quarta-feira, 16 de junho de 2010

RUA LUÍSA TODI [ V ]

Rua Luísa Todi - (195_) Foto de Mário de Oliveira (Convento de S. Pedro de Alcântara, fachada principal na Rua de S. Pedro de Alcântara esquina com a Rua Luísa Todi) in AFML
Rua Luísa Todi - (Início do século XX ?) - Fotógrafo não identificado (Convento de S. Pedro de Alcântara esquina com a Rua Luísa Todi) in AFML

Rua Luísa Todi - (s/d) - Fotógrafo não identificado (Ao fundo à direita o Convento de S. Pedro de Alcântara, o burro e a moça encontram-se na Rua D. Pedro V) in AFML
-
(CONTINUAÇÃO)
RUA LUÍSA TODI [ V ]
-
«MOSTEIRO DE SÃO PEDRO DE ALCÂNTARA»
Quem entrar na «RUA LUÍSA TODI», estando de costas para a «RUA D. PEDRO V», no lado esquerdo da rua fica-nos o «RECOLHIMENTO DAS ORFÃS», dependência da Misericórdia de Lisboa, que em tempos idos, foi o «MOSTEIRO DE S. PEDRO DE ALCÂNTARA».
Fundado por «D.ANTÓNIO LUÍS DE MENESES», «CONDE DE CANTANHEDE» e «MARQUÊS DE MARIALVA», em 12 de Agosto de 1680, para dar cumprimento de votos feitos na batalha de «MONTES CLAROS», que aquele fidalgo militar ganhou aos espanhóis, na «GUERRA DA RESTAURAÇÃO».
Para este convento foram viver os «FRADES ARRÁBIDOS», da Ordem que já existia na «SERRA DA ARRÁBIDA». De inicio as instalações eram muito pequenas, após influência do «MARQUÊS DE MARIALVA», foi conseguido mais espaço e significados melhoramentos.
Na época de «D. JOÃO V» o MOSTEIRO recebeu benefícios e a Igreja melhorou substancialmente. A casa do Capitulo foi construída pelo célebre engenheiro «MANUEL DA MAIA».
Com o Terramoto de 1755, sofreram avultados estragos, tendo o seu restauro sido efectuado no ano de 1783, os seus frades viveram até essa altura, na sua casa arruinada.
Na fachada da antiga Igreja, onde se rasgam duas janelas, e coroada por uma cimalha com tímpano adornado com um nicho, é harmoniosa na sua modéstia. Na galilé vemos ao centro a porta de entrada da IGREJA, à esquerda a porta de ingresso ao Convento, e à direita, sobrepujado por um brasão, o pórtico que abria para a antiga Capela dos «LENCASTRES». No recolhimento propriamente dito, vários anexos ocupam hoje a área antiga da cerca. Fica todo o edifício contido, com frente para a «RUA DE S. PEDRO DE ALCÂNTARA», entre a «TRAVESSA DE S. PEDRO» e a «RUA LUÍSA TODI», com o muro posterior da cerca defendendo a «RUA DA ROSA».
-
«SÃO PEDRO DE ALCÂNTARA-PADROEIRO DO BRASIL»
No sítio desta rua de «S. PEDRO DE ALCÂNTARA» descobrimos que o primeiro padroeiro do «BRASIL» foi «SÃO PEDRO DE ALCÂNTARA».
Embora este santo esteja hoje como co-padroeiro, paralelamente com a «NOSSA SENHORA APARECIDA», ainda é evocado para proteger e zelar pelo «BRASIL».
Só algumas linhas de história.
Após a Independência, D. Pedro I entendeu que o «BRASIL» precisava de um Santo como padroeiro oficialmente autorizado pelo Papa, embora «D.PEDRO», já tivesse feito a consagração do «BRASIL» a «N.Sª. APARECIDA», numa viagem de «S. PAULO» para o «RIO», logo após o 7 de Setembro. Assim, solicitou ao «PAPA PIO IX» que fizesse de «SÃO PEDRO DE ALCÂNTARA», o padroeiro do «BRASIL» o que aconteceu em 1862.
-
«QUEM FOI "S. PEDRO DE ALCÂNTARA?»
De seu nome verdadeiro «JUAN DE GARABITO Y VILELA DE SANABRIA», nasceu no seio de uma família nobre, estudou Direito na Universidade de SALAMANCA, mas abandonou os estudos e tomou uma vida religiosa em 1515 no «CONVENTO DE S. FRANCISCO DE LOS MAJARRETES», perto de «VALÊNCIA DE ALCÂNTARA», onde toma o nome de frade «PEDRO DE ALCÂNTARA». Viaja até PORTUGAL para reformar uma das províncias Franciscanas da altura. Estabeleceu-se na «SERRA DA ARRÁBIDA», no século XVI, sendo bastante apreciado pelo rei «D. JOÃO III». Fundou vários Mosteiros para os chamados «ARRÁBIDOS» ou «CAPUCHOS». Foi beatificado pelo «PAPA GREGÓRIO XV» em 1622 e canonizado por «CLEMENTE IX» em 1669.
-
BIBLIOGRAFIA
(Fontes e Obras Consultadas)
- ARAÚJO, Norberto de - 1992 - PEREGRINAÇÃO EM LISBOA - Volume V- VEGA - Lisboa
- MACEDO, Luiz Pastor - 1985 - LISBOA DE LÉS A LÉS, Volume III 3ª ed. - Publicações Culturais da Câmara Municipal de Lisboa.
- MOREAU, Mário - 1981 - CANTORES DE ÓPERA PORTUGUESES-VOLUME I- LIVRARIA BERTRAND - LISBOA.
- OLHARES DE PEDRA - 2004 - ESTÁTUAS PORTUGUESAS - Uma edição de PROSAFEITA, LDA. para a GLOBAL NOTICIAS, PUBLICAÇÕES, S.A.
-
BLOGUES E SITES
(PRÓXIMO) - «RUA DO POÇO DOS NEGROS [ I ] - A RUA DO POÇO DOS NEGROS ( 1 )»


Sem comentários: