domingo, 21 de junho de 2009

PRAÇA D. PEDRO IV (ROSSIO) [III]

Praça D. Pedro IV (ROSSIO) - (2009) - (Panorama do Rossio-Lisboa) in WIKIMAPIA
Praça D. Pedro IV (ROSSIO) - início do século XX -Fotógrafo não identificado - (O Rossio com o seu primeiro empedrado-Litografia existente no Museu da Cidade) in RUAS DOS DIAS QUE VOAM

Praça D. Pedro IV (ROSSIO) - (1919) - Foto de Paulo Guedes - (O Rossio com a sua fonte e Monumento a D. Pedro IV) in AFML
(CONTINUAÇÃO)
PRAÇA D. PEDRO IV (ROSSIO) [III]
«O ROSSIO (3)»
A designação de «ROSSIO» começou por ser atribuída a um lugar vago, amplo e excêntrico, onde se fazem ou faziam feiras e mercados e entram em contacto o estilo de vida urbana e rural .(1)
Aberto ao alfoz rural a norte da cidade pelas duas ramificações do Vale da Baixa (correspondente, hoje, à Avenida da Liberdade e à Rua da Palma e Avenida Almirante Reis), o «ROSSIO» foi, naturalmente, um dos locais para o qual mais significativamente convergiram os géneros fornecidos pelos pomares e hortas dos arredores. Esta quase que imposição das condições geomorfológicas actuou ainda, quando da reconstrução da cidade, na criação de um mercado à ilharga do Rossio, cuja existência se prolongou até meados do século XX.
Mas nem só de subsistência vivia o comércio do «ROSSIO».
Cedo a situação teria começado a corresponder a esta descrição de Castilho, válida sobretudo para o século XVII e princípios do seguinte; (...) era, antes do decreto que gizou em terrenos do «Hospital Real de Todos-os-Santos» a nossa Praça da Figueira, todo atravancado com cabanas portáteis e enormes chapéus-de-sol de mulheres de venda, com gigas de Colares, celhas de regateiras, rebolos de barbeiros, caixões de legumes (...) e até com barracas de pele para os sapateiros nómadas(...). No largo do Terreiro do Rossio, rodeado de mercearias, tabernas e outras lojas, havia às terças-feiras, no tempo do autor do «LIVRO DAS GRANDEZAS DE LISBOA», uma feira semanal, avó da nossa «FEIRA DA LADRA». (...) «Por baixo do edifício sumptuoso do Hospital corria uma arcada gótica; nessa arcada muitos mercadores »(...) Pela parte do Ocidente e a Sul, está cercado por casas muito grandes; têm de comprimento mais de quinhentos passos, de largura mais de duzentos; está cercado a nascente por um lanço de dormitórios o Mosteiro de São Domingos, que se situa à entrada deste Rossio, e ocupará um terço do seu comprimento.
Tanto este dormitório como o famoso edifício do Hospital Real de Todos-os-Santos estão fundados à face do «ROSSIO», sobre trinta e cinco arcos de fortíssima pedraria, entre os quais e a parede interior fica um largo corredor, com trinta pés de largura aproximadamente.
Serve não só de passagem para proteger do Sol e da chuva, mas também para serventia do Hospital de Nossa Senhora do Amparo, e dos que trabalhavam no Hospital de Todos-os-Santos.(2)
(1) - Raquel Soeiro de Brito
(2) - «LIVRO DAS GRANDEZAS DE LISBOA» de Frei Nicolau de Oliveira - contém fac-simile da edição original de 1620 e textos actualizados por Maria Helena Bastos - 1991 - Vega.
(CONTINUA) - (PRÓXIMO) - «PRAÇA D. PEDRO IV (ROSSIO) [IV] - O ROSSIO (4)»


6 comentários:

Marcia Faria disse...

Não conhecia o que significava ¨Rossio¨.Sempre aprendo ou recordo algo quando visito o seu interessante blog.Lembro do meu pai,quando leio aqui os nomes dos monarcas portugueses, pois o ouvi muitas vezes contando histórias dessa terra amada.Obrigada!!!

APS disse...

Cara Marcia Faria

Daqui a algumas semanas irá ouvir falar da família Real Portuguesa, que se foi instalar aí no Brasil.
Esse será um pouco o tema a propósito do "Campo dos Mártires da Pátria". Altura em que Portugal estava sem "Rei", era atacado pelos franceses e estava a ser "governado" por ingleses.
Volte sempre!
cumprimentos
APS

popelina disse...

Querido APS,
Perdão pela ausência, e claro, estou a adorar. Volto com olhos de ver que estou a cair de sono.
beijinhos!

APS disse...

Cara Popelina

Não tem que pedir perdão, eu também estou a tirar umas pequenas férias em Talaíde (Perto do Tagus Parque).
Espero que tivesse gostado de Espanha.
As viagens por vezes são muito longas e tornam-se desagradáveis.(Foi o meu caso em 2007).
BJS
APS

popelina disse...

Caro APS,
Gostei imenso, claro, mas o calor!
E Tagus Parque e Talaíde, onde ficam?

um abraço para si

APS disse...

Cara Popelina

"Tagus Parque" fica depois de Porto Salvo, no caminho para S. Marcos na Estrada do Cacém.
Pertence ao Concelho de Oeiras é um local magnifico, onde se instalam só firmas não poluentes.
Foi uma ideia do presidente da Câmara Municipal de Oeiras - Isaltino de Morais.
(Talaíde (Estrada) fica junto ao Tagus Parque)
BJS
APS