sexta-feira, 30 de setembro de 2011

RUA DO SÉCULO [ IX ]

Rua do Século - (2010) - (A "RUA DO SÉCULO" junto da meia-laranja e do Chafariz) in GOOGLE EARTH

Rua do Século - (s/d) - Fotógrafo não identificado (Antigo "PALÁCIO DOS CARVALHOS DA RUA FORMOSA" in AFML

Rua do Século, 68 a 84 - (Início do século XX) Foto de Joshua Benoliel (Antigo Palácio dos Carvalhos da Rua Formosa, local onde esteve instalado o Consulado Espanhol e explodiu a primeira bomba) in AFML

(CONTINUAÇÃO) - RUA DO SÉCULO [ IX ]

«O PALÁCIO DOS CARVALHOS DA RUA FORMOSA (4)»

Em paralelo com «CARLOS MARDEL» desenvolveu-se uma cenográfica operação urbanística fronteira ao palácio, com o fim de engrandecer a envolvente. Um jogo barroco de linhas curvas e rectas permitiu o alargamento de parte da «RUA FORMOSA» com a criação de duas meias-laranjas, tendencionalmente simétricas. Numa, frente à entrada do palácio, foi erguido o delicado chafariz, enquanto na outra se rasgavam elaborados portais de acesso a cavalariças. Entre ambas e vencendo a rampa dos «CAETANOS», eram levantados alguns edifícios de rendimento.

O edifício camarário que chegou aos nossos dias é, pois. o resultado de um acumular de transformações várias ao longo dos tempos. Por um lado somos confrontados com mudanças de atitude face ao estar e ao gosto, que se reflectem no viver o espaço. Uma catástrofe, o Terramoto de 1755, leva igualmente obras de remodelação. Por outro lado, a venda e o aluguer da propriedade em fracções vai criar uma nova espaciosidade, dando origem a subdivisões e tornando estanques espaços outrora ligados. No primeiro caso, estão as intervenções conhecidas realizadas por «SEBASTIÃO JOSÉ DE CARVALHO E MELO» que mantém a lógica do aparato barroco.

Depois, os amplos espaços vão ser alterados por um novo sentido de intimidades burguesas. Subdividem-se salões, criam-se corredores. O novo espírito terá dado origem a uma campanha de obras, provavelmente do fim do primeiro quartel do século XIX, como parecem indicar as primeiras neoclassicistas de algumas salas do rés-do-chão. Alterado o seu uso original de residência palaciana unifamiliar, a adaptação a novas funções, com a manutenção de habitação no piso térreo e na cave, e a instalação de serviços no andar nobre e sótão, teve os seus custos que se reflectiram numa nova compartimentação, introduzindo cortes na circulação e espaços.
O levantamento e remodelação da cobertura tornaram legíveis algumas das principais transformações introduzidas no andar e que nos finais de seiscentos apresentava uma sucessão de três grandes Salões abertos à «RUA FORMOSA», cujos tectos de caixotão deveriam ser todos de madeira pintada, e, muito provavelmente, se abrir em " U " para o jardim a poente, para onde abria o grande salão que corresponde ao actual salão nobre, a sul, e a entrada principal, sobre a cozinha, a norte.

(CONTINUA) - (PRÓXIMO) - «RUA DO SÉCULO [ X ] - O PALÁCIO DOS CARVALHOS DA RUA FORMOSA ( 5 )».




Sem comentários: