



.
(CONTINUAÇÃO)
.
RUA BRANCA DE GONTA COLAÇO [ III ]
.
«BRANCA DE GONTA COLAÇO - SINOPSE DA SUA BIOGRAFIA»
.
«BRANCA EVA DE GONTA SYDER RIBEIRO COLAÇO», nascida em Lisboa no dia 8 de Julho de 1880, viria a falecer no ano de 1945.
Mais conhecida pelo nome de «BRANCA DE GONTA COLAÇO», foi escritora, declamadora e poliglota, mas ficou mais conhecida como poetisa, dramaturga e conferencista.
Filha do político e poeta (Ultra-Romantico) «TOMÁS RIBEIRO» e da poetisa inglesa «ANN CHARLOTTE SYDER». Descendendo de uma família ligada às actividades intelectuais da época, quando nova conviveu com grandes nomes de relevo das Letras e das Artes Nacionais.
No ano de 1898 casou-se com o pintor e azulejista «JORGE REY COLAÇO», adoptando o nome de «BRANCA DE GONTA COLAÇO».
O apelido «GONTA», está ligado à aldeia de seu pai «PARADA DE GONTA» uma freguesia do Concelho de Tondela.
Embora tenha revelado talento para as letras, é na poesia que se inicia. Colabora em publicações literárias e em grande número de jornais e revistas, deixando dispersos muitos dos seus trabalhos.
Por iniciativa sua, a «ACADEMIA DAS CIÊNCIAS DE LISBOA» promoveu no ano de 1918 uma homenagem a «MARIA AMÁLIA VAZ DE CARVALHO».
Distinguiu-se também, nessa ocasião como conferencista.
Tinha dotes de poliglota, escrevia correctamente o inglês, sendo responsável por algumas traduções de grande prestígio.
Na sua obra multifacetada engloba vários géneros como a poesia, o drama e as memórias. Procura dar um valioso retrato das elites sociais e intelectuais portuguesas do seu tempo, com as quais conviveu fazendo parte.
Pela a sua obra conhecida em PORTUGAL, no BRASIL, FRANÇA, e ESPANHA, foi distinguida por várias sociedades cientificas e literárias portuguesas e estrangeiras. O Estado Português agraciou-a com a «ORDEM DE SANTIAGO E ESPADA».
Faleceu em Lisboa a 22 de Março de 1945. [ FINAL ]
BIBLIOGRAFIA
- Actas da Comissão Municipal de Toponímia de Lisboa 1943-1974 - Edição da CML - 2000
- GENEALL -
- WIKIPÉDIA -
.
(PRÓXIMO) - «LISTA DE ARTÉRIAS PUBLICADAS DURANTE O ANO DE 2010»
Sem comentários:
Enviar um comentário