortícolas, estão hoje implantados grandes edifícios... é o "Progresso".
Cumpts
APS