sábado, 4 de novembro de 2017

RUA BARTOLOMEU DIAS [ IV ]

«O CONVENTO DO BOM SUCESSO»
 Rua Bartolomeu Dias - (2015) Foto de Sara Pereira (BR)  -  (Fachada exterior Norte do "CONVENTO NOSSA SENHORA DO BOM SUCESSO" na RUA BARTOLOMEU DIAS, 53)  in  PATRIMÓNIO CULTURAL DA CML
 Rua Bartolomeu Dias - (2016)  -  (Vista de cima a parte Norte do "CONVENTO DO BOM SUCESSO" na RUA BARTOLOMEU DIAS)   in   GOOGLE EARTH
 Rua Bartolomeu Dias  - (2016)  -  (O "COLÉGIO DO BOM SUCESSO" à esquerda na RUA BARTOLOMEU DIAS, e novas edificações à direita no antigo BAIRRO DA VILA CORREIA)  in  GOOGLE EARTH
 Rua Bartolomeu Dias - ( 2017 )  -  ("CONVENTO DE NOSSA SENHORA DO BOM SUCESSO" visto de Poente)  in  SÍTIO DA C.M.L.
 Rua Bartolomeu Dias -  ( 1968 ) - Foto de Armando Maia Serôdio  -  (Construções novas no espaço antigo da Rua Bartolomeu Dias)   in    AML 
Rua Bartolomeu Dias - (1926)  -  Foto de Ferreira Cunha(1901-1970)  - (Demolição da fábrica de Conservas BOM SUCESSO, na Rua Bartolomeu Dias, tendo uma filial na Figueira da Foz e Sede em Lisboa)  (ABRE EM TAMANHO GRANDE)  in   AML 


(CONTINUAÇÃO)-RUA BARTOLOMEU DIAS [ IV ]

«O CONVENTO DO BOM SUCESSO»

O «CONVENTO DO BOM SUCESSO» estando separado por um alto muro, fica na "RUA BARTOLOMEU DIAS" número 53, num pátio que tem  à esquerda o antigo CONVENTO e ao fundo a IGREJA.

No século XVII os "CATÓLICOS IRLANDESES" foram considerados "proscritos"  ( 1 ), e durante o reinado dos primeiros STUARTS, ( JAIME I e CARLOS I), o clero e fiéis procuraram refugiar-se no estrangeiro, especialmente na FRANÇA e na PENÍNSULA IBÉRICA, e os membros da PROVÍNCIA IRLANDESA da "ORDEM DE SÃO DOMINGOS" espalharam-se pela EUROPA.
O jovem "DANIEL O´DALY", de "KILSARKEN" (IRLANDA), enviado para ESPANHA como noviço esteve primeiramente em  "LUGO", depois em "BURGOS", até que, tendo sido ordenado em 1624, foi colocado em "LOVAINA" ( PAÍSES BAIXOS) (de domínio Espanhol na época), com o fim de ensinar TEOLOGIA.  Tendo passado a ser, em religião, "FREI DOMINIC DO ROSÁRIO", chegando mesmo a REITOR da CASA DOMINICANA daquela cidade.
Em 1629 veio "FREI DOMINIC" à PENÍNSULA com duas missões: pedir a "FILIPE IV de ESPANHA - III de PORTUGAL, ajuda para os frades pregadores da IRLANDA em LOVAINA" e autorização para fundar em LISBOA uma casa de estudos, que constituiria uma base para os estudantes DOMINICANOS IRLANDESES. Recorreu-se a um pequeno grupo de damas portuguesas em que se incluía "DONA IRIA DE BRITO, viúva do 4º CONDE DA FEIRA, "DOM DIOGO FORJAZ PEREIRA" (assassinado em MADRID em 1595). Entretanto o FREI DOMINIC fundava o "CONVENTO DO ESPÍRITO SANTO DE FEIRA" dos CÓNEGOS de "SÃO JOÃO EVANGELISTA".
"DONA IRIA DE BRITO", filha de "JOÃO DE BRITO" e de sua mulher "DONA GUIOMAR DE ATAÍDE" casou em segundas núpcias com o "1.º CONDE DE ATALAIA" "DOM FRANCISCO MANUEL ATAÍDE", que falecei em 1624.  A "CONDESSA DE ATALAIA" segunda vez viúva e não tendo descendência, pensou oferecer uma sua quinta perto de BELÉM, para um recolhimento de SANTA PAULA e, mais tarde, para um MOSTEIRO de FREIRAS JERÓNIMOS, projectos que não foram concretizados.

"FREI DOMINIC", aproveitando a disponibilidade da QUINTA de "DONA IRIA", "CONDESSA DE ATALAIA", instalou nos terrenos o "CONVENTO DO BOM SUCESSO" para as jovens IRLANDESAS impossibilitadas de serem religiosas no seu próprio país, cuja primeira pedra foi lançada em 1645, desconhecendo-se a autoria do projecto do edifício.
Estas autorizações não foram, porém, fáceis de obter. O REI FILIPE IV de ESPANHA e III de PORTUGAL, só muito contrafeito lhas concedeu, a troco do "FRADE" conseguir um Regimento irlandês para ajudar a ESPANHA na luta contra o inimigo nos PAÍSES BAIXOS.

Precariamente, em casa mais tarde substituída pelo CONVENTO definitivo, a comunidade abriu as portas a duas freiras. MADRE MARIA ANTÓNIA e MADRE ANA, que tinham vindo do CONVENTO DE SÃO JOÃO de SETÚBAL para iniciar as noviças. A primeira prioresa Irlandesa foi "DONA LEONOR KAVANAGH", refugiada em CASTELA muitos anos antes. Em 1640 entraram URSULA e sua prima ELEONOR BRUKE.

- ( 1 ) - PROSCRITOS - (do Lat. proscriptu) s.m. Desterrados, exilados.

(CONTINUAÇÃO)-(PRÓXIMO)«RUA BARTOLOMEU DIAS [ V ]-O CONVENTO DO BOM SUCESSO E SUA IGREJA».
Enviar um comentário